Qual o fundamento das causas de aumento de pena previstas no artigo 121 parágrafo 4º?
Perguntado por: Gonçalo Valente | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)
121, §4º estabelece que a pena é aumentada de 1/3 (um terço) se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos, já o Art. 121, §7º , II impõe que tal causa de aumento baseado na idade da vítima abrange apenas o Feminicídio.
Qual a pena para o artigo 121 do Código Penal?
Art 121. Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o do- mínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.
E causa de aumento de pena no crime de homicídio?
Causas de aumento de pena do homicídio doloso (§ 4º): são duas as causas de aumento de pena aplicáveis apenas ao homicídio doloso, simples, privilegiado ou qualificado, todas de cunho objetivo: a pouca (menor de 14) e a elevada (maior de 60) idade da vítima, destinatária de política especial de proteção à pessoa.
Como identificar causa de aumento de pena?
Causas de aumento (majorantes)
Portanto, em resumo, se verificar que o texto da lei fala em aumentar a pena com uma fração, será uma causa de aumento (majorante); se trouxer novos elementos para o tipo e aumentar as penas mínima e máxima, será uma qualificadora.
São causas de aumento de pena exclusivas para o feminicídio?
Com a nova redação, a causa de aumento de pena passa a ser aplicada quando a vítima for: 1 - Menor de 14 (catorze) anos ou maior de 60 (sessenta) anos; 2 - Pessoa com deficiência ou portadora de doenças degenerativas.
Crime de homicídio - parte 3 - Art. 121, § 3º, 4º e 5º - homicídio culposo
O que causa o aumento do feminicídio?
Estímulo à compra de armas, discurso homofóbico, falhas no treinamento de policiais e tipificação do crime de feminicídio são alguns dos fatores relatados.
Quando a pena de feminicídio é aumentada?
§ 7o A pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado: I - durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto; II - contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência; III - na presença de descendente ou de ascendente da vítima."
Quais são as causas de aumento e diminuição de pena?
Todas as causas gerais ou especiais de aumento ou diminuição da pena são identificadas porque estabelecem uma referência fracionária ou numeral a uma pena preexistente, por exemplo, um quarto da pena, metade da pena, de um a dois terços, o dobro, o triplo etc.
Quando há duas causas de aumento de pena?
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é possível fazer incidir duas causas de aumento na dosimetria da pena, como no caso do concurso de pessoas e do emprego de arma de fogo, constantes no artigo 157, § 2º, inciso II, e § 2º-A, inciso I, do Código Penal.
Onde podem ser encontradas e como agem as causas de aumento de pena?
As causas de aumento e diminuição podem tanto estar previstas na Parte Geral do Código Penal (ex.: a tentativa, prevista no artigo 14, inciso II, que poderá diminuir a pena de um a dois terços) quanto na Parte Especial (ex.: no crime de aborto a pena será aplicada em dobro se ocorrer a morte da gestante - artigo 127).
São causas de aumento de pena no homicídio culposo?
§ 4º No homicídio culposo, a pena é aumentada de 1/3 (um terço), se o crime resulta de inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro à vítima, não procura diminuir as conseqüências do seu ato, ou foge para evitar prisão em flagrante.
Quais são as majorantes do homicídio?
A lei não exige nenhum requisito especial. Causa de aumento de pensa no homicídio doloso – MAJORANTES: Sendo doloso o homicídio, a pena é aumentada de 1/3 se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 anos ou maior de 60 anos. Obs: as majorantes do homicídio doloso cabem em todos as espécies de homicídio.
O que é majorar a pena?
No direito penal brasileiro
A Majorante, no Direito penal do Brasil, é uma circunstância prevista no Código Penal que pode aumentar a pena e cuja incidência se dará na terceira fase do cálculo da pena, conforme o modelo trifásico (de Nelson Hungria) adotado pelo lei penal brasileira.
Qual a pena para homicídio por legítima defesa?
De acordo com o Código Penal, a legítima defesa é um excludente de ilicitude, ou seja, quem age em legítima defesa não comete um crime, por isso, não há pena.
Como calcular a prescrição da pena?
O cálculo de prescrição para cada tipo de crime está previsto no art. 109 do Código Penal e é contado a partir da pena máxima cominada para o delito em questão. Prevê o art. 109: “A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no § 1º do art.
Qual a pena por tentativa de homicídio réu primário?
Enquanto a pena para o homicídio simples é a reclusão de seis a vinte anos, a pena para o homicídio qualificado, por outro lado, varia entre 12 e 30 anos.
Pode ter duas majorantes?
A existência de duas majorantes no roubo permite a utilização de uma para qualificar o tipo e o deslocamento da outra para as circunstâncias judiciais do art. 59 do CP , com o fim de elevar a pena-base. Precedentes da Corte.
Como deverá ser a dosimetria da pena na ocorrência de duas causas especiais de aumento de pena concurso de duas ou mais pessoas e emprego de arma?
Um roubo circunstanciado pelo emprego de arma e pelo concurso de duas ou mais pessoas terá pena aumentada de um terço até metade, mas a fração a ser considerada pelo juiz na terceira fase da aplicação da pena deverá ser devidamente fundamentada para que seja maior que um terço.
Deve o juiz aplicar as duas causas de aumento a segunda incidindo sobre o quantum resultante da primeira?
Precedentes. Julgado no sentido de que, havendo duas causas de aumento de pena — uma prevista em lei especial e a outra no Código Penal —, a segunda deve incidir sobre o resultado obtido com o primeiro aumento. ... PREVISÃO EM LEI ESPECIAL E NO CÓDIGO PENAL.
Quais são as causas de diminuição da pena?
➡ São tipos penais previstos tanto na parte geral, como na especial, apresentando circunstâncias que também fazem com que as penas sejam minimizadas.
O que pode diminuir a pena?
Ela determina que os condenados criminalmente em todo o Brasil têm o direito de descontar um dia de pena para cada 12 horas de frequência escolar. De acordo com a lei, a remição de pena pode acontecer com atividades de estudo presenciais ou na modalidade de ensino a distância.
Quais são as majorantes?
A majorante, por sua vez, é uma causa de aumento de pena, aplicando-se uma fração à sanção estabelecida no tipo penal e, consequentemente, deve ser levada em consideração na 3ª fase da dosimetria da pena.
Quais são os agravantes aumentam as penas de feminicídios?
O projeto também aumenta de um terço até metade a pena de feminicídio quando o crime for praticado contra mulher grávida ou nos três meses depois do parto, contra menor de 14 anos, maior de 60 anos ou pessoa com deficiência. O mesmo se o crime ocorrer na frente de filho da vítima.
Quantos anos pega um réu primário por feminicídio?
O substitutivo aprovado, da deputada relatora Policial Katia Sastre (PL-SP), define que o feminicídio passa a figurar como um tipo específico de crime no Código Penal, com pena de reclusão de 15 a 30 anos. A pena atual é de 12 a 30 anos.
Quanto ao crime de feminicídio é correto afirmar que?
Feminicídio é o homicídio doloso praticado contra a mulher por “razões da condição de sexo feminino”, ou seja, desprezando, menosprezando, desconsiderando a dignidade da vítima enquanto mulher, como se as pessoas do sexo feminino tivessem menos direitos do que as do sexo masculino.
Quais as três éticas?
Como alargar sapato sintético?