Qual o legado pedagógico que os jesuítas deixaram para a educação brasileira?
Perguntado por: Kelly Vieira | Última atualização: 4. Oktober 2024Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)
Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.
Qual a tendência pedagógica utilizada pelos jesuítas?
Os jesuítas em seus ensinamentos ajustavam a catequese e a aprendizagem dos seus trabalhos, esse processo era realizado com uma divisão social, a catequese atendia os indígenas, que era realizada nas aldeias e a educação para a elite, ensinadas nos colégios religiosos.
Qual foi o método educacional utilizado pelos jesuítas?
A educa- ção jesuítica caracterizava-se por um ensino tradicional e literário. O curso primário privilegiava a educação física e intelectual e o en- sino médio, a educação das Letras, ministrada, sobretudo, através da leitura de autores clássicos (TOBIAS, 1986).
O que é pedagogia jesuítica?
não é um tratado de pedagogia, mas um código, um programa, uma lei orgânica que se ocupa do conteúdo do ensino ministrado nos Colégios e Universidades da Companhia de Jesus e que se impõe métodos e regras a serem observados pelos responsáveis e pelos professores desses Colégios e Universidades.
Quais foram as características do ensino jesuítico e os reflexos para a educação brasileira?
A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.
Jesuítas no Brasil: A educação tradicional.
Qual foi o legado deixado pelos jesuítas no Brasil?
Eles ajudaram a formar nossa música, nossa poesia, nosso idioma, nossas bibliotecas". Os jesuítas eram padres jovens, de origem europeia. Cruzar o oceano, conhecer tribos indígenas e viver em uma terra pouco explorada era uma grande aventura.
Quais as principais características da educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil?
A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium. Entretanto, o que se ensinava no Brasil Colônia era basicamente a primeira parte: as disciplinas associadas ao Trivium, como gramática e retórica.
Qual era o principal objetivo da educação jesuítica no Brasil?
A educação proposta pelos jesuítas, além de educar os índios, proporcionou a educação dos filhos dos colonos, preparando-os para o trabalho nas terras. O forte impacto que a metodologia jesuítica teve no Brasil culminou, ao longo dos séculos, em aperfeiçoamentos que permitiriam um maior desenvolvimento do ser humano.
Como foi a pedagogia de Jesus?
Sua pedagogia particular apresentava-se de muitos modos. Jesus tinha três atitudes básicas: anunciar, ensinar e curar. Como recurso metodológico e didático, usava também parábolas, metáforas, comparações, provérbios, contrastes, enigmas, paradoxos e similitudes.
Quais eram os objetivos educacionais dos jesuítas e como essas práticas moldaram o sistema educacional da época?
O objetivo dos jesuítas na Colônia era catequizar e humanizar os índios, integrando-os ao mundo dos então chamados de civilizados, como também eram encarregados da educação dos mandantes coloniais e seus descendentes, para os quais a educação tinha como fundamentos os textos clássicos em grego e latim, baseados na ...
O que os jesuítas ensinavam?
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
Que influencia os jesuítas exerceram além do setor educacional?
No longo período em que os jesuítas por aqui estiveram, no Brasil, exerceram um destacado papel tanto na educação como na catequese dos índios e dos colonos e na organização burocrática da nascente sociedade brasileira .
Como era o modelo de ensino da primeira escola brasileira fundada pelos padres jesuítas?
Era uma escola elementar de ler, escrever, contar e cantar, dirigida pelo estudante jesuíta Vicente Rodrigues, de 21 anos de idade, o primeiro mestre-escola do Brasil. Os jesuítas entendiam a sua missão evangelizadora numa dupla dimensão, de catequese e instrução, que se alternavam e reforçavam no currículo escolar.
Como surgiu a pedagogia Brasilica?
Os jesuítas, por meio de um discurso pautado na salvação de almas, foram peças fundamentais para o início da história da educação no Brasil. Foram eles os primeiros professores; criaram uma pedagogia própria para alcançar êxito em sua missão, a pedagogia brasílica.
Quais eram os objetivos da educação ofertada pelos padres jesuítas no Brasil a partir de 1549?
A Promover um movimento de aculturação, difundir e converter os índios à religião dos colonizadores.
Qual foi a influência dos jesuítas na interiorização do Brasil?
Fundando colégios e missões pelo litoral e interior do Brasil, os jesuítas passaram a não só tratar da conversão dos nativos, bem como a administrar as principais instituições de ensino da época e auxiliar os mais importantes órgãos de administração e controle da metrópole.
Qual foi a primeira pedagogia a ser aplicada?
A pedagogia tradicional deixou muitas marcas em função de ser a primeira a ser aplicada, contudo sua queda era questão de tempo á que não fora analisada com o contexto psicológico, visto que esta ciência surgiria anos mais tarde, até hoje se sabe de características dessa pedagogia porque ela fora implantada e de certa ...
Qual é a pedagogia de Deus?
: a pedagogia divina se adapta e se realiza nas condições históricas reais em que vive o povo. Deus educa dentro da vida, a partir da vida e para a vida em todas as suas dimensões. É uma pedagogia da liberdade. práticas e atitudes para que cresça no povo a novidade de seu amor.
Quem foi o pedagogo da Companhia de Jesus?
José de Anchieta (1534-1597) junto aos indígenas.
Como os jesuítas ensinavam?
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
Quais eram as principais disciplinas ensinadas pelos jesuítas no Brasil colonial?
O ensino de humanidades tinha como conteúdo a teologia, gramática, música instrumental, retórica, e tinha o objetivo de Page 5 manter a linhagem da família pura e perpetuar a cultura.
O que aconteceu com a educação após a expulsão dos jesuítas?
A metodologia eclesiástica dos jesuítas foi substituída pelo pensamento pedagógico da escola pública e laica; criação de cargos como de diretor de estudos, visando a orientação e fiscalização do ensino; introdução de aulas régias, isto é, aulas isoladas, visando substituir o curso de humanidades criado pelos jesuítas.
Quais as consequências da expulsão dos jesuítas para o ensino brasileiro?
No Brasil, a expulsão desarticulou a educação brasileira, pois o sistema substitutivo das “Aulas Régias” que Pombal havia concebido não funcionou. As reduções jesuíticas entraram em declínio, até que desapareceram. No século 19 houve a repovoação das áreas dos Sete Povos com imigrantes alemães, italianos e poloneses.
Qual o tipo de ensino era proposto por meio da Ratio Studiorum?
O Ratio Studiorum preceitua a formação intelectual clássica estreitamente vinculada à formação moral embasada nas virtudes evangélicas, nos bons costumes e hábitos saudáveis, explicitando detalhadamente as modalidades curriculares; o processo de admissão, acompanhamento do progresso e a promoção dos alunos; métodos de ...
Como era organizado o plano de ensino oferecido pelos colégios jesuíticos?
O ensino jesuítico era organizado por um código de ensino, conhecido como Ratio Studio- rum ou Plano de Estudos da Companhia de Jesus. A versão final, de 1599, foi resultado das experi- ências da Companhia de Jesus ao longo de mais de meio século (FRANCA, 1952).
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