Qual o maior tempo de exposição para se tomar a medicação pós contaminação?

Perguntado por: Marco Araújo  |  Última atualização: 11. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

O medicamento deve ser usado em, até 72 horas, após a exposição ao vírus.

Quando tomar profilaxia Pós-exposição?

Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco. O início desse tratamento deve ser iniciado, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo 72 horas.

Pode tomar PEP depois de 72 horas?

Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco. O início desse tratamento deve ser iniciado, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo 72 horas.

Quando não há atendimento dentro de 72 horas após a exposição a PEP é recomendada sendo indicado acompanhamento sorológico?

Nos casos em que o atendimento ocorrer após 72 horas da exposição, não está mais indicada a profilaxia ARV. Entre- tanto, se o material e o tipo de exposição forem de risco, recomenda-se acompanhamento sorológico (ver quadro), além das orientações de prevenção combinada.

Quando devo tomar a PEP?

A PEP deve ser iniciada o mais precocemente possível, tendo como limite as 72 horas subsequentes à exposição. Indicado para todos tipos de exposição ou do material biológico, homens e mulheres.

Profilaxia pós-exposição | Coluna #28

45 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o efeito do PEP?

A PEP é uma emergência, lembre-se disso. Após 72 horas, provavelmente não funcionará. Se houver indicação, você tomará, todos os dias, três medicações, que juntos, são dois comprimidos: tenofovir disoproxil, lamivudina e dolutegravir. O tratamento tem duração de 28 dias.

Quanto tempo dura o efeito da PEP no organismo?

Quanto tempo a PEP fica no sangue? Tenofovir (TDF) + Lamivudina (3TC) + Dolutegravir (DTG) A duração da PEP é de 28 dias.

Quantas horas pode atrasar a PEP?

Não haverá prejuízo na eficácia da PEP por um atraso de 5 horas. Você poderá manter seu horário anterior.

Quanto tempo os antirretrovirais começam a fazer efeito?

A carga viral geralmente torna-se indetectável em 1 a 2 meses.

Estou tomando a PEP e tive outra exposição de risco?

Ontem tive outra exposição de risco. Devo extender o tratamento ou o fato de eu estar na PEP me protegeu essa possivel exposição? Não é necessário reiniciar ou prolongar o esquema, contanto que você esteja usando adequadamente, sem esquecer doses na semana anterior à última exposição.

O que acontece se não tomar a PEP por um dia?

Esquecer um dia apenas a PEP não tem problemas. Não causa maiores problemas. A questão é tentar não esquecre mais doses, para obter o efeito protetor necessário. Se esqueceu apenas uma dose não há maiores cuidados a serem tomados ou preocupações.

Porque só pode tomar o PEP por 28 dias?

Após 10 dias o vírus cai na corrente sanguínea e se dissemina, indo para os linfonodos. O pico de vírus na corrente sanguínea ocorre de 21 a 28 dias após a exposição. A PEP atua matando os vírus que entraram no organismo antes que eles tenham a chance de se estabelecer.

Quem está tomando PEP pode transmitir?

Olá, pode sim. Se você se infectar mesmo com o uso da PEP poderá transmistir o vírus, ainda que nesse caso as chances sejam mais baixas devido à menor carga viral.

Pode tomar os 30 comprimidos do PEP?

Posso tomar a PEP por 30 dias já que recebi 30 comprimidos? O tempo de tratamento indicado para se iniciar a PEP é de até 72 hs após a exposição, então você ainda estava dentro do limite. Você até pode realizar o tratamento por 30 dias mas isso não vai aumentar a eficacia da profilaxia.

O que corta o efeito do PEP?

O uso de bebidas alcoólicas com o uso de antirretrovirais pode sim atrapalhar o tratamento. O estudo destes medicamentos deve ser cuidadoso e orientações inadequadas podem causar problemas. O álcool deve ser usado com muita moderação junto com antivirais.

Quantas vezes pode fazer a PEP?

A PEP pode ser feita quantas vezes for necessário, mas se as exposições de risco forem frequentes aí vale a pena fazer o Prep.

Quanto tempo para baixar carga viral?

Quanto tempo leva para a carga viral ficar indetectável? Este tempo costuma variar de 12 a 24 semanas.

Como zerar a carga viral?

Para se alcançar a carga viral indetectável é necessário manter um tratamento à risca com uso de antirretrovirais —drogas usadas de forma combinada desde 1996 para manter a carga viral indetectável. O infectologista ressalta que os remédios estão evoluindo e reduzindo os efeitos colaterais nos pacientes.

Qual o melhor horário para se tomar os antirretrovirais?

Olá, o ideal é sempre tomar no mesmo horário ( se toma sempre pela manhã; mantenha o turno. Não fará diferença de tomar as 08h ou as 10h). Mas não é recomendado trocar o turno, toma as 08 e tomar às 20h por exemplo. Uma vez não acontecerá nada, mas ter isso como costume, pode sim alterar a eficácia do medicamento.

Como saber se a PEP fez efeito?

A PEP não cria anticorpos e nem testes falso positivos. O objetivo da PEP é não causar infecção em quem se expos ao vírus HIV. Ou seja o resultado será negativo na pesquisa de anticorpos com 30, 60 e 90 dias após o uso correto da medicação.

Estou tomando PEP estou protegido?

Estou protegido/a? O preservativo é uma barreira de proteção para várias infecções e a PEP é indicada apenas para evitar a infecção pelo HIV. Outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como a sífilis e a gonorreia e mesmo as hepatites virais não são evitadas com o uso da PEP.

É raro a PEP falhar?

Não falha por este motivo, as falhas são por uso irregular da medicação, ou por vírus resistente aos antiretrovirais que compõem PEP (e pelos estudos, ainda são raros os casos). As 72h é o tempo maximo para o início da PEP para que o tratamento seja eficaz.

Quanto tempo o tenofovir fica no organismo?

- ritonavir. Duração do tenofavir no organismo: 16 a 18 hs.

Por que 72 horas PEP?

Estudos prospectivos (o primeiro a ser publicado tendo sido realizado no Brasil)5 confirmaram que o uso de PEP iniciada até 72 horas após a exposição e mantida por 28 dias é capaz de reduzir o risco de aquisição da infecção pelo HIV após exposições sexuais.

Qual a taxa de sucesso da PEP?

Entre homens que fazem sexo com homens e travestis, a eficácia pode chegar a 99% se a pessoa tomar a dose certa todo dia.

Artigo anterior
Qual é o mineral mais caro do mundo?
Artigo seguinte
Quando as mães chefes de família vai receber o Auxílio Emergencial 2021?