Qual o espaçamento ideal para o plantio de milho?

Perguntado por: Anna Monteiro Henriques  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (30 avaliações)

Semeadura: Recomenda-se o plantio em linha, usando 6 a 7 sementes/m de sulco e espaçamento entre linhas de 0,90m, totalizando cerca de 55.555 plantas/ha. Caso o produtor opte pelo plantio em covas, semear 2 a 3 sementes/cova e usar 0,40m entre covas e 0,90m entre linhas, deixando 2 plantas/cova após a germinação.

Qual o espacamento ideal para plantio de milho?

Uma prática comum no cultivo do milho tem sido o espaçamento reduzido entre as plantas na lavoura e entre as linhas de semeadura. A distância entre as linhas do milho passou de 80 para 45 a 50cm na última década.

Qual a distância entre um pé de milho e outro?

Contudo, o espaçamento entre as plantas varia conforme as condições locais de cultivo, mas geralmente pode ser usado um espaçamento de 1 metro entre as linhas de plantio e 20 cm entre as plantas. Para cultivares de menor porte, o espaçamento pode ser de 80 cm entre as linhas e 20 cm entre as plantas.

Quantos pés de milho por metro?

Produtividade do milho safrinha

Em ambas as situações, o estande ideal de plantas ideal pode variar de 2,3 a 3,7 sementes por metro, podendo-se aumentar esta densidade de plantas na linha em cultivos sob irrigação.

Qual a importância de mudar um espaçamento de 80 para 50 cm no milho porque do aumento da produtividade?

Entre as vantagens potenciais da utilização de espaçamentos mais estreitos, podem ser citados o aumento do rendimento de grãos, em função de uma distribuição mais equidistante de plantas na área, aumentando a eficiência de utilização de luz solar, água e nutrientes; melhor controle de plantas daninhas, devido ao ...

DENSIDADE E ESPAÇAMENTO DO MILHO - PROGRAMA - #04 - AGRO EM FOCO TV DIGITAL - 04/03/21

36 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da escolha adequada do espaçamento entre fileiras e entre plantas?

O espaçamento adequado contribui para o aumento da produção, pois interfere favoravelmente na disponibilização de recursos como luz, água e temperatura – variáveis consideradas determinantes para que haja aumento de produção.

Qual a importância de se utilizar cultivares de milho adaptadas às condições ambientais e nível tecnológico disponível para o cultivo?

Apesar disso, em regiões com elevado risco de geadas no final do ciclo das plantas, é justificada a indicação de cultivares de ciclo superprecoce como alternativa mais segura para reduzir perdas, no caso de se ter alta probabilidade de ocorrer geadas no período de enchimento de grãos.

Quantas plantas de milho por metro quadrado?

A densidade de plantio também varia com o objetivo da exploração. Na produção de milho verde, a densidade mais adequada para obter uma boa produtividade de espigas comerciais deve variar entre 35 mil e 55 mil plantas/ha, portanto, menor do que a densidade normalmente utilizada para a produção de grãos.

Quantos quilos de milho por metro quadrado?

Independente das condições climáticas e com pouco gasto de água, o sistema apresenta alta produtividade no cultivo de forrageiras, variando de 25 a 30 quilos por metro quadrado, o equivalente a 6.840 toneladas por hectare por ano.

Quantas vezes um pé de milho produz?

A maioria das plantas de milho produzem uma ou duas espigas de milho, dependendo do cultivo. O milho é uma planta anual, por isso, assim que as espigas forem colhidas, não produzirá mais.

Quantas espigas de milho dá no pé?

Em média cada pé possui apenas duas espigas, mas a planta encontrada possuía oito espigas formadas e mais duas em formação. A área de milho, onde a planta foi encontrada, será destinada para silagem.

Qual adubo ideal para milho?

Fósforo (P2O5)

Portanto, em solos com alto teor de argila e baixos níveis de fosforo, devemos utilizar 110 a 120 kg de P2O5 por hectare. Para solos de alta a média fertilidade aplicar de 60 a 80 kg P2O5 por hectare. Essa recomendação pode ser a mesma utilizada para milho verão com finalidade de grãos.

Quanto tempo dura o ciclo do milho?

Normais: ciclo de 130 a 140 dias, florescimento aos 70 dias. No mercado, 10 a 15% das cultivares são de ciclo normal.

Como calcular o número de plantas de milho por hectare?

Divida 10.000 (valor de m² correspondentes a 1 hectare) pelo espaçamento da sua lavoura (em metros); O resultado dessa divisão deve ser multiplicado pelo n° de plantas por metro linear – e você terá a população de plantas por hectare.

Qual a quantidade de plantas de milho por hectare?

A população de plantas mínima recomendada varia entre 45000 a 63600 plantas por hectare com uma população média de 52625 plantas por hectare. Já a população máxima recomendada varia entre 50000 a 74000 plantas por hectare com uma população média de 62367 plantas por hectare.

Como ter uma boa plantação de milho?

7 dicas para maior eficiência no plantio de milho
  1. Clima.
  2. Umidade do solo.
  3. Profundidade correta das covas.
  4. Número correto de sementes.
  5. Distância ideal entre as sementes.
  6. Manejo da adubação.
  7. Controle de pragas e doenças.

Quantos kg de milho por ha?

QUAL A PRODUTIVIDADE MÉDIA POR HECTARE? 3.600 a 5.000kg de grãos (60 a 83 sacas de 60kg).

Quanto rende 1 saco de milho plantado?

1 saco de semente contém 60.000 sementes. capacidade de produção, consierando perda zero. consideranda o cultivo de variedade que produz uma espiga grande, neste caso descartando as espigas pequenas. considerando o peso de 40 Kg para cada saca com 100 espigas.

Como fazer cálculo de produtividade de milho?

Método 1: o mais simples e objetivo
  1. Saber a população de plantas por área;
  2. Coletar algumas espigas da área desejada;
  3. Calcular o peso médio de grãos de cada uma delas;
  4. Após ter o peso médio de grãos de cada espiga, basta multiplicar pelo número total de plantas encontradas no talhão.

Como calcular plantas por metro?

Para obter a estimativa de plantas por metro, o número total destas plantas deve ser dividido por 10. Exemplo: em uma lavoura com espaçamento de 45 cm entrelinhas, foram contadas plantas em 10 metros lineares, totalizando 120 plantas, desta forma, 120/10 é igual a 12 plantas por metro.

Como calcular número de plantas por metro linear?

Se plantarmos com um espaçamento de 0,60 metro, o número de sementes por metro será calculado da seguinte maneira: Sendo 1 hectare = 10.000 metros quadrados e o espaçamento entre fileiras de 0,60 m, temos o equivalente a uma faixa de 0,60 metros por 16.667 metros lineares (10.000 dividido por 0,60).

Qual é a importância do milho?

A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo.

Qual a importância do cultivo do milho para agricultura brasileira?

No início de seu cultivo, o milho era utilizado basicamente para a subsistência humana. Com o decorrer do tempo foi ganhando importância e transformou-se no principal insumo para a produção de aves e suínos, além de sua importância estratégica para a segurança alimentar do brasileiro ao longo das últimas décadas.

Qual a importância e cuidados do K para a cultura do milho?

K, caracterizando a cultura do milho destinada a produção de grãos como uma “bomba” recicladora de K, com uma reciclagem de 12 kg de K por tonelada de palha. O milho destinado à produção de forragem tem recomendações especiais porque todo material é cortado e removido do campo antes que a cultura complete o seu ciclo.

Qual a importância do espaçamento entre plantas?

O uso do espaçamento adequado de plantas, além de contribuir para maximizar a produtividade, uniformiza a maturação (CHAGAS, 1988), interferindo, ainda, sobre o controle de plantas daninhas e pode representar uma estratégia importante para a utilização mais eficiente de alguns fatores de produção, como luz, água e ...

Artigo anterior
Quais os benefícios do leite de búfala?
Artigo seguinte
Qual a vantagem de um pneu mais largo?