Qual o melhor medicamento para convulsão?

Perguntado por: Ricardo Martinho Freitas Teixeira Sá  |  Última atualização: 1. August 2024
Pontuação: 5/5 (1 avaliações)

O valproato ou vigabatrina é preferido, seguido pelo clonazepam. Para espasmos epilépticos, corticoides por 8 a 10 semanas costumam ser eficazes.

Quais são os anticonvulsivantes mais usados?

Anticonvulsivantes nomes comerciais
  • Carbamazepina (Tegretol, Tegretard)
  • Clonazepam (Rivotril, Zilepam)
  • Valproato de Sódio ou Ácido Valpróico (Depakene, Depakote, Epilenil, Valpakine)
  • Divalproato de Sódio (Divalcon, Zyvalprex, Valpi)
  • Pregabalina (Lyrica, Dorene, Insit, Prebictal, Prefiss, Preneurin, Proleptol)

Qual o anticonvulsivante de primeira escolha?

Carbamazepina, em monoterapia, é eficaz, sendo agente de primeira escolha em crises parciais simples e complexas e nas generalizadas tônico-clônicas secundárias a uma descarga focal.

O que é bom para parar de dar convulsão?

Para isso, coloque-a deitada no chão, mantenha-a afastada de objetos cortantes e móveis, e, se possível, retire colares e óculos e proteja a cabeça com uma almofada, travesseiro ou algo macio. Não jogue água no rosto da pessoa. As crises em geral duram cerca de dois minutos, mas podem se estender por até cinco.

Quais as doenças que causam convulsões?

Doenças que geralmente causam convulsão:
  • HIV;
  • AVC;
  • Tétano;
  • Diabete;
  • Epilepsia;
  • Meningite;
  • Tumor cerebral;
  • Distúrbio do sono.

Saiba como TRATAR CRISE CONVULSIVA no PRONTO ATENDIMENTO

45 questões relacionadas encontradas

O que acontece com o cérebro depois de uma convulsão?

As convulsões, especialmente as que se iniciam no lobo temporal, podem causar um grande golpe no hipocampo. O hipocampo é muito sensível a mudanças na atividade cerebral. Se as crises iniciadas aqui não forem tratadas, o hipocampo começa a endurecer e encolher.

Quando a convulsão se torna perigosa?

Convulsões que causam ferimentos físicos, como quedas ou lesões na cabeça, exigem cuidado médico urgente. É relevante notar que a ocorrência da primeira convulsão, principalmente em adultos, requer avaliação médica imediata, pois pode ser indicativo de um problema de saúde grave.

O que uma pessoa sente antes de ter uma convulsão?

Os sintomas que sugerem uma convulsão incluem perda da consciência, espasmos musculares que agitam o corpo, língua mordida, perda do controle da bexiga, confusão súbita ou incapacidade de se concentrar.

Qual exame detecta convulsão?

Os exames laboratoriais de sangue devem ser seguidos pelo EEG (eletroencefalograma), que é um exame eletrofisiológico. Portanto, o EEG vai analisar a função elétrica cortical cerebral e poderá detectar e localizar a área com atividade anormal capaz de provocar as crises convulsivas.

Qual é a diferença entre epilepsia e convulsão?

Na crise epiléptica existe abalo motor.

A convulsão é apenas um tipo mais intenso de ataque epilético², no qual a pessoa perde os sentidos e se debate, podendo morder a língua e urinar na roupa².

Quanto tempo demora para um anticonvulsivante fazer efeito?

Pode atingir em horas caso tome doses excessivas muito próximas uma da outra (mas aí terá muito, mas muito efeito colateral). Pode atingir em dias, tipicamente 2-3 dias caso tome de forma regular a dose inicial mais tipica de todas (para epilepsia) que é 250mg de 8/8h.

Qual injeção para convulsão?

Os benzodiazepínicos são utilizados amplamente para abortar uma crise convulsiva. Os mais usados no Brasil são o Diazepam e o Midazolam.

Qual a diferença do carbamazepina para o gardenal?

A carbamazepina é uma medicação antiepiléptica que por vezes é usada como estabilizadora do humor. O Gardenal* é o fenobarbital, um antiepiléptico, hoje bem menos usado do que antigamente, porque pode causar sonolência e por vezes dificuldades de aprendizado.

O que corta o efeito de anticonvulsivante?

Álcool. O uso de álcool é uma importante interação dos anticoncepcionais. Em altas concentrações, esta droga pode alterar a farmacocinética dos anticoncepcionais, diminuindo assim sua eficácia.

O que pode substituir o gardenal?

Fenobarbital União Química 40mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 20mL de solução de uso oral.

São medicamentos indicados nos casos de crises convulsivas?

O tratamento com as medicações antiepilépticas: carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e valproato em monoterapia e em dose adequada pode controlar as crises epilépticas em 50% dos casos.

Como saber o motivo da convulsão?

Emoções intensas, exercícios vigorosos, determinados ruídos, músicas, odores ou luzes fortes podem funcionar como gatilhos das crises. Outras condições – febre alta, falta de sono, menstruação e estresse – também podem facilitar a instalação de convulsões, mas não são consideradas gatilhos.

Tem como prever uma convulsão?

“Existem duas formas de detectar uma convulsão. Em uma delas, é possível ler o sinal cerebral e perceber a assinatura elétrica que ocorre antes de ela acontecer. Outra forma é monitorar as convulsões por um determinado período e identificar um padrão.

Quem sofre de epilepsia têm direito a algum benefício?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto que inclui a epilepsia e o lúpus entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir o prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (PL 7797/10).

O que é uma convulsão emocional?

As “convulsões” emocionais são uma manifestação conversiva. Pessoas que não conseguem expressar seus sofrimentos por meio da fala os expressam por meio de sintomas orgânicos no próprio corpo. Algumas pessoas o fazem por meio de manifestações que imitam as convulsões da epilepsia .

Quem tem ansiedade pode ter convulsão?

Outro fator importante é a ansiedade, que também de forma isolada, geralmente, não causa a convulsão, mas por interferir no funcionamento e excitabilidade neuronal, a ansiedade/estresse intensos podem reduzir o limiar para a manifestação de crises convulsivas em indivíduos já predispostos para ter convulsões”.

Como saber se tive uma convulsão dormindo?

As pessoas que passam por convulsões noturnas podem apresentar alguns sinais ao acordar, como:
  1. Dor de cabeça;
  2. Molhar a cama de suor;
  3. Dor na língua causada por mordida durante a crise;
  4. Lesão nos ossos ou articulações;
  5. Tensões musculares;
  6. Fraqueza;
  7. Fadiga;
  8. Tontura.

Qual o tipo de convulsão mais perigosa?

A crise convulsiva generalizada tônico-clônica é um dos tipos mais graves e urgentes de convulsão, pois pode levar a lesões cerebrais significativas.

Quando convulsiona pode dormir?

É uma situação comum, chamada de “estado por ictal”. Não ha problema em dormir.

Quando a convulsão mata?

Uma convulsão pode fazer com que uma pessoa tenha pausas na respiração (apneia). Se essas pausas durarem muito, elas podem reduzir o oxigênio no sangue a um nível com risco de morte. Além disso, durante uma convulsão, as vias aéreas de uma pessoa, às vezes, podem ficar obstruídas, levando à asfixia; Ritmo do coração.

Artigo anterior
Como virar responsável legal de um menor?
Artigo seguinte
Quais os elementos essenciais da petição inicial?