Qual o crime de vender produto vencido?

Perguntado por: Diogo Joel Neto  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (62 avaliações)

Vender produto fora do prazo é crime (artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90). Os produtos vencidos são impróprios para uso e consumo (artigo 18, do Código de Defesa do Consumidor).

É permitido vender produto vencido?

Vender produtos fora do prazo de validade é crime? Sim. A venda de produtos fora do prazo de validade constitui um crime contra o consumidor.

Qual a multa por vender produto vencido?

O descumprimento da medida, segundo o texto, sujeita o infrator a multa de R$ 3 mil por autuação, a ser aplicada pelos órgãos de defesa do consumidor e revertida para o financiamento de projetos relacionados com os objetivos da Política Nacional de Relações de Consumo, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

Qual o direito do consumidor quando encontrar produto vencido?

De acordo com seus termos, o consumidor que encontrar produto vencido no ponto de venda receberá gratuitamente outro dentro do prazo de validade.

Onde denunciar a venda de produtos vencidos?

Como denunciar

Pode também usar os canais competentes para reclamar ao Procon – o telefone 151 ou o email 151@procon.df.gov.br. A denúncia pode ser feita mesmo se o consumidor constatar, posteriormente, que o problema foi resolvido.

Especialista fala sobre venda de produtos vencidos

44 questões relacionadas encontradas

Como denunciar um mercado que vende produtos estragados?

Além disso, também pode E deve fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária local, ao Procon e ao Ministério Público do Consumidor. Se suspeitar que a contaminação pode prejudicar outros consumidores, denuncie o problema à Vigilância Sanitária local, assim como ao Procon e ao Ministério Público do Consumidor.

Como faço para denunciar mercado?

O Atendimento Telefônico através do número 151 está suspenso. Para o envio de consulta, reclamação ou denúncia, sugerimos que acesse o canal eletrônico, disponível 7 (sete) dias por semana, 24 (vinte e quatro) horas por dia. As reclamações devem ser remetidas para a Caixa Postal 152, CEP 01031-970-SP.

O que deve ser feito se for localizado algum produto e ou mercadoria com um dia do prazo de validade vencido?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso seja encontrado produto com prazo de validade vencida, deve-se pedir a substituição desses itens por outros similares. Se o fornecedor não tiver de tais produtos, deverá restituir a quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

Quais são os direitos do consumidor?

O consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido. Se o que foi prometido no anúncio não for cumprido, o consumidor tem direito de cancelar o contrato e receber a devolução da quantia que havia pago. A publicidade enganosa e a abusiva são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais são as leis do código de defesa do consumidor?

Código de Defesa do Consumidor - Lei 8078/90 | Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, Presidência da Republica.

Quanto tempo o cliente pode devolver um produto?

30 dias, quando for um produto ou um serviço não durável, como é o caso de alimentos, bebidas, tintas e outras mercadorias de consumo imediato; 90 dias, se o produto ou o serviço for durável, como eletrodomésticos e veículos.

Quanto tempo a loja tem para montar o produto?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor vigente (2017) em seus artigos 24 e 26, o prazo de garantia legal é de 90 dias. A contagem deste prazo tem início a partir da entrega efetiva do produto ou término da execução do serviço.

Qual o WhatsApp do Procon?

A partir desta quarta-feira (24), denúncias, sugestões e dúvidas podem ser enviadas pelo WhatsApp, por meio do número (22) 2627-6086. O novo canal para suporte à população tem como objetivo oferecer mais comodidade, tornando o atendimento acessível, além de agilizar as fiscalizações.

Como fazer denúncia pelo WhatsApp?

Denunciar um contato
  1. Abra a conversa com o usuário que você deseja denunciar.
  2. Toque em Mais opções > Mais > Denunciar.
  3. Selecione a caixa exibida para bloquear o usuário e apagar as mensagens da conversa.
  4. Toque em DENUNCIAR.

Como fazer uma denúncia na delegacia do consumidor?

Para fazer a denúncia, o consumidor deverá se deslocar até a sede da delegacia do consumidor da sua cidade. Lá, ele será atendido pessoalmente, sendo acompanhado por um funcionário do Órgão e terá sua reclamação registrada junto ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC.

Como fazer uma denúncia anônima a Vigilância Sanitária SP?

A Secretaria de Estado da Saúde pede a colaboração da população no combate a irregularidades e recebe denúncias 24 horas por dia pelo telefone 0800 771 3541 ou e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br.

O que posso denunciar na Vigilância Sanitária?

Saúde - Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021

Pelo telefone 0800-771-3541, é possível denunciar irregularidades no comércio, aglomerações de pessoas e falta do uso de máscara, entre outras situações.

O que diz o artigo 18 do Código de defesa do consumidor?

18, § 1º, do CDC, no caso de o vício de qualidade não ser sanado no prazo de 30 (trinta) dias, cabe ao consumidor, independentemente de justificativa, optar pela substituição do bem, pela restituição do preço, ou pelo abatimento proporcional.

Quando a loja vende um produto que não tem?

Você tem três opções: denunciar ao Procon local, ao site Consumidor.gov.br e, caso ainda não haja solução, buscar a orientação jurídica de um advogado especializado em Direito do Consumidor.

Quando começa a contar o prazo de entrega?

COMO FUNCIONA O PRAZO DE ENTREGA

O prazo de entrega começa a contar a partir da data de envio do seu pedido. Dessa maneira, se o pedido foi efetuado em uma sexta-feira, e teve seu pagamento confirmado no sábado, o prazo começa a contar a partir da segunda-feira, pois será a data de envio.

Quanto tempo posso esperar um lanche?

Leia mais. O Procon destaca, porém, que apesar de o código ser aplicável em qualquer situação de atraso, espera-se que o consumidor tenha um pouco de “razoabilidade”, ou seja, tolere atrasos pequenos como de 5 ou 10 minutos, que são comuns em cidades maiores e com mais trânsito.

Quanto tempo posso desistir de uma compra em loja física?

Garantia ou loja física

O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios ou defeitos.

Pode devolver o produto por arrependimento?

DIREITO DE TROCAS E DE ARREPENDIMENTO

O CDC garante ao consumidor o prazo de 7 (sete) dias para exercer seu direito ao arrependimento. Assim, o produto ou serviço deve ter a contratação cancelada e eventual produto deve ser devolvido ao fornecedor.

Quais são os principais direitos do consumidor requeridos no Procon?

Confira abaixo:
  1. Proteção da vida e da saúde. ...
  2. Educação para o consumo. ...
  3. Liberdade de escolha de produtos e serviços. ...
  4. Informação. ...
  5. Proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ...
  6. Proteção contratual. ...
  7. Indenização. ...
  8. Acesso à Justiça.

Artigo anterior
Qual é a grama mais macia?
Artigo seguinte
Qual o CNAE para bar e restaurante?