Qual o conceito da logística reversa?

Perguntado por: Nuno António Barros Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (10 avaliações)

A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.

Qual é o conceito de logística?

Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico.

Qual é o principal objetivo da logística reversa?

Para que fazer logística reversa? O principal objetivo da Logística Reversa é reinserir os resíduos ou materiais do pós-consumo em novos ciclos produtivos. Tal conduta preserva o meio ambiente e a vida, pois além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários, reduz também a extração de matérias-primas.

O que é logística reversa e como ela funciona?

O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem.

Quais os princípios da logística reversa?

A logística reversa parte do princípio que a responsabilidade do produto é responsabilidade de quem produz, sendo assim o destino final dos produtos gerados é responsabilidade do fabricante, de forma também a reduzir o impacto ambiental que eles causam.

Logística Reversa - Conceito

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os princípios da logística?

A logística, para Santana (2013), tem como princípios e fundamentos gerenciar estrategicamente toda a organização, tornando possível a maximização dos lucros e reduzindo os custos. Isso faz com que a logística, mais do que nunca, tenha um papel fundamental na condução dos negócios na empresa.

Quantos são os pilares da logística reversa?

Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais; a sobre-lotação dos aterros; a escassez de matérias-primas; as políticas e a legislação ambiental.

Qual é o principal objetivo da logística?

A principal função da logística é tornar os processos mais eficientes, por meio da gestão do fluxo de informações e materiais dentro de uma organização.

Quais as 3 finalidades das atividades da logística reversa?

Conceito
  • Coleta. Abrange todas as atividades necessárias para o recolhimento de um produto usado. ...
  • Inspeção/Triagem. Nesta fase, conhecemos se o produto pode realmente ser reutilizado e qual será o processo para isto. ...
  • Reprocessamento. ...
  • Disposição Final. ...
  • Redistribuição.

Como o conceito de logística foi criado?

A partir dos anos 50 e 60, as empresas começaram a se preocupar com a satisfação do cliente. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivado por uma nova atitude do consumidor. Os anos 70 assistem à consolidação dos conceitos como o MRP (Material Requirements Planning).

Qual é a importância da logística?

A função da logística nas empresas é garantir que os insumos e produtos certos estejam em seus devidos lugares, quando necessários e pelo menor custo possível. Diante disso, seu principal objetivo é aumentar a eficiência desses processos e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Quando surgiu o conceito de logística?

Apesar da logística ser utilizada desde muito tempo atrás, é um termo que só começou a ser visto como uma ciência em 1917, quando o Tenente-Coronel Thorpe, do corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, desenvolveu teorias em seu livro “Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra”.

Quais são as atividades da logística reversa?

A logística reversa inclui as seguintes atividades no seu fluxo:
  • aterro sanitário.
  • doação.
  • processamento das devoluções.
  • reciclagem.
  • reembalagem.
  • remanufatura.
  • revenda.
  • revitalização.

Quais as atividades da logística reversa?

Como funciona a logística reversa?
  • O consumidor devolve o produto ou a embalagem ao comerciante ou ao distribuidor;
  • Leva a mercadoria ou parte dela para o fabricante ou para o importante;
  • Este encaminha o item para reuso, reciclagem ou descarte adequado.

Quais os três principais fatores que influenciam a prática da logística reversa?

(2003), os motivos críticos que influenciam a eficiência do processo de logística reversa são os bons controles de entrada, processos padronizados e mapeados, redução de tempo de resposta de ciclo, sistemas de informação acurados, a medição do desempenho dos fornecedores, rede logística planejada, relações ...

É considerado um pilar da logística reversa?

A logística reversa é um de seus principais pilares. A logística reversa pode ser definida como a logística de recolhimento de produtos adquiridos pelos consumidores e seus respectivos resíduos, para posterior destinação adequada. Dessa forma, é um termo abrangente que possui diferentes motivações e variações.

Quais os ciclos da logística reversa?

De forma simplificada, a logística reversa passa por etapas completas, incluindo a indústria, distribuidor, varejo, consumidor, coleta e reciclagem.

Quais as principais características da logística reversa?

A logística reversa de pós-consumo se caracteriza pelo planejamento, controle e disposição final dos bens de pós-consumo, que são aqueles bens que estão no final de sua vida útil, devido ao uso.

O que é inteligência logística?

A inteligência logística consiste no conjunto de habilidades e competências de uma empresa que possibilitam a criação de respostas rápidas e eficazes para as demandas apresentadas pelo mercado, concorrentes e clientes.

Qual a definição da logística de distribuição?

A Logística de Distribuição é o conjunto de atividades relacionadas à gestão das mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica, direto da linha de montagem, até a entrega ao cliente que as solicitou. Nesse trajeto, ocorrem várias ações que envolvem vendas, transporte das mercadorias e prestação de contas.

O que é a logística de transporte?

Logística de transporte é o ramo da logística responsável pela definição do melhor modal para conduzir determinada quantidade de mercadoria com segurança pelo menor custo e tempo, seja ele ferroviário, seja aeroviário, rodoviário, hidroviário e dutário (via dutos).

Quais são as atividades da logística reversa que podem ser aplicadas aos produtos e as embalagens após o consumo final do cliente?

No caso da recuperação de embalagens, estratégias estimulando a participação de organizações de catadores de materiais recicláveis são prioritárias. É previsto também que o sistema desenvolvido possa adotar a compra dos produtos ou embalagens pós-consumo, assim como implementar pontos de entrega de resíduos.

Qual a história da logística?

A palavra logística é de origem francesa, Logistique (do verbo francês loger - alojar, colocar). Era usada como termo militar a arte de transportar, abastecer e alojar as tropas.

Quando surgiu a logística no Brasil?

A história da logística no Brasil tem seu início em 1960. Naquela época o mercado brasileiro não era dinâmico, informatizado e amplamente globalizado como atualmente. O cenário dominado por poucas empresas e apresentava baixa concorrência pela venda de produtos, que tinham ciclos de vida mais longos.

Quando surgiu o conceito de logística reversa?

3) Como surgiu a Logística Reversa? Ela é decorrente de países que experimentaram o processo de industrialização há mais tempo. Os primeiros estudos tiveram início nas décadas de 70 e 80 em vários países europeus. Em 1991, na Alemanha, surgiu a primeira legislação tratando do tema.

Artigo anterior
Qual a cidade pequena mais bonita do Brasil?
Artigo seguinte
O que fazer quando o nariz entope na hora de dormir?