Qual o esquema de tratamento da tuberculose?

Perguntado por: Tiago Wilson Carneiro  |  Última atualização: 24. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

O tratamento é feito da forma indicada pelo médico, com esquema preconizado pelo Ministério da Saúde com 4 medicamentos (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol), por um período de 6 meses. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito.

Qual o esquema de tratamento para tuberculose?

No Brasil, o esquema mais utilizado é o esquema básico, recomendado para todos os casos novos de qualquer forma de tuberculose, exceto meningite. Consiste no uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses na fase intensiva e de rifampicina e isoniazida por quatro meses na fase de manutenção.

Quantos comprimidos tomar tuberculose?

Na maior parte dos casos são utilizados dois medicamentos: duas cápsulas vermelhas que contém os remédios rifampicina e isoniazida e quatro comprimidos brancos que contém o medicamento pirazinamida. POR QUANTO TEMPO OS REMÉDIOS SÃO USADOS? O tempo necessário para o tratamento da tuberculose é, em geral, seis meses.

Como é o esquema RIPE?

Esse esquema consiste em uma pílula única unindo todos os fármacos necessários para o tratamento, onde tem como objetivo interferir no sistema enzimático do bacilo ou esses bloqueia a síntese de algum metabólito essencial para o crescimento desse bacilo.

Como prescrever esquema RIPE tuberculose?

Este esquema consiste em doses fixas combinadas (DFC) de Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol por seis meses, sendo dois meses de RHZE seguidos de quatro meses de RH em doses que variam conforme o peso (Quadro 42). Pode ser usado por gestantes em qualquer periodo da gestação, em dose plena.

TUBERCULOSE - ESQUEMA DE TRATAMENTO (PARTE 2)

26 questões relacionadas encontradas

Qual é o esquema básico para o tratamento da tuberculose em adultos?

No regime de tratamento com R recomenda-se a utilização de no mínimo 120 doses que deverão ser tomadas idealmente em 4 meses, podendo-se prolongar até 6 meses, e da mesma maneira que o tratamento com H, o mais importante é o número de doses e não somente o tempo de tratamento.

Quando fazer quimioprofilaxia para tuberculose?

A quimioprofilaxia é realizada em crianças menores de 5 anos assintomáticas não vacinadas com BCG, reatora à prova tuberculínica; recém-nascidas coabitantes de foco bacilífero e indivíduo soropositivo para HIV e reator a Prova Tuberculínica. Utiliza-se Isoniazida na dose de 10 mg/kg/dia (até 400 mg), durante 6 meses.

Como tomar rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol?

Engula os comprimidos inteiros, com um pouco de água. Tome-os pelo menos 1 hora antes de uma refeição ou 2 horas após uma refeição ou de acordo com a recomendação de seu médico. Tome todos os comprimidos juntos em dose única.

Quando suspender esquema RIPE?

Conduta. Nos casos de falta de ar ou choque, a rifampicina deve ser imediatamente interrompida. Em geral, a síndrome gripal regride com a regularização das doses; em casos graves, recomenda-se a sua interrupção.

Qual o melhor antibiótico para tuberculose?

Isoniazida é potente bactericida com atividade contra a replicação de bacilos 5. É o principal medicamento usado no tratamento da tuberculose, mesmo em diferentes subgrupos (infectados pelo HIV, doença não-pulmonar, etc.)

Qual a duração do tratamento da tuberculose?

Com apenas 15 dias de tratamento, na maioria dos casos, a pessoa com tuberculose passa a não transmitir mais a doença; O diagnóstico e tratamento são disponibilizados pelo SUS; O tratamento tem duração mínima de 6 meses e não deve ser interrompido antes desse período para evitar o agravamento do quadro.

Qual o nome do comprimido para tuberculose?

Quanto à medicação, utiliza-se os seguintes fármacos: rifampicina, isoniazida, rifapentina, pirazinamida e etambutol.

Como tomar rifampicina e isoniazida?

Como usar o Isoniazida + Rifampicina? Outros agentes contra tuberculose devem ser administrados na fase intensiva simultaneamente a Isoniazida + Rifampicina para melhor ação contra o M. tuberculosis. Os pacientes devem seguir a dose diária recomendada em jejum pelo menos 1 hora antes ou 2 horas após o café da manhã.

Quando iniciar o tratamento para tuberculose?

Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

O que significa PPD positivo?

Quando o PPD é positivo existem grandes chances de se estar contaminado pela bactéria. No entanto, somente o exame PPD não é suficiente para confirmar ou excluir o diagnóstico de tuberculose. Por isso, o médico deverá solicitar outros exames, como radiografia de tórax ou pesquisa da bactéria no escarro, por exemplo.

Quais os cuidados que uma pessoa com tuberculose tem que ter?

Identificar precocemente pacientes com a doença e iniciar o tratamento. Após 15 dias de uso regular dos medicamentos, a maioria das pessoas não transmite mais a doença. Evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar também um uma medida essencial para evitar o contágio.

Quantos comprimidos tomar por dia para tuberculose?

Como tomar

Os comprimidos de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol devem ser tomados todos os dias, em dose única, com um pouco de água, de preferência 30 minutos antes ou 2 horas após a refeição, por 2 meses de tratamento, de acordo com a orientação do médico.

É necessário que o paciente fica isolado no tratamento da tuberculose?

Sim. A maior fonte de transmissão da TB é o doente com a doença no pulmão, porque ele elimina bacilos pela tosse, fala e espirro. Por isto as pessoas que convivem com ele, principalmente na mesma casa, antes do início do tratamento correto, são aquelas que têm maior risco de adquirir o bacilo.

Qual o tipo de tuberculose que não é contagiosa?

A tuberculose NÃO se transmite por objetos compartilhados, como talheres, copos, entre outros. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela se encontra muito reduzida.

Para que serve rifampicina mais isoniazida?

Farmanguinhos isoniazida + rifampicina está indicado para todas as formas de tuberculose ativa (TB), na fase de manutenção do tratamento dos casos novos e retratamento de todas as formas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar em pacientes infectados ou não por HIV, durante 4 meses; e durante 10 meses da forma ...

Quanto tempo pode usar isoniazida?

A isoniazida utilizada de forma isolada é destinada ao tratamento da tuberculose latente (ILTB) também chamado de quimioprofilaxia, durante 9 meses (tempo mínimo de 6 meses). O tratamento da ILTB com isoniazida reduz o risco de adoecimento por Tuberculose (TB) ativa em 60% a 90%.

O que não pode fazer durante o tratamento de tuberculose?

A pessoa com tuberculose não deve ficar isolada, pelo contrário, precisa do apoio de familiares e amigos para seguir com o tratamento. A doença não é transmitida por objetos ou utensílios compartilhados, como pratos ou colheres, ou mesmo roupas ou lençóis.

O que é a profilaxia da tuberculose?

A quimioprofilaxia da tuberculose constitui-se numa medida terapêutica para a prevenção da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis ou para evitar o desenvolvimento da doença nos indivíduos infectados. Geralmente baseia-se na administração de isoniazida.

O que é quimioprofilaxia com isoniazida?

Tratamento da Infecção Latente (ILTB) ou quimioprofilaxia:

A isoniazida de forma isolada é destinada ao tratamento da tuberculose latente (ILTB) também chamado de quimioprofilaxia, durante 9 meses ( tempo mínimo de 6 meses). O tratamento da ILTB com isoniazida reduz o risco de adoecimento por TB ativa em 60% a 90%.

Como tomar rifapentina e isoniazida?

QUANTAS DOSES SÃO NECESSÁRIAS PARA O TRATAMENTO COMPLETO? O tratamento estará completo quando ocorrer a tomada de 12 doses de isoniazida + rifapentina por 12 semanas. Dependendo do caso, esse prazo pode ser prorrogado para 15 semanas.

Artigo anterior
Quais são as atividades de um coordenador de equipe?
Artigo seguinte
Quem toma remédio de fungos pode beber?