Qual o melhor momento para contar que está grávida?

Perguntado por: Sandro Fernando Miranda Cunha Pinto  |  Última atualização: 6. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

Por isso, quando temos certeza que o milagre da vida aconteceu, a vontade de anunciar para o mundo a novidade é incontrolável. No entanto, acredite, a recomendação da maioria dos ginecologistas e obstetras é controlar a ansiedade. E esperar chegar, ao menos, nas 12 semanas de gestação.

Porque não se deve contar a gravidez antes dos 3 meses?

Especialistas apontam que sigilo em torno das primeiras semanas de gravidez pode ser contraproducente, principalmente caso a gestação não siga adiante e a mulher precise de apoio durante o período de luto.

Qual a data certa para contar que está grávida?

A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas. Utilize nossa calculadora para saber com quantas semanas de gravidez você está.

Quando diminui o risco de perder o bebê?

O que se sabe é até quantas semanas existe risco de perder o bebê, por mais que a gestante se cuide. Depois da 15ª semana, com o avanço da idade gestacional, o cenário se torna mais tranquilo. Nessa fase, o risco de passar pelo processo de abortamento cai para 0,6%.

Qual a semana de maior risco na gravidez?

O final do primeiro trimestre de gravidez (12ª semana), já traz certo alívio em relação aos riscos existentes. Esse é o período mais crítico. Quando a formação do feto está completa, resta apenas acompanhar seu crescimento.

Quando eu posso contar da gravidez? Quando é seguro contar que eu engravidei? Engravidei e agora?

19 questões relacionadas encontradas

O que não pode fazer nas primeiras semanas de gravidez?

O que evitar nos 3 primeiros meses de gravidez?
  • Não se automedicar. ...
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo de comidas cruas, tais como peixes e carnes;
  • Evitar exercícios físicos intensos e sem recomendação prévia do médico;
  • Reduzir o consumo de chás e produtos que contenham cafeína.

Pode ter relação nos 3 primeiros meses de gravidez?

Primeiro trimestre

É o período típico dos enjoos, vômitos, dor nos seios, cansaço4 e sono, muito sono -o que não combina muito com o desejo de ter relações sexuais até o dia amanhecer. Mas, se nada disso estiver acontecendo e não houver nenhuma restrição médica, nada impede a atividade sexual neste período.

O que fazer para não perder o bebê no início da gravidez?

Como diminuir o risco de aborto
  1. Revisão médica antes da gravidez. Muitas causas de aborto podem ser prevenidas. ...
  2. Pré-natal. ...
  3. Repouso e descanso. ...
  4. Cuide da sua alimentação. ...
  5. Medicamentos. ...
  6. Ácido fólico. ...
  7. Terapia hormonal. ...
  8. Sintomas de risco de aborto.

Quando a barriga começa a crescer?

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Como evitar aborto no primeiro trimestre?

Foi sugerido que, em algumas mulheres, o aborto seria decorrente da produção insuficiente de progesterona no início da gestação. Um possível tratamento para essas mulheres seria dar a elas medicamentos semelhantes à progesterona (progestágenos) para prevenir o abortamento de repetição.

Qual o tempo ideal para fazer a primeira ultrassom?

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

O que leva à perda de um bebê?

Existem inúmeros fatores que podem influir, como anomalias genéticas no próprio embrião, problemas hormonais que afetam os ovários e a tireoide, infecções como o HIV, a toxoplasmose e a sífilis e até mesmo a diabetes descontrolada.

Por que a gravidez é contada a partir da última menstruação?

A DUM será determinante na gravidez, pois não é comum que as mulheres saibam exatamente qual foi a relação sexual que originou a gestação, muito menos em que dia aconteceu. Dessa forma, estima-se as datas pela última menstruação, considerando que a mulher possua um ciclo menstrual regular.

O que não pode fazer para não perder o bebê?

Entre as orientações que merecem atenção, destacam-se:
  1. Interromper hábitos nocivos, como consumo de bebidas alcoólicas e tabaco;
  2. Evitar o consumo exagerado de bebidas com cafeína;
  3. Evitar comer ovos e carnes cruas;
  4. Usar medicamentos somente com a orientação médica;

Quando começa a contar o início da gravidez?

e se já está grávida é legal começar aprendendo sobre como se calcula a idade gestacional. Convenciona-se que a contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação – mesmo você não estando grávida.

Quando anunciar a gravidez no trabalho?

A lei não limita prazo para contar ao empregador sobre a gravidez, exceto no caso de ter ocorrido a dispensa. Se por acaso a dispensa aconteceu e descobriu-se a gravidez, é preciso que se informe até 30 dias após a rescisão. Desta forma, assim que confirmada a gravidez, é preciso comunicar ao empregador.

Qual barriga cresce mais rápido de menino ou menina?

Dizer que o visual da barriga informa o sexo do bebê (se for menina, a barriga é mais alta e se for menino, é mais baixa) é um grande mito. O que define se a barriga da mulher vai ficar mais alta ou baixa é o formato e condição do corpo da gestante.

Quantas semanas teste de farmácia?

Quando o teste de gravidez pode ser feito? Se você desconfia que possa estar grávida, o ideal é realizar o teste entre 2 a 5 dias após o atraso da menstruação. Se feito antes da data prevista para a chegada da menstruação, o exame tem grandes chances de apresentar um falso resultado negativo.

Como saber se vou ter um menino ou uma menina?

A melhor forma de saber exatamente qual o sexo do bebê é fazer a ultrassonografia no segundo trimestre, que está incluída no plano das consultas de pré-natal, ou o exame de sangue para sexagem fetal.

O que faz perder o bebê no primeiro mês?

Abortos espontâneos podem ocorrer devido a um problema no feto (por exemplo, uma doença genética ou um defeito congênito) ou na mulher (por exemplo, anomalias estruturais dos órgãos reprodutores, infecção, uso de cocaína ou álcool, fumar cigarro ou lesão); porém, muitas vezes, a causa é desconhecida.

O que você não pode fazer com 4 semanas de gravidez?

A alimentação nessa fase deve ser equilibrada e deve-se evitar bebidas alcoólicas e cigarro, para reduzir o risco de complicações e para garantir o crescimento saudável do bebê.

Quem dá mais enjoo na gravidez?

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino

Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.

Quais são os sintomas de uma gravidez de risco?

Sinais de risco na gestação
  1. Sangramento vaginal. Pequenas perdas de sangue pela vagina podem ocorrer sem representar risco na gestação. ...
  2. Hipertensão arterial pode indicar risco na gestação. ...
  3. Problemas urinários. ...
  4. Inchaço nas pernas, mãos e rosto. ...
  5. Vômitos persistentes. ...
  6. Diminuição dos movimentos fetais. ...
  7. Perda de líquido amniótico.

É possível engravidar mesmo já estando grávida?

Engravidar uma segunda vez já estando grávida pode parecer imposível, mas não é! Apesar de muito rara, essa é uma possibilidade, conhecida como superfetação, ou seja, uma mulher pode, sim, ter a experiência de uma gestação em dose dupla a partir de duas concepções diferentes, separadas por até algumas semanas.

O que é considerado uma gravidez de risco?

Para exemplificar, podemos elencar: hipertensão prévia; aumento de peso expressivo na gestação; passado de prematuridade; perdas gestacionais recorrentes; passado de diabetes melito e diabetes gestacional; múltiplas cirurgias anteriores; óbito fetal com gestação avançada de causa não especificada em gravidez prévia; ...

Artigo anterior
Como mudar a chave do PIX z1?
Artigo seguinte
Como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista 2021?