O que é aneurisma da aorta torácica?

Perguntado por: Jorge Lima  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

Um aneurisma da aorta torácica é uma saliência ou protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo peito. A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Sai do coração, passa pelo peito (denominado área torácica) e vai até o abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas.

Quais são os sintomas de aneurisma da aorta?

Os aneurismas da aorta torácica podem ser assintomáticos ou provocar dor, tosse e sibilos. Aneurismas aórticos torácicos às vezes se rompem, o que causa dor muito intensa (começando nas costas e se irradiando para a região lombar e o abdômen), hipotensão arterial e morte.

Tem cura aneurisma aorta?

Aneurisma da aorta abdominal tem cura e pode ser corrigido por meio de cirurgia ou técnica endovascular. No entanto, nem todos demandam uma correção cirúrgica. Aneurismas pequenos (diâmetro entre 3 e 5,5 cm) não necessitam de correção e podem apenas ser monitorados.

Como é feita a cirurgia de aneurisma da aorta torácica?

Através de uma incisão ou punção na artéria da virilha, utilizando uns fios e uns cateteres coloca-se uma endoprótese (rede metálica revestida por tecido). O aneurisma é substituído pela endoprótese. A endoprótese fixa-se na aorta saudável antes e depois do aneurisma.

Qual o risco da aneurisma da aorta?

Quando não tratada, leva ao rompimento da aorta, que pode levar à morte em muitos casos. Por isso, o diagnóstico e o acompanhamento médico são fundamentais.

Aneurisma da aorta torácica

42 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a pessoa consegue viver com um aneurisma na aorta?

Pode-se observar que a sobrevida global dos pacientes operados para correção do aneurisma de aorta é grande (72% em 8 anos). Mesmo os pacientes mais idosos (> 75 anos) se beneficiaram da cirurgia, pois 86% deles ainda estavam vivos após 4 anos.

O que leva a pessoa ter um aneurisma?

O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes).

Qual o tamanho do aneurisma para operar?

Já no caso de o aneurisma apresentar um diâmetro maior do que 5,5 cm (em alguns casos 5 cm), em que as chances de ruptura são mais frequentes, é provável a indicação de intervenções cirúrgicas para reparar a artéria.

É perigoso a cirurgia de aneurisma?

Apesar de bastante conhecida, com bons resultados, esse tipo de tratamento contém riscos, além de ser demorada e necessitar de uma anestesia geral, e possuir uma recuperação lenta.

Como detectar aneurisma de aorta Toracica?

Diagnóstico. Se seu médico vir sinais de um aneurisma de aorta torácica, é possível que ele solicite exames para confirmar o diagnóstico. Esses exames geralmente incluem radiografia do tórax, ressonância magnética (RM), tomografia computadorizada (TC), ultrassom e angiografia.

O que uma pessoa com aneurisma não pode fazer?

A pessoa que não deve, não pode ou não quer ser operada precisa manter controle rigoroso da pressão arterial, não fumar e evitar esforços físicos.

Qual o tipo de aneurisma mais grave?

Aneurisma de Aorta Torácica

O maior risco dessa condição rara é uma dissecção, um rasgo na parede interna da aorta, que pode criar um canal cheio de sangue que interrompe o fluxo sanguíneo para o corpo.

Em qual lado fica a veia aorta?

A aorta é a maior artéria encontrada no nosso corpo. Ela tem sua origem no ventrículo esquerdo, uma das cavidades do coração, e daí se ramifica em várias outras artérias. Na sua região de origem, a aorta apresenta cerca de 2,8 cm de diâmetro, que gradualmente diminui à medida que suas ramificações surgem.

Quem tem aorta dilatada pode fazer caminhada?

Se não apresentar outras contra-indicações, geralmente o paciente com aneurisma de aorta pode fazer caminhadas na esteira. A prática de atividade física aeróbica e enventualmente exercícios resistidos com orientação e baixa carga são recomendados.

Quando um aneurisma da aorta é considerado grande?

Na aorta descendente, os aneurismas são geralmente considerados grandes quando têm > 6 cm. Em pacientes com a síndrome de Marfan, aneurismas grandes são aqueles que são ≥ 4,5 a 5 cm em qualquer local. O tratamento dos aneurismas micóticos é a terapêutica antibiótica agressiva direcionada ao patógeno específico.

Qual o valor de uma cirurgia da aorta?

O custo médio inicial da cirurgia foi de R$ 7.759,78 e o da angioplastia, de R$ 6.307,79.

É possível um aneurisma desaparecer?

Sem irrigação o aneurisma murcha e desaparece, no caso de ter rompido ele cicatriza e desaparece.

Onde se localiza a dor do aneurisma?

Apesar de o aneurisma ser diagnosticado por meio de uma arteriografia cerebral, é preciso ficar alerta a dores de cabeça quando elas são constantes e surgem acompanhadas de visão dupla, dores no pescoço e nos olhos.

Tem como tratar aneurisma sem cirurgia?

Praticamente todos os aneurismas cerebrais podem ser tratados por embolização com grandes chances de sucesso. Geralmente pacientes idosos ou com doenças graves associadas são encaminhados para a nova técnica. Porém, pessoas de qualquer idade podem ser submetidas ao procedimento com benefícios em relação à cirurgia.

Quantas horas é uma cirurgia de aneurisma?

O cérebro não é cortado, apenas dissecado e afastado para que a artéria com aneurisma, que geralmente se situa embaixo do cérebro seja encontrada e tratada. O procedimento é realizado com anestesia geral, dura cerca de 4 horas e, atualmente, é considerado bastante seguro e eficaz.

O que pode levar o rompimento da aorta?

Um aneurisma de aorta abdominal (AAA) consiste de uma protuberância cheia de sangue em uma parte da aorta que passa pelo abdômen. Com o tempo, esta protuberância na sua aorta pode tornar-se fraca e a força normal da pressão arterial pode causar a ruptura.

O que acontece quando o aneurisma da aorta se rompe?

Os aneurismas da aorta abdominal geralmente se expandem lentamente e, às vezes, se rompem. Eles podem causar uma sensação pulsante no abdômen e, caso se rompam, podem provocar dor profunda e extrema, hipotensão arterial e morte.

O que pode acontecer depois de uma cirurgia de aneurisma?

As possíveis sequelas são as mais variadas possíveis, já que praticamente qualquer estrutura cerebral pode ser atingida. Mais frequentemente, notam-se déficits motores, déficits na fala e déficits cognitivos.

Qual o médico que cuida de aneurisma?

O Médico Especialista em Aneurisma, capaz de realizar o tratamento mais adequado ao paciente é o Cirurgião Vascular e Endovascular. O Cirurgião Vascular cuida de todo o sistema circulatório, à exceção do coração (Cardiologista) e do cérebro (Neurocirurgião).

Quando a pessoa tem aneurisma pode se aposentar?

Pessoas com Aneurisma Cerebral podem receber o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS) se atenderem aos requisitos estabelecidos pelo INSS. Além disso, é possível solicitar a aposentadoria por invalidez se a condição impede o portador de exercer qualquer atividade laboral.

Artigo anterior
Qual o entendimento sobre o conflito entre a Súmula 84 do STJ e 621 do STF em relação aos embargos de terceiro?
Artigo seguinte
O que são métodos definitivos?