Qual o conceito de qualidade de um produto ou serviço?
Perguntado por: Manuel Ivan de Martins | Última atualização: 7. April 2022Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)
O conceito de qualidade pode ser definido como a totalidade de características de um produto ou serviço que possuem a capacidade de satisfazer uma certa necessidade de um determinado cliente.
O que é qualidade de um produto ou serviço?
A qualidade do produto ou serviço se refere basicamente ao nível em que este entregável atende aos requisitos previamente estabelecidos para ele. Por exemplo, você estava em alguma pizzaria e solicitou uma pizza de atum e veio atum com queijo. Este produto (pizza) está não conforme.
Qual é o conceito de qualidade?
Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.
O que define a qualidade do produto?
Definição focada no produto: a qualidade é constituída de variáveis e atributos que podem ser medidos e controlados, ou seja, os produtos de uma mesma família tem que apresentar as mesmas características, não podendo haver diferenciação entre eles.
Qual a diferença entre qualidade de serviços e produtos?
Afinal, qual é a diferença entre produto e serviço? Frequentemente se diz que produtos são tangíveis, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis, não podem ser tocados. ... O serviço, por sua vez, não transforma objetos em bens, mas é consumido enquanto é prestado.
Gestão de Qualidade (Conceitos) - Aula 01
O que são produtos e serviços?
§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
Como definir produtos e serviços de uma empresa?
É preciso definir os principais produtos e serviços que serão oferecidos, entender o nicho de mercado, o perfil dos consumidores, concorrentes e por aí vai. Dessa forma, fica mais fácil escolher em qual segmento que a sua empresa deve atuar e que, claro, traga mais resultado.
Como avaliar a qualidade de um produto?
A qualidade de um produto ou serviço é medida de duas formas. A primeira é avaliando se a fabricação respeita as normas, regulamentos e especificações existentes na elaboração do projeto. A outra é medindo a quantidade de falhas que o processo registra, resultando em produtos defeituosos.
Quais os atributos da qualidade de um produto?
Segundo Juran, "característica de qualidade é qualquer aspecto, propriedade, atributo etc. de um produto, necessário para se conseguir a propriedade de ser adequado ao uso como, por exemplo, dimensões, acabamento, cor, dureza, acidez, durabilidade etc.".
Qual o principal elemento da qualidade?
Garantia, Gestão e Controle: Os três fundamentos
Ou seja, a garantia de qualidade vai além do factível ao produto e atinge a percepção do consumidor.
O que é qualidade resposta?
CONCEITO DE QUALIDADE APLICADO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Para Dening (1990), qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor. Ele é quem pode aferir a qualidade do bem ou serviço. Para Crosby (1990), a qualidade está associada a dois princípios: a conformidade aos requisitos e a ausência de defeitos.
O que é conceito de gestão da qualidade?
Gestão da qualidade é o exercício de supervisionar as atividades, tarefas e processos (entradas) utilizados na criação de um produto ou serviço (saídas) para que possam ser mantidos em um padrão alto e consistente.
Qual o conceito de qualidade da educação?
Fatores intra e extraescolares da qualidade - O conceito de qualidade da educação é “polissêmico”: do ponto de vista social a educação é de qualidade “quando contribui para a equidade; do ponto de vista econômico, a qualidade refere-se à eficiência no uso dos recursos destinados a educação” (Dourado, 2007:12).
Quais são os tipos de qualidade?
- Determinação. Ser determinado é ser firme nos seus propósitos. ...
- Resiliência. Resiliência é a qualidade de resistir com firmeza às adversidades da vida. ...
- Cordialidade. Ser cordial é o mesmo que ser delicado, amável e gentil com as outras pessoas. ...
- Paciência. ...
- Inteligência. ...
- Responsabilidade. ...
- Sinceridade. ...
- Desenvoltura.
Quais são os elementos da qualidade?
De acordo com os estudos sobre gestão da qualidade, existem seis elementos nos quais a mesma se baseia, sendo eles: excelência, valor, especificações, conformidade, regularidade e adequação ao uso.
O que é a qualidade de uma empresa?
Mas o que é qualidade em uma empresa? Qualidade é a conformidade consistente com as expectativas dos clientes. Outras definições incluem: grau de excelência ou perfeição, melhor absoluto, conformidade às normas e aos requisitos funcionais, adequado para a finalidade para a qual foi projetado.
Quais são os cinco atributos da qualidade?
- Características/especificações (Atributos dos produtos) ...
- Desempenho (Características operacionais básicas ) ...
- Conformidade (Grau de concordância com especificações) ...
- Confiabilidade (Probabilidade de ocorrência de falhas) ...
- Durabilidade (Medida da vida útil do produto) ...
- Imagem (Percepção inicial do cliente sobre o produto)
O que é atributo de qualidade?
Como principal resultado destaca-se a identificação dos seguintes atributos: acessibilidade, clareza, completeza, concisão, consistência, credibilidade, disponibilidade, empacotamento, facilidade de uso, histórico, interface, interpretabilidade, objetividade, precisão, prontidão, quantidade, relevância, reputação, ...
Quais são as características de qualidade?
As características da qualidade:
São propriedades diferenciadoras inerentes a um produto ou serviço, processo ou sistema, relacionadas a requisitos. ... Assim é usual classificarmos ou separarmos em categorias, requisitos da qualidade que tenham o mesmo uso funcional.
Como se mede a qualidade?
- Crie um formulário de pesquisa. Se elaborada de forma eficaz, essa pode ser uma ótima maneira de descobrir o que os clientes pensam dos serviços que sua empresa oferece. ...
- Faça reuniões com os clientes. ...
- Monitore as redes sociais. ...
- Analise as reclamações. ...
- Invista em tecnologia.
Como descrever serviços prestados?
- Responda perguntas. Na hora de fazer uma descrição para determinado serviço você deve sempre pensar como um cliente. ...
- Escreva em tópicos. Uma dica que pode ser bem aproveitada é descrever o seu serviço em tópicos. ...
- Use depoimentos de clientes. ...
- Tire boas fotos.
Como definir o meu produto?
É importante que a definição do produto ou serviço seja baseada em sua singularidade, sua funcionalidade e na necessidade do cliente que pretende atender. Nessa fase de planejamento não se esqueça de que as melhores pessoas confirmar se de fato seu produto ou serviço funciona é o seu potencial cliente.
O que são serviços de uma empresa?
Na área da economia, serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente. Por isso, o serviço é definido como sendo um bem não material, intangível.
O que é um produto?
Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
O que é um serviço?
substantivo masculino Ação ou efeito de servir, de ser útil ou de oferecer auxílio e ajuda, geralmente prestando algum tipo de trabalho. O trabalho que se fez; expediente, mister, tarefa, função, ocupação.
Quem faz o papel de Elisa na novela Amor com Amor se Paga?
Onde surgiu a Legião de Maria?