Como funciona a sentença trabalhista?

Perguntado por: Isaac Fernando Barros  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (21 avaliações)

A sentença é a decisão do juiz sobre os direitos reclamados pelo trabalhador. A ação será procedente, parcialmente procedente ou improcedente. A decisão procedente é aquela que estabelece que o trabalhador tem direito a tudo que foi pedido no processo.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença trabalhista?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

Como é feito o pagamento de uma sentença trabalhista?

O pagamento do processo trabalhista é feito obrigatoriamente através da Guia de Depósito Judicial Trabalhista, de acordo com a Instrução Normativa nº 36 do Tribunal Superior do Trabalho. O Depósito Judicial Trabalhista é uma forma legal de garantir o pagamento de uma decisão judicial.

Quanto tempo demora para sair a sentença de um processo trabalhista?

Se for um processo com recursos no Tribunal Estadual ou se houver perícias, então o processo pode durar, em média, de dois a três anos; Caso o processo seja mais complexo, de alto custo, e tenha recurso junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), então o processo pode correr por vários anos.

Como deve ser a sentença trabalhista?

Sentença. A sentença, dessa forma, é a decisão do juiz sobre os direitos reclamados pelo trabalhador. Ela pode ser dividida em três tipos: procedente, parcialmente procedente ou improcedente. O primeiro caso é quando o funcionário consegue ter direito a tudo o que foi pedido no processo.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA SENTENÇA | PROCESSO TRABALHISTA

27 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a empresa não recorrer da sentença?

O que acontece se a empresa não recorrer? Quando a decisão não puder mais ser objeto de recurso, ocorre o chamado “trânsito em julgado” da ação, que é o momento no qual é encerrada a fase de conhecimento do processo.

O que fazer depois que sai a sentença trabalhista?

Recurso Ordinário: É o recurso aberto se, após a sentença, uma das partes envolvidas sentir-se insatisfeita, então o caso será encaminhado para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e será julgado por três desembargadores que decidirão se vão manter a sentença proferida ou modificar de acordo com o recurso das partes.

Qual é a chance de ganhar uma causa trabalhista?

A maioria dos processos trabalhistas ganhos na justiça é em favor do trabalhador. Segundo uma pesquisa do Insper, noticiada pelo jornal Gazeta do Povo em junho de 2018, 88,5% dos casos do TRT da 2ª Região (SP) foram integralmente ou parcialmente favoráveis ao trabalhador.

Quanto tempo demora para receber depois que o juiz dá a sentença?

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber o dinheiro? Uma vez que o trânsito em julgado seja declarado, o prazo para pagamento da sentença é de até 60 dias. Contudo, em virtude de eventuais dificuldades financeiras do devedor ou outros fatores, pode haver atrasos no pagamento.

Quem faz o cálculo da sentença trabalhista?

Um contador judicial e/ou perito podem ser intimados para que auxiliem no procedimento de elaboração do cálculo e liquidação dos valores.

Quanto tempo a empresa tem para pagar uma sentença trabalhista?

A empresa tem até 10 dias para pagar uma ação trabalhista perdida, conforme as mudanças na Reforma Trabalhista. Esse prazo é apresentado na fase de “Execução”, após a decisão tomada pelo juiz no processo judicial.

Quantas vezes a empresa pode parcelar processo trabalhista?

O dispositivo permite o parcelamento em até seis vezes, bastando que o devedor reconheça a dívida e deposite pelo menos 30% do valor devido, com acréscimos de honorários advocatícios e de custas processuais. A previsão já existia no CPC de 1973 (artigo 745-A), incluída em 2006.

Qual é a última fase de um processo trabalhista?

Qual a última fase do processo? Fase recursal. A fase recursal é o estágio final das fases do processo judicial. Ela ocorre quando uma das partes não concorda com a sentença proferida e decide recorrer à instância superior.

Qual o próximo passo depois de uma sentença?

Após a publicação da sentença, os advogados são intimados e têm prazo para apresentar recursos, como embargos de declaração ou apelação. Estes recursos visam esclarecer pontos obscuros, omissões ou contradições na sentença ou, no caso da apelação, modificar ou desconstituir a decisão do juiz.

Como saber o valor que ganhei de um processo?

É possível realizar a consulta de maneira gratuita e fácil pela internet, através do site do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da sua região.. A forma de consulta mais comum é pelo número do processo, o qual pode ser obtido junto ao seu advogado.

O que acontece depois que a sentença é publicada?

Publicada a sentença, dela devem ser intimadas as partes. No caso da sentença proferida em audiência, a publicação e a intimação se dão simultaneamente, uma vez que a intimação a respeito dos atos praticados na audiência se dá na própria audiência.

É fácil ganhar uma causa trabalhista?

Uma das principais dúvidas que surgem quando se trata de um processo trabalhista é se trata-se de uma causa ganha ou não. A resposta, no entanto, não é tão simples assim. Cada caso é único e depende de diversos fatores, como as leis trabalhistas aplicáveis, as provas apresentadas e a argumentação das partes envolvidas.

Como saber se ganhei minha causa trabalhista?

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

O que acontece se eu perder uma ação trabalhista?

Mas isso mudou! Em Novembro de 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito de proteção aos trabalhadores, derrubando assim a obrigação que anteriormente havia de obrigação de pagamento pelos trabalhadores em caso de derrota nas ações trabalhistas.

Quanto tempo demora para ser pago o dinheiro ganho em um processo?

Quanto tempo demora para ser pago o dinheiro ganho em um processo? Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias. A causa trabalhista ganha através da justiça será paga pela empresa, que por sua vez deve indicar bens para garantia da compensação.

Quanto tempo a empresa pode recorrer da sentença trabalhista?

Conforme mencionado anteriormente, após a sentença de primeira instância, a empresa tem o prazo de 8 (oito) dias para interpor o recurso ordinário perante o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No caso do recurso de revista ao TST, o prazo é de 8 (oito) dias após a publicação da decisão do TRT.

Qual o tempo máximo que um processo pode ficar parado no TST?

Boa Tarde, depende do tipo de processo ou recurso, e qual instância o mesmo vai, TST, STF, STJ, contudo, mesmo assim o processo poderá demorar, dois, três anos ou até mais, salvo se já houver jurisprudência sobre o assunto, no máximo poderá demorar dois anos.

Quais são as 5 fases do processo trabalhista?

As principais etapas são:
  • Petição inicial. ...
  • Defesa. ...
  • Audiência inicial. ...
  • Perícia. ...
  • Audiência de prosseguimento. ...
  • Sentença. ...
  • Recursos da fase de conhecimento.

Como saber se um processo trabalhista está chegando ao fim?

Para isso, é necessário consultar o site do Tribunal ou da vara com o número do processo trabalhista em mãos, buscar o local de “Consulta processual”, digitá-lo e pedir para consultar.

É possível parcelar condenação trabalhista?

Atualmente o artigo 916 do Novo Código de Processo Civil possibilita o pagamento parcelado do valor que está em execução, quando o executado reconhece o valor devido e deixa de se opor à execução.

Artigo anterior
Quanto tempo dura álcool no sangue?
Artigo seguinte
Quais os estados mais ricas do Brasil?