Para que serve nota de retorno?

Perguntado por: Patrícia Carolina Torres Monteiro Marques  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

A Nota Fiscal de Retorno deve ser utilizada nos casos onde você precisa de um documento fiscal para consolidar um retorno de uma mercadoria ao seu estoque. Após isso, escolha os produtos da nota que irão retornar para o seu estoque. ...

Qual a finalidade da nota de retorno?

A Nota Fiscal de Retorno é utilizada nos casos em que é preciso retornar uma mercadoria para o estoque, porém, a saída dela não foi pelo motivo de venda ou compra.

O que é uma nota fiscal de retorno?

A Nota Fiscal de Retorno serve para informar a circulação de uma mercadoria. Você precisa emitir quando ela volta para o local de origem, por causa de um conserto, por exemplo.

Quem deve emitir a nota de retorno?

Geralmente, emite-se a nota fiscal de retorno em contrapartida à nota fiscal de remessa emitida pela empresa que enviou a mercadoria de volta para o estoque de origem. Um tipo de situação em que a NF de retorno se faz necessária é quando o produto apresenta avarias e precisa ser enviado para o suporte técnico.

Qual a diferença de retorno e remessa?

A principal diferença entre as duas é que, enquanto a Nota Fiscal de Retorno é utilizada após a emissão de uma Nota de Remessa, a Nota Fiscal de Devolução é utilizada após a emissão de uma NF-e de venda de uma mercadoria, mas o processo de venda não foi concluído.

NF-e de Retorno x NF-e Devolução: qual é a diferença?

23 questões relacionadas encontradas

O que é retorno de mercadoria?

A natureza de operação, classificada como retorno, é utilizada em casos que se precisa retornar uma mercadoria ou bem ao estoque, contudo, sua saída não foi por causa de venda ou compra.

O que significa a palavra remessa?

Significado de Remessa

substantivo feminino Ação de remeter, de mandar, de fazer com que alguma coisa chegue a algum lugar: remessa de dinheiro; a empresa fez a remessa de mercadorias.

Como emitir uma NF de retorno?

Para emitir uma nota fiscal de retorno é só ir em Produtos > Painel NF-e e escolher a nota de saída e escolha a opção “NF-e de retorno”. Uma vez selecionada essa opção, escolha o CFOP da operação (que irá representar o motivo do retorno dessa mercadoria).

Como emitir uma nota de retorno de comodato?

Deve-se preencher os seguintes campos:
  1. Tipo de Documento (especifico de Retorno de Remessa em Comodato);
  2. Fornecedor (Neste caso a própria empresa, será uma nota dela para ela mesmo);
  3. Data de emissão;
  4. Data de entrada;
  5. Condição de pagamento (A vista);
  6. Valor do Produto Conforme imagem abaixo:

Como emitir nota fiscal de retorno MEI?

Como emitir uma nota fiscal de devolução?
  1. faça o cadastro da natureza da nota juntamente com o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações das Entradas e Saídas de Mercadoria), na aba “Cadastros” > “Naturezas”. ...
  2. vá em “Nota de Produtos” e clique em “+Nova”;

O que significa retorno de remessa?

O arquivo de remessa é o CNAB que a sua empresa envia ao banco, e o arquivo de retorno é o que o banco envia. Eles permitem que todas as informações sobre os seus boletos estejam sempre em conformidade na troca de informações com o seu banco.

Quais os tipos de remessas com retorno obrigatório?

Alguns exemplos de situações que exigem uma nota fiscal de remessa são:
  • Envio de produtos para amostra grátis.
  • Envio de brindes.
  • Envio de produtos para doações.
  • Envio ou recebimento de produtos para conserto.
  • Envio de produtos para uso consignado.
  • Envio de produtos para teste.
  • Envio de produtos para demonstração.

O que é nota de retorno simbólico?

Na remessa da mercadoria depositada ao destinatário final, o depositário deve emitir Nota Fiscal de “Retorno Simbólico de Mercadoria”, tendo como destinatário o depositante, com o respectivo destaque do ICMS.

Como emitir uma nota fiscal de devolução de comodato CFOP?

Em princípio, o estabelecimento comodatário ou locatário, contribuinte do imposto, ao devolver um bem que lhe foi cedido em comodato, deve emitir Nota Fiscal pelo CFOP 5.909/6.909, sem incidência do imposto, nos termos do inciso X do artigo 7º do RICMS/2000, observado, ainda, o disposto no artigo 127 do RICMS/2000 e ...

Qual o CFOP de retorno de comodato?

CFOP 5909 Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato. 5909 - Retorno de bem recebido por conta de contrato de comodato Classificam-se neste código as remessas de bens em devolução após cumprido o contrato de comodato.

Qual CFOP de retorno para 5908?

Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato. Caso não haja contrato firmado, utilizar o CFOP 5949 para ambas as situações, remessa e retorno.

Como emitir nota fiscal de devolução no emissor gratuito?

Para emitir a nota fiscal de devolução de mercadoria o emitente deve:
  1. acessar seu sistema de gestão de nota fiscal;
  2. procurar em “finalidade de emissão” a opção de devolução;
  3. entrar com a chave de acesso da NF-e que será anulada;

O que quer dizer remessa em um processo?

Remessa ao Tribunal de Justiça: Significa que o processo foi enviado para o Tribunal de Justiça. ... Sentença: Decisão lançada no processo pelo Juiz.

Qual é o sinônimo de remessa?

2 emissão. Venda: 3 saída. 4 envio, expedição, partida.

O que é remessa de mercadoria?

Remessa para vendas

É quando a mercadoria sai de um lugar para ser vendido em outro. Esse tipo de nota precisa ser clara quanto a isso, indicando no campo correspondente essa natureza. Ela é usada quando um produto sai da fábrica para a loja ou de uma distribuidora para uma filial, por exemplo.

Qual a lei para devolução de mercadoria?

No artigo 49 do CDC, a devolução indica uma situação especial. ... Nessas situações, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias. Esse período começa a valer a partir do momento em que o item foi recebido.

Qual é o retorno do CFOP 5949?

Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.

O que é remessa simbólica?

- O adquirente da mercadoria emite para cada entrada de mercadoria física no armazém geral, uma remessa simbólica com o valor da nota sendo equivalente ao pago na compra (esta remessa simbólica não tem incidência de imposto).

Para que serve o CFOP 6949?

CFOP 6949 Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. 6949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Artigo anterior
Quanto é 5 gramas de sal?
Artigo seguinte
Qual o valor dos shows sertanejos?