Qual o conceito de aprendizagem para psicologia?

Perguntado por: Diogo Melo Ferreira  |  Última atualização: 17. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (61 avaliações)

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes.

Qual é o conceito de aprendizagem?

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.

Qual é o objeto de estudo da psicologia da aprendizagem?

O objetivo da disciplina Psicologia da Aprendizagem é apresentar o conceito de aprendizagem e as diferentes abordagens de estudo deste processo psicológico, analisando as bases epistemológicas das duas principais concepções de aprendizagem, com ênfase nas teorias cognitivas da aprendizagem.

Quais são as bases psicologia da aprendizagem?

São elas: Em- pirista, Inatista, Construtivista e a Histórico-Cultural.

O que podemos definir como processo de aprendizagem?

A aprendizagem dos conceitos científicos ou da segunda língua na escola baseia-se num conjunto de significados da palavra, desenvolvidos previamente e originários das experiências cotidianas da criança. Este conhecimento espontaneamente adquirido medeia a aprendizagem do novo.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | Aspectos Psicológicos do Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem

17 questões relacionadas encontradas

Quais os conceitos e características da aprendizagem?

As principais características de um processo de aprendizagem são a mudança de comportamento, onde não é o suficiente participar de um treinamento para dizer que aprendeu alguma coisa; é necessário colocar em prática o que aprendeu e, somente com os resultados, é que podemos dizer se a pessoa aprendeu de fato ou não.

Quais são os três principais processos de aprendizagem?

Existem diversos modelos de processos de aprendizagem, mas a base de todos eles é que a aprendizagem compreende três tipos principais de domínio: psicomotor, cognitivo e afetivo.

Como Vygotsky define a psicologia da aprendizagem?

Em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem, Vygotsky (2001) afirma que uma está ligada à outra, sendo que a aprendizagem possibilita o despertar dos processos internos de desenvolvimento que ocorrem devido o ambiente cultural.

Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?

A teoria de Piaget não é uma teoria de aprendizagem e sim uma teoria de desenvolvimento mental. Não enfatiza o conceito de aprendizagem mas menciona o termo "aumento do conhecimento", analisando como isto ocorre: só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de assimilação sofre acomodação.

Qual é a base da aprendizagem?

A aprendizagem depende de quatro fatores fundamentais: maturação do sistema nervoso central, experiências, transmissão social e equilíbrio das estruturas cognitivas. Esses fatores permitem a aquisição de conhecimento com base na adaptação, na acomodação e na assimilação.

Porque a psicologia considera a experiência importante para a aprendizagem?

Na visão de Kolb, a experiência é central para o desenvolvimento. Faz parte de um processo dialético e ininterrupto de aprendizagem, presente permanentemente ao longo da vida do indivíduo. As experiências de aprendizagem levam ao desenvolvimento porque se dirigem a uma meta, um propósito específico de aprendizado.

Como a psicologia pode ser aplicada para melhorar a aprendizagem?

Fornecer orientação e aconselhamento

Isso porque as habilidades psicológicas, interesses e aprendizagem diferem de uma pessoa para outra. O psicólogo educacional também ajuda o professor a lidar com os seus próprios problemas emocionais. Assim, consigue otimizar o seu desempenho em sala de aula.

Como a psicologia pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem?

As contribuições da psicologia para a educação devem caminhar no sentido de ajudar a compreender as complexas interações que se estabelecem no interior das instituições educativas, contextualizando os fenômenos e abordando-os no âmbito das relações entre as pessoas, considerando a complexidade que envolve essa ...

Qual a definição mais comum para aprendizagem?

Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.

Como Skinner explica o processo de aprendizagem?

Para Skinner, a aprendizagem ocorre devido ao reforço. Não é a presença do estímulo ou da resposta que leva à aprendizagem, mas sim a presença das contingências de reforço. O importante é arranjar situações tais que as respostas dadas pelo aprendiz sejam reforçadas e tenham sua probabilidade de ocorrência aumentada.

O que a teoria de Piaget defende?

RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

O que diz a teoria de Paulo Freire?

Paulo Freire compreendia que o sujeito aprende para se humanizar. De acordo com o educador, aprender é complemento da formação do sujeito como humano. “Se aprende na relação com o outro, no diálogo com outro, na aproximação dele com o conhecimento do outro.

Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem?

Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem? vigentes à época em que Vygotsky propôs um novo modelo para a educação, eram duas: o inatismo e o empirismo.

Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?

Piaget dá grande ênfase ao egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado. Já Vygotsky, dá grande ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que, posteriormente se subdividirá em discurso egocêntrico e comunicativo.

Quais os três 03 pilares centrais do pensamento de Vygotsky?

Assim, Vygotsky apresenta três idéias centrais como sendo os pilares de seu pensamento: as funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral; o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre indivíduo e meio; a relação homem-mundo é uma relação mediada por ...

Quais são os 4 processos de aprendizagem?

A metodologia busca segmentar o nosso processo de aprendizagem de uma nova habilidade ou/e competência em 4 estágios que são:
  • Estágio 1: Inconsciente e incompetente.
  • Estágio 2: Consciente, mas incompetente.
  • Estágio 3: Consciente e competente.
  • Estágio 4: Inconsciente e competente.

O que o Vygotsky defende?

De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Como descrever a aprendizagem?

Entende-se a aprendizagem como um processo dinâmico e interativo da criança com o mundo que a cerca, garantindo-lhe a apropriação de conhecimentos e estratégias adaptativas a partir de suas iniciativas e interesses e dos estímulos que recebe de seu meio social.

Quais são os diferentes tipos de aprendizagem?

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático.

Qual é o principal papel da psicologia na educação?

A Psicologia da Educação fornece ao educador ferramentas para auxiliar os alunos a lidar melhor com essas e outras situações, instruindo-os com o que for necessário para superar o problema.

Artigo anterior
Pode fazer Fuvest e Enem?
Artigo seguinte
Quais são pecados veniais?