Como se realiza os rituais fúnebres do candomblé?
Perguntado por: Letícia Neto de Branco | Última atualização: 26. Dezember 2024Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)
"Começa com a preparação do corpo para o enterro, depois é seguido de muitos cânticos e por outros momentos específicos até completar um ano do falecimento da pessoa. Quando uma Iyalorixá ou Babalorixá (lideranças das casas de candomblé) morrem, o terreiro fica um ano sem atividades litúrgicas", explica.
Como ocorre o ritual fúnebre?
Rituais fúnebres são aquelas práticas que acontecem no pós-morte de alguém. Ou seja, ir à igreja, o enterro, o velório, cremar, enviar coroa de flores, entre outros atos simbólicos. É comum, em nossa sociedade, fazê-los como sucessão do falecimento de um ente querido.
Como é o luto do candomblé?
Na morte no candomblé, existe todo um culto que deve ser realizado por um líder espiritual antes e depois do falecimento. Os rituais são longos e complexos, mas como o Candomblé vem de tradição oral, não há um dogma específico. Todo esse processo visa a volta do espírito para outra vida, pela reencarnação.
O que acontece depois da morte para o candomblé?
A morte no candomblé também é vista como uma oportunidade para o falecido assumir um novo papel espiritual. Dependendo de suas realizações e conduta em vida, um falecido pode se tornar um ancestral venerado, um Egun, e continuar a influenciar a vida de seus descendentes e de outros seguidores do candomblé.
Como é feito o ritual do axexê no candomblé?
O axexê é realizado no terreiro em dois espaços: num recinto reservado, preferencialmente uma cabana especialmente construída com galhos e folhas, e no barracão. Na cabana, em que poucos entram, são colocados os objetos do morto, onde são desfeitos, aí se realizando os sacrifícios para os orixás e para o egum.
Axexe - Ritual Fúnebre do Candomblé
Como é feito o ritual do candomblé?
A festa se inicia com uma oferenda a Exu, divindade que abre os caminhos, e depois seguem-se os cantos e danças com os quais os orixás são homenageados em uma sequência conhecida como xirê.
Como é o funeral da umbanda?
O funeral na Umbanda é uma celebração da vida que se foi e uma transição para a vida espiritual. Durante a cerimônia, os participantes podem experimentar uma combinação de elementos católicos, como velas e imagens sacras, com rituais africanos, como danças e cânticos específicos.
Qual a cor do luto no candomblé?
Desta forma, o branco também é a cor da morte, por isso, no candomblé, exprime o luto. Ao falecer, um iniciado obrigatoriamente é sepultado com roupas brancas. Em todos os ritos fúnebres, o branco fosco, ou seja, sem brilhos e com o máximo de simplicidade, é indispensável.
Tem sacrifício no candomblé?
No candomblé, o sacrifício de animais é praticado pelo Axogun ou pelo Babalorixá.
O que acontece depois da morte?
O que acontece quando morremos? Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua. Nosso espírito vai para o mundo espiritual, que está dividido entre o paraíso e a prisão espiritual.
Quais são as regras do luto?
O luto é um sentimento individual e temporal, requer demonstrações de pesar simples, sinceras e espontâneas; Vista-se de forma informal, com cores sóbrias. Evite roupas muito justas, saias curtas, decotes ousados, gravatas extravagantes, camisas de times ou bandas.
Qual o destino da alma no candomblé?
Eles consideram temporžria a passagem pela Terra e acreditam que a alma sobrevive depois da morte do corpo. Assim como em outras religiÙes, entendem que a alma viverž, depois da morte, as consequ²ncias das suas aÙes durante a vida.
O que não pode fazer em luto?
Não se isole
Uma das tendências de pessoas que sofrem com a perda de um ente querido é se afastarem dos grupos de amigos, da família e de eventos sociais, de um modo geral. Essa prática, no entanto, não é indicada pois é no momento mais frágil que se pode aprofundar em mares desconhecidos de si mesmo.
Qual religião não faz velório?
Os protestantes não costumam fazer cultos fúnebres, mas caso a família queira, é realizado um culto de gratidão a Deus pela vida de quem partiu.
Em qual tradição religiosa os rituais fúnebres não acontecem em um único local?
No candomblé, os rituais fúnebres não acontecem um único local. O primeiro deles, que é a preparação para que o espírito deixe o corpo, acontece na casa de um pai de santo. Depois é realizado o velório, com cânticos para que os ancestrais do falecido recebam seu espírito. Ao final, o corpo é sepultado.
Qual o ritual quando morre um pai de santo?
Com uma navalha o Babalorixá ou ialorixá raspa o topo do crânio do falecido e retira o Oxu, juntamente com todos os pós colocado na sua iniciação, em seguida quebra-se um ovo, oferece um obi Obi ritual, pintando-o com efum, uáji, e ossum, coloca-se um novo oxu, um pombo é sacrificado, o sangue que escorre é recolhido ...
Quem recebe os mortos no candomblé?
Orixás ligados à morte
"Oyá é quem tem o poder de conduzir os espíritos que faleceram ao Órun, mundo da não- matéria. Os itãns do candomblé revelam que o primeiro axexê foi realizado por Iansã", pontua.
O que é proibido no candomblé?
Não deixar passar a mão na cabeça. Não deixar os sapatos emborcados. Não dormir de barriga pra cima. Não usar roupas rasgadas ou remendadas.
O que não pode no candomblé?
Preceito no candomblé — são as normas e restrições no preparo de alimentos e oferendas para cada Orixá. Todo orixá tem suas comidas favoritas e também as que são proibidas. Um exemplo, a comida para Oxalá não pode levar sal ou dendê e deve ser de cor branca, como canjica e inhame.
Qual é a cor de Exu?
É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Ogum, Oxum e Oxóssi. Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.
O que significa a cor preta no candomblé?
No Candomblé e na umbanda, a cor preta está relacionada a entidades como Exu e Pombagira, que são consideradas guardiões e protetores. Ela representa a força, a determinação e a conexão com o mundo espiritual.
O que significa oxa?
Originário da mitologia iorubá, Oxalá é cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano – não por ser hierarquicamente superior, e sim por ser o mais velho, representando a ancestralidade. É associado à criação do mundo e da espécie humana.
Qual é a diferença entre velório e funeral?
O velório está relacionado à velar (olhar, cuidar) o falecido. ... Já o funeral é a cerimônia completa, até o sepultamento. O que se faz em um velório?
Qual religião enterra em pé?
Catolicismo. Os católicos costumam realizar o velório e o enterro logo em seguida, tentando fazer tudo dentro de 24 após a morte. Quando possível, os católicos também preferem fazer o velório com o caixão aberto para que os familiares interajam com o corpo e se despeçam.
Como se organiza um funeral?
- Respeite as escolhas da pessoa que se foi. Esse é um dos pontos mais importantes na organização de um velório. ...
- Prepare toda documentação necessária. ...
- Escolha o local do velório. ...
- Avise os amigos e familiares. ...
- Prepare lanches. ...
- Prepare orações (se for adepto de algum religião) ...
- Prepare as homenagens.
O que é desligamento voluntário?
Como limpar e energizar o quartzo verde?