Qual a finalidade da nota fiscal de simples remessa?
Perguntado por: Lourenço Nascimento de Ribeiro | Última atualização: 23. Oktober 2024Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)
A nota fiscal de simples remessa serve para tornar válida a operação de transporte, garantindo que não há nenhuma ação de compra e venda relacionada. Ou seja, ela serve para garantir que os itens estão sendo apenas transferidos de um ponto para outro, sem que haja ganho financeiro nessa ação.
Para que serve a nota fiscal de simples remessa?
A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. Na indústria de maneira geral, alguma hora o produto precisa circular para fora da fábrica ou da loja, ainda que não tenha sido vendido de fato.
Quando emitir NF de remessa?
A nota fiscal de remessa deve ser emitida ainda quando ocorre a prestação de serviços e o profissional deve transportar artigos da empresa para realizar o trabalho. Nos casos de conserto de produtos, consignação e demonstração também deve ser gerado o documento.
Qual a finalidade da nota de remessa para conserto?
O que é nota fiscal de remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo? É uma nota fiscal específica que uma empresa emite para uma assistência técnica especializada ou para o próprio fabricante a fim de que se façam serviços de ajuste ou manutenção em um ativo imobilizado.
Quais os tipos de NF de remessa?
- Amostra grátis.
- Brindes.
- Doações.
- Conserto.
- Consignação.
- Demonstração.
- Depósito externo.
- Industrialização (caso de transformação da matéria-prima em uma unidade diferente da empresa)
TUDO o que você precisa saber sobre a NOTA FISCAL em 6 passos
Qual o CFOP para nota fiscal de simples remessa?
O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.
Qual CST usar para simples remessa?
A solução é a emissão com CST 41, mas a escrituração será feita no CST 90.
Quando usar CFOP simples remessa?
Uma nota fiscal de simples remessa é obrigatória para trasporte e movimentação de mercadorias que não possua intenção de venda, ou seja, ela é utilizada para envio de material entre filiais, envio de brindes ou doações e outras transações sem fim comercial.
Como emitir uma nota fiscal de simples remessa?
Para emitir uma simples remessa, você pode contar com um sistema de gestão que permite a emissão de notas fiscais. Independentemente do sistema usado, lembre-se de preencher o CFOP e indicar se a operação é intraestadual ou interestadual. Além de descrever a mercadoria, citar o destinatário e outras informações.
Quem emite nota de remessa?
Remessa e retorno de armazém
Nota fiscal de retorno de armazém: nesse caso, quem emite a nota fiscal é a empresa que possui o armazém e não a empresa que possui os produtos.
Qual a validade de uma nota fiscal de remessa?
Ela tem validade de 180 dias e necessita de uma Nota de Remessa de Retorno quando a mercadoria tiver sido reparada e voltar ao destinatário.
Quem emite nota fiscal de remessa para conserto?
Para conserto ou reparo dentro do DF o cidadão (consumidor) deve comparecer a assistência técnica que será responsável pela emissão do respectivo documento fiscal.
Qual o CFOP de remessa para conserto?
CFOP 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.
Qual CFOP que não gera imposto?
Como já citamos, o CFOP 5949 é uma operação que está livre de impostos, e, por isso, não exige o pagamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Qual o prazo para retorno de nota fiscal de remessa para conserto?
Expõe, todavia, que em algumas situações, por questões operacionais, os equipamentos recebidos para conserto não retornam ao estabelecimento de origem dentro do prazo estabelecido na legislação do Estado do cliente, que geralmente adota o prazo de 180 dias de suspenção do imposto nas remessas para conserto, conforme ...
Quando o CFOP 5949 é tributado?
O que é CFOP 5949
Como explicamos inicialmente, o CFOP 5949 corresponde a “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada”. Assim, é usado em operações de remessa ou no retorno e locação de bens. O código 5949 não gera tributação de nenhum imposto, por isso é preciso estar atento.
O que é código de remessa?
O código indica se deve ou não ocorrer o recolhimento de impostos sobre os produtos transportados e aponta como isso deve ser feito.
Precisa de nota fiscal para enviar por transportadora?
Em relação ao serviço dos Correios, a conhecida declaração de conteúdo pode ser usada no envio de bens entre os não contribuintes. Todos os transportadores brasileiros são impedidos de realizarem envio de carga sem nota e em caso de não cumprimento, a mercadoria poderá ser apreendida pelos órgãos competentes.
O que é nota fiscal de transferência?
A Nota Fiscal de Transferência é um documento fiscal utilizado para registrar a transferência de mercadorias entre estabelecimentos de uma mesma empresa ou entre empresas do mesmo grupo econômico.
Como saber se o produto é tributado pelo CFOP?
Em resumo, o CFOP indica se há ou não recolhimento de impostos sobre produtos transportados e como isso deve ocorrer. Há uma lógica no posicionamento de cada número na sequência: primeiro dígito: evidencia se o produto ou a atividade é de entrada ou de saída.
Qual CFOP para transportar mercadoria?
CFOP 6350 - Prestações de serviços de transporte.
Quando não destacar ICMS na nota fiscal?
Na saída de mercadoria adquirida com o imposto retido por substituição tributária, com destino a consumidor final, não deverá ser destacado o ICMS no respectivo documento fiscal emitido pelo contribuinte substituído.
O que significa CST 090 na nota fiscal?
CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.
O que significa CST 000 na nota fiscal?
CST 000 quer dizer, Tributada Integralmente. Para calcular este ICMS é simples, basta multiplicar a base de cálculo pelo alíquota estabelecida.
O que se enquadra no CFOP 5949?
O CFOP 5949 – Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada, é aplicado nas operações de remessa ou retorno e locação de bens.
Como tratar contratura capsular?
O que fazer para tirar o amargo da comida?