O que são exercícios circenses?

Perguntado por: Madalena Mélanie Mota Torres  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (44 avaliações)

As atividades circenses são compostas por brincadeiras, truques de ilusão, jogos e desafios. Além de garantir diversão para adultos e crianças, as atividades estimulam a imaginação e a criatividade.

O que é uma atividade circense?

As atividades circenses são consideradas uma especialidade das artes, onde o corpo é o protagonista das mesmas, nas quais os artistas se expressam através de suas ações e gestos ensaiados.

Quais são os tipos de ginástica circense?

A ginástica circense compreende modalidades como acrobacias aéreas (trapézio, tecido, lira e cordas), mastro chinês, trampolim, cama elástica, malabares, equilíbrio com perna-de-pau, monociclo, corda bamba ou arame esticado, e acrobacia de solo (estrela, rolamento, cambalhota, pirueta, parada de mãos, ponte, saltos, ...

O que são os jogos circenses?

São jogos que se aproximam da atuação do palhaço circense, do mímico e das pantomimas. Jogos baseados no equilíbrio corporal sobre objetos diversos (arame, bolas, rola-rola, monociclo, perna-de-pau etc.), caracterizando a ação dos funambulistas de circo.

Quais são as 3 modalidades dos exercícios circenses?

As variadas atividades circenses podem ser classificadas de várias maneiras. A mais comum, utilizada sob a lona, divide simplesmente as habilidades em três tipos: as de chão; as de altura e as de palhaços.

Atividade Circense - apresentação da turma do 3º A

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais atividades circenses?

No circo há a presença do palhaço, da equilibrista, do malabarista, do mágico, da trapezista, entre outros artistas. São diversas modalidades que compõem essa prática corporal e podem ser vivenciadas na escola.

Quais são as atividades circenses que mais trabalham o corpo?

Além dos malabares, as modalidades mais procuradas nas escolas de circo do País são a acrobacia, o trapézio e o tecido. Apesar de não terem grandes restrições, as atividades circenses demandam um enorme preparo físico, uma vez que estão relacionadas à força e à elasticidade.

Quais atividades são vivenciadas nos jogos circenses?

Dentre as diversas possibilidades de trabalhar com atividade circense na escola, podemos elencar adaptações para acrobacias, manipulações de objetos, equilíbrio e encenações, fazendo uso da ginástica, malabares, esquetes de palhaços, mágicas, slackline (corda bamba), bicicletas, skates, enfim, materiais dos mais ...

Como podemos trabalhar o equilíbrio na prática circense?

Coloquem uma linha comum no chão e peça que os alunos imaginem o arame/corda bamba do circo. Eles deverão andar sobre a corda, com os pés sempre bem em frente um ao outro, com corpo ereto, olhando para frente. Sugira que tentem também andar com os braços estendidos ao lado do corpo percebendo a diferença no equilíbrio.

Qual era o objetivo das artes circenses?

A arte circense pode ser um instrumento que possibilita diversos aprendizados. Tais possibilidades vão desde a relação com outros temas vinculados com o desenvolvimento de habilidades motoras e também na discussão de valores.

Qual é o nome do maior circo do Brasil?

O Circo Maximus é o maior circo itinerante do Brasil, e ele chega a Cascavel com o apoio da RPC. Além dos números tradicionais com palhaços, malabaristas e equilibristas, o Circo que possui mais de 20 anos de estrada, conta globo da morte com cinco motoqueiros e apresentação de freestyle motocross.

Qual é a origem da ginástica circense?

A GINÁSTICA CIRCENSE é tão ancestral quanto o Circo. Esteve presente nas antigas civilizações do Egito, da Grécia e da Índia. Achados e pinturas retratam que as práticas de acrobacias, contorcionismo, o equilibrismo e manipulação de objetos remetem há mais de 5.000 anos na China.

Quais são os elementos que compõem a arte circense?

A lona, o picadeiro, o colorido do figurino e a música festiva são elementos que compõem o imaginário e a memória afetiva das plateias de diferentes gerações quando o assunto é o circo.

O que a arte circense pode nos ensinar?

O circo ocupa então o espaço da liberdade, da criatividade e da expressão, mas carrega consigo muitas outras lições que emocionam os espectadores. No caso do espetáculo “Equilíbrio”, por exemplo, o espectador é levado a conhecer o processo de criação do circo, suas habilidades e características corporativas.

Qual é a relação entre a ginástica acrobática no circo?

Os malabares não são diferentes, e ambos conformam a base das atividades circenses e ginásticas (Soares, 2001a). A Ginástica Acrobática que hoje vemos como um esporte emergente não deixa de ser uma versão moderna (competitiva) das acrobacias coletivas que reali- zavam os artistas de circo séculos atrás.

O que é equilíbrio no circo?

A prática circense de equilíbrio se concentra no controle do corpo em relação a objetos, incluindo claves, bastões, pernas de pau, monociclo, corda bamba, rolos e cordas. Além do controle corporal, essa modalidade requer tempo de reação, agilidade, coordenação e ritmo para manter a estabilidade em diferentes situações.

Qual a relação do circo com a Educação Física?

Introdução: as atividades circenses podem fazer parte das aulas de Educação Física pela enorme variedade de conteúdos que podem vir a ser trabalhados, como as atividades aéreas, de interpretação, criativas, acrobáticas, entre outras.

Quem trouxe o circo para o Brasil?

O Brasil recebeu seu primeiro circo no final do século 19, trazido por famílias europeias. Ciganos vindos da Europa também se apresentavam nesses espetáculos.

Como são divididas as atividades circenses?

De acordo com Duprat, Calça e Bortoleto (2007), as atividades circenses podem ser divididas, conforme o critério das ações motoras gerais envolvidas, em acrobacias, manipulações, equilíbrios e encenações.

Onde aconteceram as primeiras atividades circenses?

O primeiro circo na forma como conhecemos hoje foi o Astley´s Amphitheatre inaugurado em Londres por volta de 1770, por Philip Astley, um oficial inglês da Cavalaria Britânica. O circo de Astley tinha um picadeiro com uma espécie de arquibancada, era fixo e ocupava um grande anfiteatro.

O que fazer para o dia do circo?

dança, convide a crianças para uma roda de danças de circo; caça ao tesouro com tema de circo, isso vai trazer diversão para os pequenos; lanche, ofereça as principais comidas típicas de circo para elas; mostre fotos e vídeos dos artistas para conhecerem um pouco da história do circo.

Quais são os benefícios da prática da ginástica circense?

A ginástica circense quando aplicada nas aulas de Educação Física estimula a criatividade dos alunos, desenvolve as aptidões individuais, prepara-os também para a vida na sociedade, possibilitando construir o conhecimento de diversas amplitudes, para que eles se tornem mais críticos e responsáveis, em busca de uma ...

Quem foi que inventou o circo?

O circo, como conhecemos hoje, com picadeiro, lona e palhaços, surgiu aproximadamente em 1770 com o inglês Philip Astley, um oficial da Cavalaria Britânica. Ele organizou, com normas militares, um espetáculo equestre, até então um esporte nobre, numa época em que os direitos da nobreza eram muito rígidos.

Como é a vida das pessoas que vivem no circo?

E como é viver no circo? Para se compreender o que é viver no circo, é preciso lembrar que o povo circense é nômade, que seu trabalho é a apresentação de seu espetáculo e que, para apresentá-lo, ele leva, de cidade em cidade, a sua própria casa de espetáculo e as acomodações do público.

Artigo anterior
Quando ocorre a intervenção provocada?
Artigo seguinte
Quantas horas e 1 hora?