Qual o exame de sangue para detectar trombose?

Perguntado por: Ana Verónica Carvalho  |  Última atualização: 22. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina. Positivo para ocorrência de quadros tromboembólico.

Qual o melhor exame para detectar trombose?

"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Qual o valor do dímero?

O valor de referência de dímero-D no sangue é de até 0,500 µd/mL ou 500 ng/mL.

Como saber se estou com início de trombose?

Como identificar os sintomas ?
  1. inchaço em uma das pernas, que costuma aumentar ao longo do tempo;
  2. dor repentina em uma das pernas, que fica mais intensa gradualmente;
  3. vermelhidão na perna afetada;
  4. sensação de calor ao tocar na perna inchada;
  5. dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele;

Quando desconfiar de trombose?

Quando desconfiar de trombose? Cerca de metade das pessoas com trombose não apresentam sintomas, mas pode haver casos de dor, inchaço e vermelhidão na área de formação do coágulo.

Saiba quais exames fazer para descobrir se você tem uma trombose e como está a sua circulação

19 questões relacionadas encontradas

Onde dói a trombose na perna?

Sintomas e sinais de trombose na perna

Como a presença do coágulo prejudica a passagem do sangue, a perna do indivíduo fica inchada, sendo este o principal sintoma de trombose venosa profunda. Junto do inchaço, o paciente pode sentir dor, uma vez que o coágulo pressiona a parede da veia.

Quando o dímero D é preocupante?

Reconhecidos como marcadores de trombose e fibrinólise, os dímeros D contribuem sobremaneira para excluir eventos trombóticos ou tromboembólicos quando se encontram em valores inferiores a 500 ng/mL (FEU).

Quando devo fazer o exame D-Dímero?

O exame Dímero D garante resultados precisos na identificação de eventos trombóticos, como a trombose. Por esse motivo, é pedido por profissionais quando o paciente visita um hospital ou clínica com sintomas relacionados.

O que pode ser Dimero d alto?

Os sinais desta situação incluem: dor no membro com vaso ocluído, aumento da temperatura da perna afetada, inchaço, além de rigidez. No caso da TEP, os sintomas serão mais severos e o paciente poderá apresentar: dificuldade para respirar, dor no peito, hipóxia (diminuição da concentração de oxigênio no sangue).

Como diagnosticar trombose em casa?

Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.

Como é a dor de uma trombose?

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico. Portanto se a dor é forte e persistente, é prudente realizar uma avalição médica.

Quais são os primeiros sintomas de trombose na perna?

inchaço na perna afetada, geralmente acompanhado de dor ou sensação de peso; vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP.

Qual é o remédio para trombose?

Xarelto® (rivaroxabana) é indicado para o tratamento de trombose nas veias profundas e prevenção de trombose nas veias profundas e embolia pulmonar recorrentes, em adultos.

Qual exame para ver circulação nas pernas?

O Doppler Vascular é um exame fundamental para se analisar artérias e veias, com o propósito de diagnosticar todas doenças vasculares, como por exemplo, tromboses, varizes, estenoses e aneurismas, por exemplo, além de uma variedade de outros tipos de condições, incluindo coágulos sanguíneos e má circulação.

Qual o nome do médico que cuida de trombose?

O médico especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da trombose é o ANGIOLOGISTA ou o CIRURGIÃO VASCULAR. Esses profissionais têm expertise no sistema vascular, que inclui artérias e veias, e estão capacitados para lidar com condições como a trombose.

Precisa de jejum para fazer D-Dímero?

Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Coagulação: A coleta deverá ser realizada com o mínimo de trauma possível, preferencialmente não utilizar garrote.

Precisa de jejum para Dimero D?

Para esse exame não é necessário jejum. O que é Dímero D? O Dímero D é formado por pequenos pedaços de fibrina ligados de diversos tamanhos, normalmente indetectáveis no sangue, sendo produzido apenas quando há formação de coágulo.

O que é um Dimero?

O Dímero D, também conhecido como D-Dímero, é um produto da degradação de fibrina. A sua dosagem é utilizada como auxiliar no diagnóstico ou para afastar a hipótese de doenças ou quadros trombóticos, que é a produção de coágulo no sangue.

Como interpretar o exame de D-Dímero?

Um D-dímero normal é considerado menor que 500 ng/mL. Consideramos o valor positivo quando ≥ 500 ng/mL. Cuidado com os falso negativos! Utilize o D-dímero apenas em cenários de baixa suspeita clínica para tromboembolismo pulmonar (TEP) ou trombose venosa profunda (TVP).

Como é feito o tratamento de trombose na perna?

Após o diagnóstico, as medidas iniciais para o tratamento são a adoção imediata do repouso absoluto e da anticoagulação. Em casos mais graves, a retirada dos trombos pode ser necessária através das técnicas de trombectomia mecânica ou pela fibrinólise química.

O que pode causar uma trombose?

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Quem teve trombose a perna volta ao normal?

O tempo de melhora do retorno venoso dependem do nível e extensão da trombose, e também da recanalização deste trombo ou formação de circulação colateral, pois nem sempre há a recanalização do trombo. Esse tempo é variável, normalmente de 1 a 3 meses.

Como saber se a dor na perna e vascular?

Outros sintomas que acompanham a dor nas pernas no caso de varizes
  1. cãibras noturnas;
  2. comichão;
  3. sensação de queimação;
  4. edemas (inchaço);
  5. alterações da cor da pele, deixando-a mais escura ou arroxeada;
  6. úlceras e feridas, principalmente próximas aos tornozelos;

Como saber se a dor na perna e circulação?

A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição. Os pés e os tornozelos podem ficar inchados e com uma coloração arroxeada, indicando dificuldade no retorno do sangue para o coração.

Artigo anterior
O que é urgencia e emergencia em enfermagem?
Artigo seguinte
Como salvar destaques do Instagram no PC?