Quais os tipos de superfície de ruptura?

Perguntado por: Rodrigo Carvalho de Barbosa  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Superfícies de ruptura
No que diz respeito à superfície de ruptura, podemos considerar três geometrias principais para essa superfície: ruptura plana, ruptura circular e ruptura com superfície irregular.

O que é superfície de ruptura?

restante, desencadeando um processo genericamente denominado de movimento de massa, ao longo de uma dada superfície chamada superfície de ruptura. A instabilidade do talude é deflagrada quando as tensões cisalhantes mobilizadas se igualam à resistência ao cisalhamento.

Quais são os tipos de escorregamento?

Escorregamentos, deslizamentos, rastejos e quedas, são alguns dos termos utilizados para descrever movimentos de massa que ocorrem em encostas de solos e/ou rochas sob a ação da gravidade.

Quais os principais modos de ruptura em taludes?

Essa classificação leva em conta o ângulo da junta que mergulha para dentro do talude (θ) e o ângulo de uma junta de baixo ângulo(α) que cortaria a primeira, mergulhando para fora do talude. Existiriam três tipos de ruptura:tombamento, deslizamento dos blocos e uma combinação de deslizamento com tombamento.

Como é dividido talude?

PARTES DE UM TALUDE:

Crista é a parte mais alta do talude. Pé é a parte mais baixa do talude. Altura do talude (H) é a diferença de cota entre a crista e o pé. Ângulo ou inclinação do talude é o ângulo, em graus, entre a horizontal e a reta média entre a crista e o pé e é representado pela letra grega teta (q).

SLIDE2: Definindo o tipo de superfície de ruptura - [GEOTECNIA; ESTABILIDADE DE TALUDES]

15 questões relacionadas encontradas

Como saber o grau de um talude?

Um talude na proporção 3:2, significa que a cada 2 metros de avanço no plano horizontal teremos 3 metros na vertical. Importante: % não indica o ângulo de inclinação, por exemplo, 100% de inclinação equivale a 45° que seria a proporção 1:1.

Como podemos definir taludes?

Talude é a denominação que se dá a qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha. Ele pode ser natural, também denominado encosta, ou construído pelo homem, como, por exemplo, os aterros e cortes.

Como ocorre a ruptura de massa dos taludes?

Sob determinadas condições uma parte do material do talude pode se deslocar em relação ao maciço, gerando um processo chamado de movimento de massa, que ocorre através de uma superfície de ruptura. Os movimentos de massa podem ser subdivididos em: Rastejo (creep); Escorregamentos (slides);

O que é escorregamento de talude?

Movimento de Massa, também denominado como deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.

O que é ruptura de um solo?

Ruptura hidráulica é o processo de perda da resistência ou da estabilidade de uma massa de solo por efeito das forças de percolação. Em outras palavras, quando a água possui energia suficiente para que, ao percolar, consiga desestruturar ou desestabilizar o solo, cabe ao engenheiro verificar e evitar que isso ocorra.

Como ocorre o escorregamento?

O deslizamento ocorrerá quando a força da gravidade atuando sobre a encosta for maior que o atrito existente entre as partículas. Se o deslizamento ocorrer na presença de chuva, em locais íngremes com transporte de fragmentos de rocha e solo identificáveis, dizemos que ocorreu um “escorregamento” de terra.

O que são deslizamentos e solapamentos?

Os processos destrutivos abordados são os deslizamentos (escorregamentos), que ocorrem em encostas ou em taludes (naturais ou artificias) e os desbarrancamentos (solapamentos), que ocorrem em margens de córregos. Tais processos podem mobilizar o solo, a rocha ou ambos.

O que é escorregamento planar?

Ruptura Planar

A condição básica é a presença de uma descontinuidade mergulhando a favor do talude e com a mesma direção, cumprindo a condição na qual o ângulo de mergulho do talude seja maior do que da descontinuidade (ψ> ω), e este por sua vez maior que o ângulo de atrito interno (ω >ø).

O que é o solo grampeado?

É uma técnica de reforço de solos em que se empregam inclusões semirrígidas no solo. É uma técnica bastante prática e comprovadamente eficiente para a estabilização de taludes de escavações através do reforço do solo “in situ”.

Qual a melhor inclinação para talude?

Estes escorregamentos ocorrem sempre que a inclinação do talude excede aquela imposta pela resistência ao cisalhamento do maciço e nas condições de presença de água. A prática tem indicado, para taludes de corte de até 8m de altura, constituídos por solos, a inclinação de 1V:1H como a mais generalizável.

Qual a inclinação máxima de um talude?

A inclinação natural de taludes durante a execução de aterros é de 1/1 (1 por 1 ou 1 para 1) ou 45º, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade, resultando em desabamento do platô superior ao talude.

Quais as possíveis causas de escorregamentos ou desprendimentos de taludes?

As principais causas que deflagram os movimentos de terra são: as águas subterrâneas, as chuvas e as ações antrópicas; As principais ações antrópicas são: lançamento e concentração de águas, execução de aterros e cortes inadequados, lançamentos de matérias diversos em taludes e encostas e remoção de cobertura vegetal.

O que é o escorregamento de um motor de indução?

O motor pararia de rodar. Normalmente ele apresenta velocidade ligeiramente inferior a velocidade síncrona e essa diferença, em percentual é chamada de Escorregamento. Para motores de pequeno porte, o escorregamento varia de 3 a 5% e menor a 1% para motores de médio e grande porte.

Como estabilizar um talude?

A estabilização de taludes pode ser por meio de perfurações no solo para a inserção de barras de aço com mangueiras para injeção de cimento com alta pressão, procedimento este chamado de solo grampeado. O procedimento pode ser realizado em diferentes locais.

Quais são as causas do movimento de massa?

Causas dos movimentos de massa em vertentes

São diversos os processos que podem levar as vertentes naturais (ou encostas) à instabilidade, o que pode ocorrer por causas internas – divididas em fatores hidrológicos e de resistência – ou externas, que originam um aumento de tensão tangencial (gravitacional).

Como a declividade de um talude afeta a dispersão de massa?

14) Como a declividade de um talude afeta a dispersão de massa? A estrutura das camadas influencia sua estabilidade, especialmente quando o mergulho delas torna- se paralelos ao ângulo da encosta.

Por que ocorrem os movimentos de massa em encostas?

Basicamente, os movimentos de massas nas regiões de encostas ocorrem quando as forças de tração que são geradas pela gravidade atuam na declividade do terreno, superando as forças de resistência (força de atrito). ... A velocidade de massa pode variar entre cm/ano a km/h.

O que é talude na mineração?

Chama-se talude a qualquer superfície que delimita uma massa de solo, rocha ou outro material qualquer (minério, lixo, etc).

Quais são as definições de talude continental?

Talude Continental

Também chamado de vertente continental, é a região de inclinação acentuada (1 m de declive para cada 40 m de extensão) que vem após a plataforma continental e se estende até a planície abissal.

O que são taludes de corte e aterro?

O talude de corte é aquele que se formou a partir de um processo de corte, ou seja, de retirada de material. Já o talude de aterro é fruto da deposição de massas de solo com características específicas do projeto, com possibilidade de utilização de serviços de compactação em determinados casos.

Artigo anterior
Quem coloca o selo na carta?
Artigo seguinte
Quanto equivale meia xícara de óleo?