Qual o fungicida para antracnose?
Perguntado por: Duarte Ricardo Rodrigues Lopes Tavares | Última atualização: 14. Dezember 2024Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)
Os resultados indicam que o fungicida mais eficaz foi o Imibenconazole. Os produtos com eficácia média foram Triflumizole + Tiofanato metilico, Dithianona, Benomil e Captafol; já os tratamentos com Ziram, Folpet, Clorotalonil e Tiofanato metilico + C lorotaionil foram de baixa eficácia no controle da doença.
Qual o melhor fungicida para antracnose?
Do exposto, concluiu-se que os fungicidas prochloraz, carbendazim, benomyl e azoxystrobin apresentam alta eficiência no controle da antracnose foliar do sorgo, na redução da incidência de C. graminicola nas sementes e no aumento do peso das sementes de sorgo.
O que usar para acabar com a antracnose?
- uso de sementes certificadas e de alta qualidade, provenientes de fornecedores confiáveis, livres de patógenos;
- rotação de culturas para reduzir a concentração de esporos do fungo no solo e interromper o ciclo de infecção;
- métodos de irrigação que minimizem a umidade nas plantas;
Como tratar antracnose em plantas?
Fungicidas indicados para o controle da antracnose
Hoje existem no mercado diversos programas de manejo altamente eficientes contra o complexo de doenças da soja. No caso da antracnose, a BASF recomenda o fungicida Blavity®, que promove a melhor performance de mercado contra a doença.
Como fazer o controle da antracnose?
As mudas mortas, assim como folhas mortas, devem ser removidas e queimadas. Como o fungo sobrevive em restos culturais, recomenda-se, para os viveiros, a remoção e queima das folhas doentes.
como controlar Antracnose em sua plantação.
Como acabar com a antracnose de forma natural?
O cuidado com o ambiente também é muito importante para evitar a antracnose. Fazer a rotação de culturas intercalando aquelas que não são hospedeiras do fungo, com aquelas que são pode ser um caminho para manter o solo livre da infestação.
Quais são os sintomas da antracnose?
Para a antracnose, a doença causa deformação e escurecimento nas brotações novas (Figura 1C – seta). Em folhas mais desenvolvidas, são observadas lesões de coloração escurecida sobre sua superfície (Figura 1D - seta). Em casos mais graves, a doença pode se espalhar sobre toda a folha e causar a sua queda.
O que causa a antracnose?
A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum gloesporioides Penz.
Qual é o agente causador da antracnose?
A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, ocorre em ramos, folhas, frutos e inflorescências.
Como acabar com os fungos nas folhas das plantas?
Uma dica como tratar fungo branco nas plantas é usar pó de neem, gergelim ou uma parte de vinagre misturado a duas partes de água. As soluções caseiras devem ser pulverizadas diretamente na planta, semanal ou quinzenalmente. Em alguns casos, é necessário trocar e higienizar o vaso corretamente com a mesma solução.
Como fazer fungicida?
· Misture 100 gramas de fumo de corda cortados em pedacinhos em meio litro de álcool e meio litro de água, e deixe descansar por 15 minutos. · Em seguida, corte 100 gramas de sabão em pedra neutro e dissolva em 10 litros de água. Misture um pouco dessa água na mistura anterior e pronto.
O que é Cercobin para que serve?
O CERCOBIN 875 WG é um fungicida sistêmico, utilizado em pulverizações preventivas para o controle de doenças de parte aérea das culturas de Abacate, Abacaxi, Aveia, Cacau, Café, Centeio, Cevada, Citros, Cupuaçu, Feijão, Guaraná, Kiwi, Maçã, Mamão, Manga, Maracujá, Milho, Soja, Sorgo, Tomate, Trigo, Triticale e Uva.
Como combater o fungo da ferrugem?
Experimente usar um chá forte de cavalinha, uma erva medicinal super potente. Ferva 1 litro de água, desligue, coloque 400 g de cavalinha picada, tampe e espere uns 15 minutos. Coe, deixe esfriar e borrife a planta, frente e verso, uma vez por semana, durante um mês.
Quais os fungicidas naturais?
Óleos e extratos de mostarda, trevo, cássia, pimenta e manjericão podem atuar contra fungos. A atividade antimicrobiana também já foi comprovada em óleos essenciais de menta, canela e nim. No caso do nim, a molécula responsável pelo seu efeito fungicida é um terpeno, chamado azadirachtina.
Para que serve o produto amistar top?
Amistar Top é um fungicida sistêmico à base de Difenoconazol e Azoxistrobina, eficaz no controle de diversas doenças das culturas de hortifrúti, como antracnose, oídio, ferrugem, míldio e manchas foliares. Possui atividade predominantemente preventiva, mas também ação curativa e antiesporulante.
Qual melhor fungicida para Fusarium?
O Captan e Thiram promoveram maior controle de Fusarium moniliforme nas sementes, maior viabilidade das sementes, e mais emergência nos testes de frio em solo de monocultivo ou infectado com Pythium sp. Em solo infectado com Fusarium moniliforme, o Thiabendazole e Captan foram os mais eficientes.
Qual o melhor fungicida para antracnose no feijão?
Os resultados obtidos no presente trabalho permitem destacar a alta eficiencia de dois princfpios ativos, sozinhos e em misturas, 0 epoxiconazole no controle da mancha angular e 0 pyraclostrobin no controle da antracnose do feijoeiro comum.
Como tratar mangueira com antracnose?
Os fungos que causam a doença antracnose resultam em danos nos cultivos da mangueira. O controle destes fungos pode ser realizado com o uso da calda bordalesa. Preparo da calda bordalesa: Utilizar dois recipientes, um para o preparo do sulfato de cobre (a) e outro para o leite de cal (b).
Qual o melhor fungicida para antracnose na soja?
O programa trifloxistrobina+ciproconazol (30 DAS) e trifloxistrobina+protioconazol+mancozebe (45 e 60 DAS) apresentou menor incidência de sintomas de antracnose em vagens. Os programas de fungicidas reduziram a desfolha no estádio fenológico R6.
Como combater a antracnose na goiabeira?
O manejo preventivo deve ser feito por meio de podas de arejamento, seguidas de pulverizações com fungicidas indicados para controle de antracnose e (ou) ferrugem-da-goiabeira. Devem-se evitar ferimentos nos frutos durante os processos de colheita, manuseio e transporte (JUNQUEIRA, 2000).
Como combater a antracnose do Cajueiro?
Os fungicidas di- fenoconazol e azoxistrobina têm sido recomenda- dos recentemente para o controle da antracnose do cajueiro, embora considerando C. gloeosporioi- des (AGROFIT 2022) como único agente etiológico da doença.
Como combater a antracnose na acerola?
c) Para o manejo da antracnose, recomenda-se evitar o excesso de umidade, via irrigação, optando por sistema de irrigação localizada, tipo gotejamento, de forma a manter baixa a umidade relativa do ar e com isso dificultar a disseminação da doença no campo.
O que o mofo branco pode causar?
Em culturas como algodão, o mofo-branco pode causar dano ao pedúnculo da maçã, além de poder atacar diretamente os frutos, provocando apodrecimento do capulho. Caracteriza-se, assim, como uma doença de grande importância econômica no Brasil, com perdas estimadas na soja em mais de 30%.
O que é a verrugose?
Também conhecida por sarna da mangueira, é causada pelo fungo Elsinoe mangiferae Bitanc. et Jenkins. Esta doença usualmente não é de muita importância nos pomares, porém pode causar danos em frutificações no período úmido do ano.
Como combater antracnose na videira?
A eliminação de restos de ramos podados e frutos mumificados, pelo fogo por exemplo, é a primeira medida a ser tomada no inverno. Em plantas muito afetadas, recomenda-se a limpeza do tronco com estopa, eliminando-se toda a casca velha, para, em seguida, aplicar calda sulfo-cálcica a 4º Baumé.
Quanto é 3 ao 2?
O que é caligrafia técnica?