Qual o CFOP para consumo próprio?

Perguntado por: Cláudia Paiva de Miranda  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (50 avaliações)

Assim, para registrar o consumo próprio de mercadorias adquiridas originalmente para comercialização, deverá ser emitida Nota Fiscal sem destaque do ICMS, utilizando o CFOP 5.927, conforme estabelece o artigo 125, § 8º, item 1 do RICMS/2000.

Qual o CFOP para material de consumo?

1556 - Compra de material para uso ou consumo Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento.

Como emitir uma nota fiscal de uso e consumo?

Para registrar o consumo próprio de mercadorias adquiridas originalmente para comercialização, o contribuinte deverá emitir Nota Fiscal sem destaque do ICMS, indicando o CFOP 5.927, conforme estabelece o artigo 125, VI e § 8º, item 1 do RICMS/2000, devendo informar no campo do destinatário, seus próprios dados ...

O que é o CFOP 5927?

5927 - Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração Classificam-se neste código os registros efetuados a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubou ou deterioração das mercadorias.

Como emitir uma nota com o CFOP 5927?

- CFOP: 5927 – Outras saídas (De acordo o anexo IV do RICMS/AP Decreto 2269/98). - Valor da Nota: a nota fiscal emitida deverá ser no valor do custo da aquisição da mercadoria. - Dados complementares: Nota emitida nos termos da Lei Complementar 87/96 e Comunicado CAT 66 de 29/10/96.

Compreendendo CFOP

40 questões relacionadas encontradas

Como emitir uma Nota Fiscal de perda de estoque?

Nas hipóteses de perecimento, deterioração, roubo, furto ou extravio dentro do estabelecimento, o contribuinte, exceto o produtor, deve emitir Nota Fiscal sob o CFOP 5.927 (“Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração”), sem destaque do imposto.

Qual CST do CFOP 5927?

Atentar para os Seguintes Detalhes: CFOP: 5.927 – Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração; ICMS – Não fazer o destaque na nota fiscal e utilizar o CST 041 – Operação Não Tributada; O Crédito do ICMS eventualmente efetuado na entrada, deverá ser estornado.

Qual CFOP usar para Zona Franca de Manaus?

O CFOP 6.109 (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) somente deverá ser utilizado quando não houver cobrança de ICMS por substituição tributária.

O que significa o CFOP 5922?

5922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

Quando utilizar o CFOP 6411?

6411 - Devolução de compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização em operação com mercadoria ...

Qual o prazo para dar entrada em uma nota fiscal?

Qual o prazo para solicitar nota fiscal? O prazo para solicitar nota fiscal é de até 5 anos. Dentro desse período, o emissor deve guardar todos os documentos fiscais emitidos, seja para fornecer novamente aos clientes, seja para apresentar em casos de fiscalização.

Como emitir nota fiscal de entrada própria?

Uma das formas de emitir a nota fiscal de entrada é acessando o Portal Nacional da NF-e. Acessando o campo “Consultar NF-e Completa” você consegue baixar a nota depois de informar a chave de acesso e localizá-la.

Como emitir sua nota fiscal?

Antes de emitir sua nota fiscal, é necessário fazer algumas validações.
  1. Complete os dados da sua empresa. ...
  2. Confira se o seu Certificado Digital já está vinculado na plataforma. ...
  3. Gere uma venda. ...
  4. Complete os Dados do Cliente. ...
  5. Informe os Dados sobre o Frete. ...
  6. Informe os Dados Fiscais dos Produtos Vendidos.

O que é o CFOP 1653?

Códigos Fiscais de Operações e Prestações - CFOP 1653 - Compra de combustível ou lubrificante por consumidor ou usuário final - Cosmos.

Qual o CFOP de devolução para o CFOP 5101?

Qual o CFOP de devolução para o CFOP 5101? Para a devolução de CFOP 5201 pode-se utilizar o CFOP 2201 uma mercadoria que foi comprada para industrialização.

O que é o CFOP 5901?

* Para fazer processo de industrialização nesta mercadoria.

Qual CFOP usar para 5922?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

Qual CFOP entra no faturamento 5922 ou 5117?

Primeiro você emite a nota no CFOP 5922 (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura), para faturar. Em seguida emite no CFOP 5117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura), e tributa.

Como funciona a operação de venda para entrega futura?

A Venda Entrega Futura é a operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data estabelecida na transação comercial acordada entre vendedor e comprador.

Quando utilizar o CFOP 6109 e 6110?

15.2.1 Quando não houver desconto comercial

Deverá ser informado CFOP 6109 ou 6110 e a alíquota para desoneração no campo “% do desconto” (Consultar o percentual com seu contador ou verificar a legislação vigente).

Quando utilizar o CFOP 6110?

CFOP 6110 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.

Quando devo utilizar o CFOP 6109?

CFOP 6109 Venda de produção do estabelecimento destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio
  1. 1000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.
  2. 2000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DE OUTROS ESTADOS.
  3. 3000 - ENTRADAS OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO EXTERIOR.

Qual é o CFOP de devolução do CFOP 5405?

Para nota de devolução do 5.405, use o 1.411.

Qual o CFOP de baixa de estoque?

ICMS: BAIXA ESTOQUE – CFOP 5.927.

Qual o CFOP de devolução para 6201?

CFOP › 6000 - Saídas ou prestações de serviços para outros Estados › 6200 - Devoluções de compras para industrialização, comercialização ou anulações de valores › 6201 - Devolução de compra para industrialização.

Artigo anterior
O que pode ser manchas escuras nas coxas?
Artigo seguinte
Que tamanho é 8Y?