Qual o conceito do chamado custeio variável?

Perguntado por: Kyara Carolina de Martins  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

O custeio variável é um tipo de custeio que considera como custo de produção apenas as despesas variáveis que foram reportadas em determinado período. Ou seja, o que integra o custo variável de uma empresa variará de acordo com a sua atividade-fim, serviço ou produto.

Qual a definição de custeio variável?

O que é custeio variável

Custos variáveis: são os custos que variam conforme o volume de produção e vendas da empresa, aumentando ou diminuindo proporcionalmente de acordo com os resultados do período.

Qual a principal característica do custeio variável?

O Custeio Variável tem como características: Englobar custos variáveis diretos e indiretos; ... Estabelecer o custo parcial unitário do produto/serviço, uma vez que considera os custos variáveis; Indicado para decisões realizadas a curto prazo.

Qual a importância do custeio variável?

As maiores vantagens do método de custeio variável é definir a margem de contribuição, já mencionada acima, e esclarecer os custos dos produtos. No entanto, a sua desvantagem é que os dados apurados não são úteis em longo prazo e também não são podem ser usados na contabilidade da empresa.

Como se faz o custeio variável?

Cálculo custos variáveis: Método 1
  1. O primeiro passo a se fazer é identificar os custos fixos e os variáveis;
  2. Escolha um período de tempo e some todos as despesas variáveis de um período;
  3. Depois, faça a divisão das despesas variáveis pelo volume de produção.

AULA 12 | CUSTEIO VARIÁVEL

20 questões relacionadas encontradas

O que são custos variáveis exemplos?

Exemplos de custos variáveis

Matérias-primas; Embalagens; Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar); ... Entre outros custos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.

Como calcular o custo variável unitário?

Sabendo o total de custos fixos e variáveis, basta somá-los para ter o custo total da sua produção. Se quiser descobrir o custo unitário, divida o total pela quantidade produzida no período a ser analisado.

Qual a importância dos métodos de custeio?

Os métodos de custeio são ferramentas importantes para a geração de informações relevantes para a tomada de decisões. ... Além disso, são os gestores que, de posse das informações geradas pelo método aplicado, seja este, tradicional, convencional ou híbrido, decidem sobre as ações a serem tomadas.

Por que o sistema de custeio variável é mais útil para a tomada de decisão de curto prazo do que o custeio por absorção?

Outra vantagem do custeio variável é a não-adoção de critérios de rateio para apropriação dos custos fixos, já que esses são considerados como despesas do período. fixos, que são ligados à capacidade de produção e de planejamento de longo prazo, podendo trazer problemas de continuidade para a empresa.

Qual a vantagem do custeio por absorção?

Custeio por absorção – Vantagens

Possibilita um planejamento a longo prazo por possuir informações completas sobre todos os itens. Define com maior precisão o custo final de cada produto. É menos complexo e pode ser utilizado em alguma apresentação externa. A tomada de crédito, por exemplo.

Qual o principal objetivo do método de Custeio ABC?

O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...

Quais são os principais custos variáveis?

Quais são os custos variáveis de uma empresa?
  • energia elétrica e água – caso sua produção dependa disso;
  • horas extras pagas a funcionários;
  • matéria prima;
  • custos com logística e entrega;
  • comissão de vendas;
  • taxas de remessa.

Por que o custo variável é uma informação importantíssima para as decisões gerenciais?

Já no Método de Custeio Variável apenas os custos variáveis são apropriados aos produtos ou serviços, tornando-se útil para auxiliar a tomada de decisões visto que os custos não sofrem influência de rateios arbitrários (REBELATTO, 2004).

Porque o custeio direto ou variável é utilizado como ferramenta de apoio à decisão gerencial?

Este método de custeio direto é utilizado como instrumento para tomada de decisão por ser desenvolvido no sistema de custo contábil e na apuração paralela, que irá segregar os custos fixos das variáveis. ... Palavras chave: Tomada de decisão, Método de Custeio, Controle.

Porque o sistema de custeio por absorção é o mais utilizado pelas empresas?

Sem dúvida, a principal vantagem de utilizar o custeio por absorção é porque este é o único método aceito legalmente para demonstrativo de resultados. Ele também é um método bastante fácil de implementar, pois não exige que a empresa separe os custos por tipos, já que considera todos eles, igualmente.

Qual a importância de saber utilizar os métodos de custeio nas empresas?

Além disso, o custeio colabora com a criação de uma cultura de redução de custos da empresa. Ou seja, com uma boa estruturação do mesmo, é possível reduzir as despesas sem perder a qualidade nas entregas.

Qual a importância de um sistema de custeio adequado para cada tipo de empresa?

Sua importância está em auxiliar o gestor no controle e planejamento do total dos custos e despesas, bem como facilita a minimização dos gastos totais de uma empresa num determinado período.

O que é um método de custeio?

Mas o que é, exatamente, o custeio de um produto? É o cálculo de todos os custos que a empresa tem para produzir ou fornecer determinado produto. Devem ser levados em consideração tanto os custos diretos quanto os indiretos.

Como calcular o custo unitário de um serviço?

O custo unitário de um serviço é dado pela soma dos custos de todos os equipamentos, mão de obra e materiais utilizados na sua execução. A esse valor, somam-se também os custos unitários com transporte, itens de incidência e serviços auxiliares.

Como se calcula o custo fixo unitário?

Divida as suas despesas fixas por unidades produzidas. Seguindo o exemplo, 1.000 reais dividido por 2.000 unidades que é igual a 0,50 reais por unidade, este seria o seu custo fixo por unidade também conhecido como custo fixo unitário (CFu).

Como calcular o CIF de um produto?

CIF na Formação de Preços
  1. Valor (Percentual do CIF) = "Valor p/ Taxa" dos custos indiretos dividido pelo "Valor p/ Taxa" dos diretos, ambos valores totais.is.
  2. "Vlr CIF Padrão" = é o total de custos indiretos apresentados na coluna "Valor p/ Taxa".

O que são custos fixos e variáveis exemplos?

Fixas são as despesas que não variam em função da produção. Já as variáveis, é claro, são as que variam conforme sua empresa produz maiores ou menores quantidades. Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros.

São exemplos de custo fixo é variável respectivamente?

Também são exemplos de custos fixos os gastos com limpeza, segurança e manutenção de máquinas. Já a matéria-prima é um exemplo típico de custo variável. Quanto mais produtos forem fabricados por uma indústria, maior será seu consumo de matéria-prima e, portanto, o gasto com ela.

São exemplos de custos indiretos?

Exemplos de custos indiretos
  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

Por que o custeio variável não é aceito pela legislação do Imposto de Renda?

O Custeio Variável contraria os princípios contábeis e também as normas do fisco, pois, tanto a legislação societária quanto a fiscal exigem que todos os custos sejam atribuídos aos produtos, independentemente de fixos ou variáveis.

Artigo anterior
Para que serve o ponto de véu?
Artigo seguinte
O que é desidratação grave?