Qual o melhor remédio para esofagite?

Perguntado por: Kelly Francisca Borges Henriques Paiva  |  Última atualização: 28. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

O pantoprazol cedo e a ranitidina a noite. Os inibidores de bomba de prótons (pantoprazol e outros da mesma classe) são considerados medicamentos de primeira linha no tratamento farmacológico da esofagite causada pela Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Qual o remédio mais eficaz para esofagite?

Antibióticos, como doxiciclina e tetraciclina.

O que tomar quando a esofagite ataca?

O tratamento da esofagite está diretamente relacionado com a sua causa específica. O tratamento pode incluir a ingestão de medicamentos, como os bloqueadores da secreção ácida no estômago e os antibióticos, além de mudanças no estilo de vida do paciente.

Quais são os sintomas de inflamação no esôfago?

Como identificar a esofagite?
  1. Dificuldade para engolir (disfagia) alimentos sólidos ou líquidos.
  2. Dor ao engolir (odinofagia)
  3. Sensação de queimação na garganta ou no peito (azia)
  4. Regurgitação de alimentos ou líquidos ácidos.
  5. Sensação de obstrução ou aperto no peito.
  6. Náuseas e vômitos.
  7. Perda de peso não intencional.

Qual o melhor pantoprazol para esofagite?

Para as esofagites leves, recomenda se Pantoprazol 20 mg comprimidos revestidos de liberação retardada. Erradicação do Helicobacter pylori com a finalidade de evitar a recorrência de úlcera gástrica ou duodenal causada por este microorganismo. Neste caso, deve ser associado a dois antibióticos adequados.

Esofagite: o que é, causas e tratamento | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22.761

25 questões relacionadas encontradas

O que é melhor para esofagite omeprazol ou pantoprazol?

Pantoprazol e omeprazol , qual melhor? Depende de cada caso. Se levarmos em consideração qual deles é mais evoluído, ou seja, qual deles tem a fórmula mais otimizada, gerando menos efeitos colaterais, podemos dizer que o Pantoprazol é melhor.

Quanto tempo tomar pantoprazol para esofagite?

Além disso, quando associado a antibióticos, como claritromicina, amoxicilina ou metronidazol, o pantoprazol pode ser indicado para erradicação da bactéria H. pylori e úlcera no estômago. O pantoprazol deve ser usado somente com indicação médica, sendo que geralmente o tratamento é feito por até 8 semanas.

Como fica uma pessoa com esofagite?

A esofagite costuma causar dor na parte superior do abdome ou no peito, dificuldade para engolir e dor no peito ao engolir. Também é comum que pessoas diagnosticadas com esofagite se queixem de tosse, arroto, náusea e regurgitação.

Onde é a dor da esofagite?

Os sintomas principais são a dor torácica ou na garganta que se assemelha a uma queimadura. Irradia em direção ao pescoço e surge, geralmente, menos de uma hora após as refeições, podendo agravar-se na posição deitada ou inclinada para a frente.

Quanto tempo dura uma crise de esofagite?

Depois de identificar a causa da esofagite e seguir o tratamento corretamente, os sintomas costumam melhorar já na primeira semana. Porém, a cicatrização total da mucosa pode demorar até oito semanas (cerca de dois meses).

Como desinflamar a esofagite?

O plano de dieta para o tratamento da esofagite. Alimentos facilmente digeríveis são a melhor escolha para os quadros de esofagite. Também é importante evitar bebidas gaseificadas, muito quentes ou muito frias. Seu médico ou nutricionista pode limitar ainda mais a ingestão de bebidas cítricas ou cafeínas.

Como me curei da esofagite?

Esofagite é uma doença que pode ser curada. O tratamento está diretamente correlacionado com a causa específica da enfermidade e inclui o uso de medicamentos (antiácidos, antibióticos, antifúngicos) e mudanças no estilo de vida. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.

Qual melhor antiinflamatório para esofagite?

Os exemplos incluem omeprazol, lansoprazol, ranitidina e famotidina. Medicamentos anti-inflamatórios: Medicamentos anti-inflamatórios, como corticosteroides, podem ajudar a reduzir a inflamação no esôfago. Eles são geralmente usados ​​em casos mais graves de esofagite.

Qual o melhor medicamento para gastrite é esofagite?

Os inibidores da bomba de prótons (como o omeprazol) parecem ter melhor desempenho no seu tratamento, quando comparados com os bloqueadores H2 (3). Contudo, devido ao menor custo, os bloqueadores H2 ainda são freqüentemente utilizados como primeira opção.

O que inflama a esofagite?

Excesso de determinados alimentos: café, refrigerante e bebidas gaseificadas também podem contribuir para a esofagite. Tabagismo: o fumo enfraquece o músculo que fica na parte inferior do esôfago, responsável por evitar o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago.

O que faz piorar a esofagite?

Na dieta para H. pylori devem ser evitados alimentos como café, chá, refrigerantes e frituras, pois essa bactéria reside no estômago e pode causar gastrite, por isso é recomendado consumir alimentos de fácil digestão.

Porque esofagite dói tanto?

Esofagite de refluxo

Isso acontece porque os ácidos estomacais retornam pelo esôfago, e como ele não tem proteção contra essas substâncias, elas provocam agressões e danos à mucosa, fazendo com que ela fique inflamada.

Quem tem esofagite o que deve evitar?

Além disso condimentos, molho de tomate, cebola, alho e gengibre também podem piorar o refluxo gastroesofágico que é a causa da esofagite. Não podemos esquecer também que há uma certa individualidade onde alimentos que fazem mal para alguns não fazem para outros.

O que a esofagite causa na garganta?

​​​​De forma geral, podemos definir a esofagite ou esofagite erosiva como uma inflamação do esôfago, tubo que liga a boca ao estômago. Os sintomas mais comuns dessa doença são dificuldade para engolir, dor no peito, náuseas, vômito, dor abdominal, tosse e perda de apetite.

Quem tem esofagite deve evitar o quê?

Evite laticínios ricos em gordura, como creme de leite e queijos gordurosos, que podem desencadear sintomas. Evite alimentos irritantes: Evite alimentos que podem irritar o revestimento do estômago e esôfago, como alimentos picantes, fritos, gordurosos, cafeína, bebidas carbonatadas, álcool e chocolate.

Quando pantoprazol não resolve?

Sugiro melhorar hábitos alimentares, tomar medidas comportamentais que auxiliam na melhoria dos sintomas. Pode haver necessidade de modificação da dose da medicação. Acompanhe com especialista e pode necessitar de exames que confirmem doença do refluxo gastroesofágico como phmetria.

Qual faz menos mal Omeprazol ou pantoprazol?

O Omeprazol tem mais efeitos colaterais descritos, por 2 motivos. Ele é mais antigo do que o Pantoprazol e, por isso as pessoas passaram mais tempo expostas ao Omeprazol, do que ao Pantoprazol. Como consequência disto, há mais efeitos adversos descritos no caso do Omeprazol.

O que fazer quando o pantoprazol não faz mais efeito?

É importante verificar se está fazendo a dieta corretamente. Tomar medicação e não fazer dieta não costuma ter o efeito esperado. Talvez também seja necessário trocar a medicação. Avalie com seu médico o que precisa ser feito para melhorar.

Qual o melhor protetor para o estômago?

O omeprazol (ou outros “prazóis” da mesma família) é o melhor medicamento para o tratamento da doença do refluxo.

Como tomar pantoprazol para esofagite?

A posologia habitualmente recomendada para adultos é de um comprimido de Pantoprazol 20 mg uma vez ao dia. A duração do tratamento fica a critério médico e depende da indicação. Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido. Na esofagite por refluxo leve, em geral um tratamento de 4 a 8 semanas é suficiente.

Artigo anterior
Como divulgar o link do Hotmart corretamente?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre religião e religiosidade?