Qual o entendimento sobre o conflito entre a Súmula 84 do STJ e 621 do STF em relação aos embargos de terceiro?
Perguntado por: Duarte Azevedo de Mota | Última atualização: 17. März 2025Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)
A teor da Súmula 84 do STJ, que revogou a Súmula 621 do STF, admite-se a oposição de embargos de terceiro fundados em posse advinda de compromisso de compra e venda não registrado, os quais devem ser acolhidos, mormente em se considerando a ausência de elementos hábeis a induzir à existência de fraude na espécie.
O que diz a Súmula 84 do STJ?
Se não estiver inscrita a promessa, o promitente comprador é simples titular de direito pessoal, e embora na posse do imóvel, não pode atacar o ato de constrição judicial que é a penhora, como não o poderiam o comodatário, o locatário, o depositário, também possuidores e titulares de mero direito pessoal com relação à ...
É admissível a oposição de embargos de terceiro fundados em alegação de posse advinda do compromisso de compra e venda de imóvel ainda que desprovido de registro?
Admite-se a oposição de embargos de terceiro fundados em alegação de posse advinda do compromisso de compra e venda de imóvel, mesmo que desprovido do registro, entendimento que também deve ser aplicado na hipótese em que a posse é defendida com base em instrumento público de cessão de direitos hereditários”.
Quando é cabível a oposição de embargos de terceiro?
PRAZO PARA AJUIZAMENTO. I - Os embargos de terceiro podem ser opostos a qualquer tempo, com termo final em 5 (cinco) dias contados da arrematação, adjudicação ou remição, desde que antes da assinatura da respectiva carta.
Quem é o responsável pelo pagamento dos honorários advocatícios nos embargos de terceiro?
Em embargos de terceiro, quem deu causa à constrição indevida deve arcar com os honorários advocatícios. Relatora: Ministra Denise Arruda Agravante: Banco do Brasil S/A Advogada: Magda Montenegro e outros Agravado: Fazenda Nacional Procurador: Luís Alberto Saavedra e outros Interessado: Siderúrgica Spillere Ltda.
ENTENDA a SÚMULA 303 STJ. Embargos de terceiro e honorários advocatícios.
São devidos honorários de sucumbência nos embargos de terceiro?
Não são devidos honorários de sucumbência em embargos de terceiro, por se tratar de incidente da execução.
Tem sucumbência em embargos de terceiro?
SUCUMBÊNCIA. O terceiro que, para reaver bens submetidos à constrição judicial, valeu-se dos embargos de terceiro, deve ser ressarcido das despesas processuais e honorários advocatícios pelo exeqüente que os indicou à penhora, em face do princípio da sucumbência.
Quais os requisitos de admissibilidade dos embargos de terceiros?
- A existência de atos de constrição ou a ameaça de atos de constrição;
- Em desfavor de bens e/ou direitos de terceiros;
- Os terceiros devem ser alheios ao processo que originou a ameaça ou o ato de constrição.
Qual o recurso cabível contra decisão de embargos de terceiro?
O recurso cabível em face da sentença que julga os embargos de terceiro é o agravo de petição, conforme dispõe o art. 897 , alínea a da CLT .
Qual a diferença entre oposição e embargos de terceiro?
Assim sendo, a diferença fundamental entre os embargos de terceiro e a oposição é a constrição do objeto em litígio, visto que “aqueles recla- mam ato jurisdicional constritivo, enquanto esta se limita à pendência de uma causa”.
O que deve provar o embargante ao propor embargos de terceiro?
Nos embargos de terceiro cabe ao embargante o ônus da prova de sua propriedade ou posse decorrente de justo título sobre o bem, na forma da súmula 84 do STJ, para desconstituição da penhora.
Qual é a natureza jurídica dos embargos de terceiro?
NATUREZA DOS EMBARGOS DE TERCEIRO
Sua finalidade, como já destacado, é a de invalidar o que a doutrina cha- ma de esbulho judicial, uma vez que servem para a proteção da posse ou de um outro direito real qualquer do embargante sobre o bem objeto da constrição.
Quando é cabível ação de oposição?
Conclui-se, portanto, serem dois os momentos adequados à propositura da ação de oposição: antes da audiência e depois da audiência, mas antes da prolação da sentença. Para ambos os casos, a competência é do juízo da causa originária (61 CPC).
O que diz a Súmula 284 STF?
É inadmissível o recurso extraordinário, quando a deficiência na sua fundamentação não permitir a exata compreensão da controvérsia.
O que diz a Súmula 85 do STJ?
Nas relações jurídicas de trato sucessivo em que a Fazenda Pública figure como devedora, quando não tiver sido negado o próprio direito reclamado, a prescrição atinge apenas as prestações vencidas antes do qüinqüênio anterior à propositura da ação.
O que diz a Súmula 241 do STJ?
A reincidência penal não pode ser considerada como circunstância agravante e, simultaneamente, como circunstância judicial.
Qual é o juízo competente para julgar os embargos de terceiro?
2. Com efeito, a competência para processar e julgar os embargos de terceiro é sempre do juízo competente para a ação principal. Portanto, ainda que a constrição tenha sido determinada pelo Tribunal, em grau de competência recursal, terá sempre como gênese a ação principal que tramita no primeiro grau de jurisdição. 3.
Qual o procedimento dos embargos de terceiro?
Qual o procedimento dos embargos de terceiro? Segundo o artigo 677 do Código de Processo Civil, a petição inicial dos embargos deverá conter provas da condição de terceiro do embargante, além de provas posse ou domínio do bem. O valor da causa nos embargos de terceiro deverá ser o valor do bem constrito.
Quem deve figurar no polo passivo da ação de embargos de terceiro?
Devem integrar o pólo passivo da ação de embargos de terceiro todos aqueles que, de algum modo, se favoreceram do ato constritivo, situação na qual se insere o executado, quando parte dele a iniciativa de indicar à penhora o bem objeto da lide.” (STJ, 4ª Turma, REsp 739985-PR 2005/0001560-4, Rel.
Qual as 4 quatro hipóteses de cabimento dos embargos de declaração?
Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição; II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento; III - corrigir erro material.
Quais recursos tem duplo juízo de admissibilidade?
Mesmo com o advento do novo CPC, os recursos extraordinários e especiais, doravante denominados recursos excepcionais, continuaram a se submeter a duplo juízo de admissibilidade. O primeiro, perante os tribunais regionais federais e os tribunais de justiça, e o segundo, perante as cortes superiores a que se destinam.
Quanto um advogado cobra para entrar com embargos de terceiro?
Os honorários serão fixados entre o mínimo de 10 (dez) e o máximo de 20 (vinte) por cento sobre o valor da condenação, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa, atendidos os seguintes critérios (§ 2º, do art. 85, do CPC):
Quem deve ser citado nos embargos de terceiro?
Diz-se então que os embargos de terceiro constituem demanda à disposição daquele que, não sendo responsável patrimonial, ou possuindo bem específico que escapa a esta responsabilidade, sofre ameaça ou tem concretizada sobre patrimônio seu a prática de turbação ou de esbulho perpetrado por força de decisão judicial.
Qual o valor para entrar com embargos de terceiro?
1. O valor da causa nos embargos de terceiro deve corresponder ao valor do bem penhorado, não podendo exceder o valor do débito.
O que diz a Súmula 84 do STJ?
Se não estiver inscrita a promessa, o promitente comprador é simples titular de direito pessoal, e embora na posse do imóvel, não pode atacar o ato de constrição judicial que é a penhora, como não o poderiam o comodatário, o locatário, o depositário, também possuidores e titulares de mero direito pessoal com relação à ...
Quais os dois paradigmas mais conhecidos?
O que é aneurisma da aorta torácica?