Qual o conceito de estratégia?

Perguntado por: Lorena Iara Leal de Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (39 avaliações)

Schendel e Hatten (1972) Estratégia é definida como os objetivos básicos da organização, as diretrizes para orientar as ações e atingir estes objetivos, e a alocação de recursos para a organização se relacionar com seu ambiente.

Qual é o conceito de estratégia?

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

O que é estratégia para a administração?

Já para MINTZBERG e QUINN (1991), estratégia “é um modelo ou plano que integra os objetivos, as políticas e as ações seqüenciais de uma organização, em um todo coeso”. MEIRELLES e GONÇALVES (2001) definem estratégia como a “disciplina da administração que se ocupa da adequação da organização ao seu ambiente”.

Quais são os tipos de estratégia?

Os tipos de estratégia
  • Estratégia de sobrevivência: Essa estratégia é adotada quando a empresa não tem outra alternativa e se encontra em uma situação inadequada e caótica. ...
  • Estratégia de manutenção: ...
  • Estratégia de crescimento: ...
  • Estratégia de desenvolvimento:

O que é a estratégia de uma empresa?

E estratégia empresarial? É como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados na Administração Estratégica que é o processo de planejar, executar e controlar. Abrange as áreas de marketing, operações, pessoas e finanças, conduzidas a partir de uma estratégia ampla da organização.

Conceito de estrategia

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 elementos fundamentais na estratégia empresarial?

Quatro elementos fundamentais de uma boa estratégia de informação
  • Primeiro elemento: Business Intelligence. ...
  • Segundo elemento: Gestão de desepenho. ...
  • Terceiro elemento: Análise avançada. ...
  • Quarto elemento: A integridade dos dados. ...
  • Conclusão.

Como fazer a estratégia de uma empresa?

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?
  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

Quais os tipos de estratégias argumentativas?

Quais são as estratégias argumentativas?
  1. Comprovação. Para que o leitor acredite naquilo que você está argumentando, é preciso que haja comprovação, certo? ...
  2. Exemplificação. ...
  3. Citação. ...
  4. Causa e Consequência. ...
  5. Contraste. ...
  6. Alusão histórica.

Quais são os tipos de estratégias empresariais?

A estratégia empresarial está dividida em dois tipos: Estratégia Cooperativa e Estratégia Competitiva, e para que sejam realizadas de forma eficaz as oportunidades de mercado precisam ser visualizadas com antecedência, assim como as limitações e ameaças.

Quais são os três níveis de estratégia?

É fundamental que a empresa tenha um planejamento

Por isso, na gestão empresarial, o planejamento da empresa é fundamental para definir os principais objetivos e isso pode ser feito em três níveis: estratégico, tático e operacional.

O que é estratégia de trabalho?

"Trata-se de fazer o que você precisa para trabalhar de maneira eficiente." A seguir, confira quatro estratégias utilizadas por pessoas altamente produtivas, segundo os estudos realizados por Imber.

Qual a principal função da definição de estratégias?

A estratégia expressa como uma organização utiliza seus pontos fortes e fracos(existentes e potenciais) para atingir seus objetivos, levando em conta as oportunidades e ameaças do meio ambiente.

Qual é o objetivo da estratégia?

É o método estabelecido para se atingir o objetivo. Define ideias, táticas, indicadores, cronograma e recursos necessários.

Qual a finalidade da estratégia?

A estratégia seria um conjunto de medidas abrangentes de tempo futuro que visam uma vantagem competitiva.

Quais os tipos de estratégias de marketing?

Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado.

Quais são os tipos de argumentos?

TIPOS DE ARGUMENTOS
  1. Argumento de Autoridade: ...
  2. Argumento por Causa e Consequência: ...
  3. Argumento de Exemplificação ou Ilustração: ...
  4. Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ...
  5. Argumento por analogia (ou a simili): ...
  6. Argumento de Senso Comum: ...
  7. Argumento de fuga:

Quais os tipos de recursos argumentativos?

Principais Recursos Argumentativos

Argumento de Provas Concretas – É comprovado por meio da experiência e da observação de dados que confirmem a validade. É o argumento empregado nos textos jornalísticos. Argumentação Lógica – Construído com base no raciocínio lógico.

O que é argumentação e quais os tipos?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Quais são as 4 etapas do planejamento estratégico?

Veja os passos do planejamento estratégico e descubra como implementá-lo em sua empresa.
  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

Como fazer um bom planejamento estratégico?

Como fazer um bom planejamento estratégico em 8 passos?
  1. Comece definindo missão, visão e valores. ...
  2. Estabeleça metas e objetivos realistas. ...
  3. Faça uma análise interna detalhada. ...
  4. Analise o cenário econômico. ...
  5. Conheça o público-alvo. ...
  6. Crie estratégias de negócios. ...
  7. Desenvolva o plano de ação. ...
  8. Controle os resultados.

Quais os 4 elementos principais do planejamento?

4 elementos fundamentais de um bom planejamento de produção industrial
  • 1 – Organização logística e de estoque. ...
  • 2 – Elaboração de um roteiro de produção. ...
  • 3 – Utilização de ferramentas de gestão para planejamento de produção industrial. ...
  • 4 – Análise de informações e monitoramento de resultados.

Quais são os 3 elementos fundamentais de uma empresa?

Localização, atendimento e a atmosfera são alguns pontos a que empreendedores devem se atentar quando forem pensar no espaço físico de seu negócio. Esses pontos vão influenciar no conforto de seu cliente e, consequentemente, serão parâmetro para sua decisão de compra.

Quais são os elementos fundamentais em uma empresa explique cada um?

Os 3 elementos fundamentais de uma empresa

As empresas são formadas por três elementos ou recursos: materiais: engloba matéria-prima, maquinário, tecnologia e toda a logística necessária para que a empresa funcione; humanos: empresários, administradores e funcionários que ocupam cargos e executam funções na empresa.

É o maior objetivo do processo de estratégia?

A estratégia mais adequada seria aquela que neutraliza as ameaças e explora as oportunidades, ao mesmo tempo em que minimiza as fraquezas internas. A gestão estratégica, por sua vez, é considerada como o processo de escolha e implementação das estratégias.

O que é necessário para definir uma estratégia?

7 passos para definir uma estratégia de comunicação de sucesso
  1. Elabore um diagnóstico: ...
  2. Defina os alvos: ...
  3. Defina e estabeleça os objetivos: ...
  4. Defina as ferramentas/ o mix da comunicação: ...
  5. Determine o orçamento: ...
  6. Elabore uma estratégia criativa e um plano de media: ...
  7. Implemente, avalie e controle:

Artigo anterior
Será que dar pra mudar uma encomenda PAC já feita para o SEDEX?
Artigo seguinte
Quais sintomas da fadiga ocular?