O que são os fumos?

Perguntado por: Lisandro Neto de Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

Os fumos são caracterizados como substâncias na forma de particulado fino em suspensão (pó) decorrente do processo de solda. Estas partículas são formadas a partir de vapores e gases que se desprendem durante a fusão. Estes, em contato com o oxigênio do ar, após resfriamento e condensação, oxidam-se, formando os fumos.

Qual o conceito de fumos?

1. Vapor que se desprende dos corpos em combustão ou dos líquidos em ebulição. 2. Exalação visível dos corpos em decomposição, dos estrumes, da cal que se apaga, etc.

O que é fumos soldagem?

O que são fumos de soldagem? São metais vaporizados e volatizados durante o processo de soldagem, que ao se resfriarem formam com oxigênio partículas finas. Os riscos para exposição a fumos de solda são: Asma.

O que são poeiras névoas e fumos?

Poeiras, fumos, névoas, gases e vapores estão dispersos no ar (aerodispersóides). Partículas líquidas resultantes da condensação de vapores ou da dispersão mecânica de líquidos. Ex: névoa resultante do processo de pintura a revólver, monóxido de carbono liberado pelos escapamentos dos carros.

São considerados fumos metálicos?

Os fumos metálicos são pós ou partículas de 0,005 a 2μm de diâmetro formados a partir de gases e vapores de substâncias tóxicas. Eles são formados a partir do momento que os gases e vapores se desprendem das peças nos processos de fusão e solda necessitando de análise de agentes químicos para o seu controle.

Fumos Metálicos e Poeira Metálica nunca mais! - – Higiene Ocupacional – AR #52

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de Aerodispersoides?

Os aerodispersóides podem ser classificados em névoas, neblinas, fumos e poeiras.

O que gera fumos metálicos?

Geralmente constituídos por partículas de 0,005 a 2 milímetros de diâmetro, os fumos metálicos são formados a partir de vapores e gases que se desprendem das peças em fusão. Estes vapores e gases, em contato com o oxigênio do ar e após resfriamento e condensação, oxidam rapidamente, formando-os.

Como diferenciar poeiras e fumos metálicos?

São considerados fumos metálicos, quando as partículas são liberadas durante um processo quente de manipulação dos metais, como a solda ou corte térmico, por exemplo. Já a poeira metálica é gerada quando o processo é feito na peça fria, como na lixamento ou rebarbação das peças.

Quais são os tipos de poeiras?

Saiba mais sobre os diferentes tipos de poeiras e os perigos que elas podem apresentar ao trabalhador.
  • Poeira é, basicamente, uma partícula sólida produzida por um rompimento mecânico de sólidos, por meio de processos de moagem, atrito, impacto, etc. ...
  • Poeira mineral:
  • Poeira alcalina:
  • Poeira vegetal:

Qual a diferença entre névoas e vapores?

A névoa é composta por partículas no estado líquido, que são produzidas por substâncias líquidas que sofreram ruptura, se tornando pequenas partículas que acabam por se dispersar no ar. Um exemplo de névoa é o spray, como o de desodorante por exemplo. Aquilo não é um gás ou vapor.

Como evitar fumos de soldagem?

Tenha um sistema de captação de fumo

Esse equipamento vai evitar que a contaminação se espalhe pelo ar. Exaustores podem ser usados para colher e guarda toda a substância gerada durante a solda.

Onde encontramos fumos metálicos?

4 2 – ONDE ENCONTRAMOS FUMOS METÁLICOS ? (FONTES GERADORAS).

As fontes dos fumos metálicos são o metal base, o revestimento metálico da peça de trabalho, o eletrodo e os agentes fundentes associados com o sistema de soldagem, em particular, (soldas mig e tig, eletrodo, plasma).

Qual EPI para fumos metálicos?

2. Respirador. A proteção respiratória é imprescindível. Para isso, é necessário usar pelo menos respiradores do tipo filtro PFF2, que oferecem proteção contra poeiras, névoas e fumos metálicos.

Como se escreve o nome fumos?

Fumos é o plural de fumo.

Qual consequência é causada pelo efeito irritante dos Aerodispersoides?

As poeiras são responsáveis pelas pneumoconioses

E, por consequência, desenvolvem doenças de cunho respiratório. Esses riscos são ocasionados pelos chamados Aerodispersóides. Aerodispersóides é uma dispersão de partículas sólidas ou líquidas no ar.

O que são gases e vapores?

O gás pode ser definido de forma simples como uma substância que se encontra no estado gasoso quando submetida a condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Os vapores, por sua vez, são a fase gasosa das substâncias líquidas na CNTP e que, como o próprio nome diz, têm tendência à evaporação.

O que são poeiras e como elas são classificadas?

Poeiras são um tipo de particulado sólido. No último post, tratamos da classificação de agentes químicos como um todo (poeiras, fumos, névoas, etc.). Além das categorias já mencionadas, podemos citar também o particulado total e as partículas não especificadas de outra maneira (PNOS).

Que tipo de risco e a poeira?

As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.

Qual é a diferença entre pó e poeira?

São quase sinônimos. Porém, "poeira" tem um sentido um pouco mais geral e neutro, enquanto "pó" é mais usado para significar sujeira seca, principalmente em casa.

O que se entende por poeiras?

Quando trata-se de poeira, estamos falando de material sólido suspenso no ar, gerado através de algum tipo de ruptura mecânica. A poeira é constituída de partículas de tamanho variável, que depende do processo no qual é produzida.

Qual o estado físico da poeira?

As poeiras são partículas sólidas formadas pela ruptura mecânica de um sólido. ... Os fumos, por sua vez, são partículas sólidas formadas pela condensação/oxidação de vapores de substâncias sólidas a temperatura ambiente.

Qual o limite de tolerância para poeira?

Por isso, recomenda-se que as concentrações ambientais se mantenham abaixo de 3mg/m3 para partículas respiráveis e de 10mg/m3 para partículas inaláveis, até que seja estabelecido um limite de exposição para uma substância específica.

Quais são as principais atividades que expõem os trabalhadores a fumos metálicos?

O soldador é o profissional que trabalha com cortes e soldas de peças metálicas, como aço carbono e inox, por exemplo. O exercício dessa profissão traz riscos à saúde desse trabalhador: a exposição aos fumos de solda pode desencadear uma série de doenças, como a asma e, até mesmo, câncer.

Qual a forma das substâncias tóxicas produzidas no processo de soldagem?

Os Fumos de Soldagem são caracterizados como substâncias tóxicas na forma de particulado fino em suspensão (pó) decorrente do processo de solda. Estas partículas são formadas a partir de vapores e gases que se desprendem durante a fusão.

Qual o tipo de radiação da solda elétrica?

O arco voltaico nos processos de soldagem emite, além da radiação luminosa visível, em praticamente todos os comprimentos de onda, incluindo radiações ultravioleta e infravermelha.

Artigo anterior
Quando é preciso fazer cirurgia no intestino?
Artigo seguinte
O que é uma receita pública?