Qual o limite de dias para parcelar as férias em 3 vezes?

Perguntado por: Gustavo Raúl Carneiro Andrade  |  Última atualização: 1. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (9 avaliações)

" De acordo com a Reforma Trabalhista, a partir de 11.11.2017 as férias poderão ser usufruídas em até 3 (três) períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos, e os demais não poderão ser inferiores a 5 dias corridos cada um, desde que haja concordância do empregado.

Pode dividir as férias em 3 períodos de 10 dias?

A partir da entrada em vigor da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), desde que haja concordância do empregado, as férias podem ser fracionadas em até três períodos, desde que um deles não seja ser inferior a 14 dias corridos e os demais não sejam inferiores a cinco dias corridos cada um (artigo 134, parágrafo 1º da ...

Pode pagar as férias em 3 vezes?

§ 1o Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. Essa medida veio para sanar antigas queixas de empregadores e empregados.

Pode parcelar 20 dias de férias?

Foi a Reforma Trabalhista firmada pela Lei Nº 13.467/2017 que alterou o conceito descrito no Artigo 134 sobre as férias fracionadas. Agora, é totalmente possível dividir os 30 dias de férias em períodos menores, desde que seja algo acordado entre empregador e empregado.

Pode tirar 25 dias de férias?

O funcionário contratado em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem direito a tirar de 30 dias de férias depois de completar 1 ano de contrato (o chamado período aquisitivo). O descanso deve ser tirado em até 12 meses (período concessivo), caso contrário, a empresa pode ser punida.

Férias parceladas em 3 vezes!

33 questões relacionadas encontradas

Qual o limite máximo para tirar férias?

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) afirma que o empregador pode conceder o período de recesso ao trabalhador até 1 (um) ano e 11 meses de trabalho. Ou seja, o funcionário não precisa entrar em férias logo após os 12 meses (um ano), mas é obrigado em até 23 meses (1 ano e 11 meses) de serviço.

Qual a nova regra das férias?

Art. 134. As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito.

Quais as regras para férias parceladas?

Quais as principais regras para a divisão de férias? Com as mudanças causadas pela Reforma Trabalhista no Art. 134, o fracionamento de férias agora pode ser feito em até três períodos, sendo que ao menos um desses precisa ter 14 dias consecutivos, e os outros períodos não podem ser menores que 5 dias consecutivos.

Sou obrigado a tirar somente 20 dias de férias?

Se o empregado não faz o requerimento, não cabe o empregador impor que o empregado descanse apenas 20 dias. Portanto, o empregador tem o poder de decidir quando o empregado irá gozar as férias, mas não tem o poder de exigir que o empregado converta 1/3 destas férias em abono pecuniário.

Pode tirar 25 dias de férias e vender 5?

Sim, a lei determina que o trabalhador só pode vender a fração de um terço do período de férias. Em hipótese alguma, é permitido a venda integral das férias. Caso isso ocorra, a empresa fica exposta a possíveis problemas com a justiça trabalhista.

Pode tirar 15 dias de férias e depois mais 15?

A grande novidade é que o trabalhador poderá sair de férias até três vezes no ano, desde que um dos períodos seja maior que 14 dias e os outros dois tenham, no mínimo, cinco dias cada um. Antes, as férias só podiam ser fracionadas em até dois períodos.

Pode tirar 15 dias de férias e vender 10?

Como dito anteriormente, vender as férias deve seguir as regras da legislação trabalhista, que permite a venda de apenas um terço das férias. Isso equivale a 10 dias do total de 30 dias de descanso. Ou seja, um funcionário que decidir vender suas férias deverá folgar 20 dias e trabalhar (vender) 10 dias.

Pode sair de férias na sexta?

O parágrafo 3º foi inserido ao artigo 134 da CLT determinando ser proibido iniciar qualquer dos períodos de férias em data que antecede em até 2 dias feriados ou finais de semana. Ou seja, o início das férias não pode ser marcado para quinta ou sexta-feira, para cumprir a regra referente ao final de semana.

Pode tirar 14 dias de férias e vender 10?

Apesar da legislação trabalhista ser clara, muita gente ainda se pergunta se é possível fazer uma exceção e vender mais do que 1/3 das férias. Infelizmente, isso não é possível, pois está terminantemente proibido pela CLT.

Como funciona o pagamento das férias na nova lei?

Além disso, a nova lei também permite que o pagamento de férias seja feito em até três parcelas, desde que haja acordo entre empregador e empregado. No entanto, é importante ressaltar que pelo menos um terço do valor total deve ser pago de forma integral.

Pode tirar 20 dias de férias e depois 10?

Com a Reforma Trabalhista, o artigo 134 da CLT sofreu alterações. Agora é possível tirar até 3 períodos de férias fracionadas.

Quem ganha 1700 recebe quanto de férias?

Quem ganha 1700 recebe quanto de férias? Portanto, o valor das férias para aquele trabalhador que recebe um salário mínimo será R$ 1.760,00 (mil, setecentos e sessenta reais e zero centavos), sem subtrair o 7,5% referente à contribuição do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pode vender 15 dias de férias?

Além disso, é importante ressaltar que o empregador não pode obrigar a venda de férias, e que o abono pecuniário deve ser solicitado pelo trabalhador com pelo menos 15 dias de antecedência em relação ao término do período aquisitivo.

Como fica o salário após 15 dias de férias?

Caso sejam concedidas após o fim do período concessivo, as férias serão remuneradas em dobro. De acordo com a Súmula 81 do TST, se apenas parte das férias forem gozadas após o período concessivo, remuneram-se esses dias excedentes em dobro.

Quem decide o parcelamento das férias?

O fracionamento das férias só poderá ocorre desde que o trabalhador concorde, ou seja, devendo entrar em acordo entre empregador e trabalhador para que haja o fracionamento das férias. Ocorre que ao contrário da previsão anterior a Reforma Trabalhista, quem definia o mês das férias era o empregador.

Pode sair de férias na quinta?

Que dia posso entrar em férias? A legislação proíbe o início das férias em dias que antecedem feriados ou repouso semanal remunerado, ou seja, as férias não podem começar em um sábado ou domingo, nem na quinta-feira e nem na sexta-feira.

Quando você volta de férias você tem direito ao domingo do mês?

Quando você volta de férias você tem direito ao domingo do mês? Sim e não. A lei prevê que o colaborador deve voltar a trabalhar no primeiro dia útil após o término das suas férias.

Qual dia não pode iniciar as férias?

A lei determina que o início das férias não pode ocorrer nos dois dias que antecedem o período de descanso semanal remunerado. Portanto, trabalhadores que possuem descanso aos sábados e domingos ou somente aos domingos não podem sair de férias na sexta-feira.

Qual o dia correto para iniciar as férias?

Não. É proibido pela lei iniciar o período de férias em dias em que o colaborador não trabalha. Isso significa que se o feriado for na segunda-feira, o início das férias deve ocorrer a partir de terça-feira. A lei também veda início de férias sábados e domingos.

Porque não pode tirar férias na sexta-feira?

NÃO PODE! A lei determina que o início das férias NÃO pode ocorrer nos dois dias que antecedem o período de descanso semanal remunerado. Portanto, trabalhadores que possuem descanso aos sábados e domingos, ou somente aos domingos, não podem sair de férias na sexta-feira!

Artigo anterior
Como fazer teste para ser atriz da Netflix?
Artigo seguinte
Quando um homem te olha e disfarça?