Qual o conceito de usucapião?

Perguntado por: Cristiana Lopes Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

O direito que um cidadão adquire em relação à propriedade de bens móveis ou imóveis, em decorrência do uso continuado durante determinado lapso temporal é chamado de usucapião.

O que é usucapião e como funciona?

A usucapião é uma forma de estabelecer uma função social (como moradia, subsistência, atividade econômica ou outro) para alguém que toma posse, cuida e preza pela manutenção de um bem que, na mão de seu dono, não esteja em consonância com suas obrigações com a sociedade.

Quando a pessoa tem direito a usucapião?

O que é Usucapião? É o direito pelo qual um cidadão adquire a propriedade de um bem móvel ou imóvel em decorrência do uso por um determinado tempo. Para que esse direito seja reconhecido é necessário que sejam atendidos alguns pré-requisitos previstos na lei, específicamente no Código Civil e na Constiuição Brasileira.

Quais são os requisitos formais para a usucapião?

Os requisitos formais na usucapião devem ser, obrigatoriamente, a posse (ad usucapionem contínua e incontestada) e o transcurso de certo lapso temporal, que varia em função do prazo estabelecido em lei.

Quais os principais elementos que fundamentam o instituto da usucapião e quais os princípios constitucionais o respaldam?

Para reconhecimento da usucapião, em sua modalidade ordinária, são exigidos os requisitos genéricos da usucapião – animus domini, posse mansa e pacífica, de boa-fé e ininterrupta -, mais o justo título, constituído por documento suficiente para o ato translativo ou constitutivo da propriedade, emitido por quem tem o ...

Usucapião: Conceito, espécies e requisitos

19 questões relacionadas encontradas

Quais os requisitos para a usucapião extraordinária?

Quais os requisitos da usucapião extraordinária?
  • Posse do imóvel por 15 anos ininterruptos. ...
  • Inexistência de oposição à posse. ...
  • Possuir o imóvel como dono. ...
  • Justo título. ...
  • Boa-fé ...
  • Prazo da posse. ...
  • Imóvel de até 250m² ...
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural.

O que é preciso para comprovar usucapião?

Além da documentação (sugerida acima) para comprovar o tempo de posse, será necessário apresentar, juntamente com a petição inicial, os documentos dos moradores, comprovante do local de moradia (cadastro social ou comprovante de residência), a matrícula do imóvel objeto do usucapião, planta e memorial descritivo do ...

O que impede o usucapião?

Além disso, bens irregulares, sem registro, sem demarcação ou sem matrícula pública podem ser objetos de usucapião. Por outro lado, se o dono do bem cuida corretamente dele, paga os tributos e contas necessárias e o administra de acordo com o que estabelece a lei, o bem dificilmente será usucapido.

Quando não cabe usucapião?

Posse mansa e pacífica: Importante que não haja nenhuma contestação do proprietário legítimo registrado no Cartório de Registro de Imóveis da área usucapienda. Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião.

Quanto tempo demora um processo de usucapião?

Ação de Usucapião Judicial: O tempo médio do processo gira em torno de 3 anos, mas lembrando que muito depende de fatores externos como o Fórum (Cidade), a Vara, a anuência ou não dos confrontantes, etc.

Quem paga aluguel tem direito a usucapião?

Em regra, o inquilino NÃO pode pedir usucapião do imóvel alugado. Para requerer usucapião de um imóvel o interessado precisa cumprir 3 (três requisitos), qual seja: a) posse mansa, pacífica e ininterrupta, b) vontade de ser dono e c) tempo que exerce a posse.

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

e) Usucapião especial urbano coletivo (arts. 10 a 12 do Estatuto da Cidade[3]): os requisitos são os seguintes: (a) Prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano superior a 250m²; (c) posse coletiva de população de baixa renda; (d) finalidade de moradia.

Qual das alternativas não pode ser objeto de usucapião?

Os direitos reais de uso, gozo e fruição não podem ser objeto de usucapião.

Quem pode contestar ação de usucapião?

A ação de usucapião é proposta erga omnes, o que motiva seu procedimento editalício e significa dizer que qualquer interessado, certo ou incerto, habilita-se como réu na ação dominial, podendo contestar o pedido, tudo a retirar o interesse de agir via de intervenção de terceiro.

Quem tem imóvel pode pedir usucapião?

Portanto, na usucapião especial rural, especial urbana e familiar não pode o interessado ser proprietário de outro imóvel, nas demais espécies ser dono de um imóvel não prejudica o pedido de usucapião.

É possível usucapião entre parentes?

Então, neste caso, é possível usucapião contra parentes? A resposta é sim, este possuidor poderá utilizar deste meio para regularizar a situação fática vivenciada, mesmo que não tenha sido realizada o inventário do bem quando.

Como se comprova a posse de um imóvel?

A posse pode ser demonstrada por meio de contas de prestação de serviços públicos em nome do possuidor, como água, luz etc. Testemunhas, fotos e documentos legais como contrato particular de compra e venda também são utilizados quando é necessário efetuar a comprovação de posse.

Quanto custa fazer usucapião no Cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Quais os documentos necessários para usucapião extrajudicial?

Usucapião Extrajudicial
  • Planta e Memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado.
  • Certidões negativas dos distribuidores da comarca da situação do imóvel e do domicílio do requerente.
  • Justo título que demonstre a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse.
  • Qualificação completa do requerente.

Quais os requisitos do usucapião extraordinário e ordinário?

ORDINÁRIO E EXTRAORDINÁRIO

O usucapião ordinário, sempre irá ter como requisito, tempo de posse mínima no bem inferior ao extraordinário, devendo para se propor este tipo de usucapião que a parte comprove a posse mansa e pacifica no bem por pelo menos 10 anos de maneira ininterrupta, boa fé e justo título.

Quanto tempo demora um processo de usucapião extraordinário?

Em regra, o procedimento deverá durar cerca de 120 dias. Todavia, nada impede que seja necessária uma duração mais prolongada.

Para que se tenha a usucapião extraordinária um dos requisitos legais seria a decurso do prazo de dez anos entre presentes?

A "usucapião extraordinária", que independe de justo título e boa-fé, passa a ter prazo de 15 anos, podendo ser diminuído para 10, caso o possuidor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

Quais são os tipos de usucapião?

Quais são os tipos de usucapião?
  • Usucapião Extraordinária. A usucapião Extraordinária diz respeito aos Bens Imóveis, previsto pelo Código Civil. ...
  • Usucapião Ordinária. ...
  • Usucapião Rural. ...
  • Usucapião Urbana. ...
  • Usucapião coletiva. ...
  • Usucapião Familiar. ...
  • Usucapião de Bens Móveis.

Quais as duas fases do usucapião?

A Constituição Federal de 1988 trouxe outras duas espécies de usucapião, quais sejam, a constitucional urbana e a constitucional rural.
  • 4.1. Usucapião especial urbana. A usucapião especial urbana encontra-se disposta no art. ...
  • 4.2. Usucapião especial rural.

Artigo anterior
Qual objetivo da Saúde Coletiva?
Artigo seguinte
Quais são as três referências dos serviços socioassistenciais?