Qual o conceito de qualidade de um produto ou serviço?

Perguntado por: Manuel Ivan de Martins  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

O conceito de qualidade pode ser definido como a totalidade de características de um produto ou serviço que possuem a capacidade de satisfazer uma certa necessidade de um determinado cliente.

O que é qualidade de um produto ou serviço?

A qualidade do produto ou serviço se refere basicamente ao nível em que este entregável atende aos requisitos previamente estabelecidos para ele. Por exemplo, você estava em alguma pizzaria e solicitou uma pizza de atum e veio atum com queijo. Este produto (pizza) está não conforme.

Qual é o conceito de qualidade?

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

O que define a qualidade do produto?

Definição focada no produto: a qualidade é constituída de variáveis e atributos que podem ser medidos e controlados, ou seja, os produtos de uma mesma família tem que apresentar as mesmas características, não podendo haver diferenciação entre eles.

Qual a diferença entre qualidade de serviços e produtos?

Afinal, qual é a diferença entre produto e serviço? Frequentemente se diz que produtos são tangíveis, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis, não podem ser tocados. ... O serviço, por sua vez, não transforma objetos em bens, mas é consumido enquanto é prestado.

Gestão de Qualidade (Conceitos) - Aula 01

26 questões relacionadas encontradas

O que são produtos e serviços?

§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.

Como definir produtos e serviços de uma empresa?

É preciso definir os principais produtos e serviços que serão oferecidos, entender o nicho de mercado, o perfil dos consumidores, concorrentes e por aí vai. Dessa forma, fica mais fácil escolher em qual segmento que a sua empresa deve atuar e que, claro, traga mais resultado.

Como avaliar a qualidade de um produto?

A qualidade de um produto ou serviço é medida de duas formas. A primeira é avaliando se a fabricação respeita as normas, regulamentos e especificações existentes na elaboração do projeto. A outra é medindo a quantidade de falhas que o processo registra, resultando em produtos defeituosos.

Quais os atributos da qualidade de um produto?

Segundo Juran, "característica de qualidade é qualquer aspecto, propriedade, atributo etc. de um produto, necessário para se conseguir a propriedade de ser adequado ao uso como, por exemplo, dimensões, acabamento, cor, dureza, acidez, durabilidade etc.".

Qual o principal elemento da qualidade?

Garantia, Gestão e Controle: Os três fundamentos

Ou seja, a garantia de qualidade vai além do factível ao produto e atinge a percepção do consumidor.

O que é qualidade resposta?

CONCEITO DE QUALIDADE APLICADO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Para Dening (1990), qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor. Ele é quem pode aferir a qualidade do bem ou serviço. Para Crosby (1990), a qualidade está associada a dois princípios: a conformidade aos requisitos e a ausência de defeitos.

O que é conceito de gestão da qualidade?

Gestão da qualidade é o exercício de supervisionar as atividades, tarefas e processos (entradas) utilizados na criação de um produto ou serviço (saídas) para que possam ser mantidos em um padrão alto e consistente.

Qual o conceito de qualidade da educação?

Fatores intra e extraescolares da qualidade - O conceito de qualidade da educação é “polissêmico”: do ponto de vista social a educação é de qualidade “quando contribui para a equidade; do ponto de vista econômico, a qualidade refere-se à eficiência no uso dos recursos destinados a educação” (Dourado, 2007:12).

Quais são os tipos de qualidade?

35 qualidades
  • Determinação. Ser determinado é ser firme nos seus propósitos. ...
  • Resiliência. Resiliência é a qualidade de resistir com firmeza às adversidades da vida. ...
  • Cordialidade. Ser cordial é o mesmo que ser delicado, amável e gentil com as outras pessoas. ...
  • Paciência. ...
  • Inteligência. ...
  • Responsabilidade. ...
  • Sinceridade. ...
  • Desenvoltura.

Quais são os elementos da qualidade?

De acordo com os estudos sobre gestão da qualidade, existem seis elementos nos quais a mesma se baseia, sendo eles: excelência, valor, especificações, conformidade, regularidade e adequação ao uso.

O que é a qualidade de uma empresa?

Mas o que é qualidade em uma empresa? Qualidade é a conformidade consistente com as expectativas dos clientes. Outras definições incluem: grau de excelência ou perfeição, melhor absoluto, conformidade às normas e aos requisitos funcionais, adequado para a finalidade para a qual foi projetado.

Quais são os cinco atributos da qualidade?

  • Características/especificações (Atributos dos produtos) ...
  • Desempenho (Características operacionais básicas ) ...
  • Conformidade (Grau de concordância com especificações) ...
  • Confiabilidade (Probabilidade de ocorrência de falhas) ...
  • Durabilidade (Medida da vida útil do produto) ...
  • Imagem (Percepção inicial do cliente sobre o produto)

O que é atributo de qualidade?

Como principal resultado destaca-se a identificação dos seguintes atributos: acessibilidade, clareza, completeza, concisão, consistência, credibilidade, disponibilidade, empacotamento, facilidade de uso, histórico, interface, interpretabilidade, objetividade, precisão, prontidão, quantidade, relevância, reputação, ...

Quais são as características de qualidade?

As características da qualidade:

São propriedades diferenciadoras inerentes a um produto ou serviço, processo ou sistema, relacionadas a requisitos. ... Assim é usual classificarmos ou separarmos em categorias, requisitos da qualidade que tenham o mesmo uso funcional.

Como se mede a qualidade?

Como medir e melhorar a qualidade de serviços
  1. Crie um formulário de pesquisa. Se elaborada de forma eficaz, essa pode ser uma ótima maneira de descobrir o que os clientes pensam dos serviços que sua empresa oferece. ...
  2. Faça reuniões com os clientes. ...
  3. Monitore as redes sociais. ...
  4. Analise as reclamações. ...
  5. Invista em tecnologia.

Como descrever serviços prestados?

  1. Responda perguntas. Na hora de fazer uma descrição para determinado serviço você deve sempre pensar como um cliente. ...
  2. Escreva em tópicos. Uma dica que pode ser bem aproveitada é descrever o seu serviço em tópicos. ...
  3. Use depoimentos de clientes. ...
  4. Tire boas fotos.

Como definir o meu produto?

É importante que a definição do produto ou serviço seja baseada em sua singularidade, sua funcionalidade e na necessidade do cliente que pretende atender. Nessa fase de planejamento não se esqueça de que as melhores pessoas confirmar se de fato seu produto ou serviço funciona é o seu potencial cliente.

O que são serviços de uma empresa?

Na área da economia, serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma empresa para responder às expectativas e necessidades do cliente. Por isso, o serviço é definido como sendo um bem não material, intangível.

O que é um produto?

Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

O que é um serviço?

substantivo masculino Ação ou efeito de servir, de ser útil ou de oferecer auxílio e ajuda, geralmente prestando algum tipo de trabalho. O trabalho que se fez; expediente, mister, tarefa, função, ocupação.

Artigo anterior
Quem faz o papel de Elisa na novela Amor com Amor se Paga?
Artigo seguinte
Onde surgiu a Legião de Maria?