Qual o CFOP de simples remessa?

Perguntado por: Dinis Tavares  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.

O que é o CFOP 5949?

O Que É CFOP 5949? O CFOP 5949 deve ser usado em notas fiscais que se referem a outras saídas de mercadoria ou prestação de serviços não especificados. Ou seja, encaixam-se nesta categoria todas as saídas que não tenham sido especificadas em outros CFOPs.

Como emitir uma nota de simples remessa?

Para emitir uma simples remessa, você pode contar com um sistema de gestão que permite a emissão de notas fiscais. Independentemente do sistema usado, lembre-se de preencher o CFOP e indicar se a operação é intraestadual ou interestadual. Além de descrever a mercadoria, citar o destinatário e outras informações.

O que é CFOP 6949?

recebido para conserto, como o próprio nome já diz, nesse grupo estão todas as operações que envolvem o encaminhamento de alguma mercadoria para conserto, portanto são todas notas de saída, sendo elas interestaduais, intermunicipais ou até mesmo internacionais.

Qual o CST para simples remessa?

A solução é a emissão com CST 41, mas a escrituração será feita no CST 90.

O que é CFOP? Entenda como funciona.

24 questões relacionadas encontradas

Quando usar CFOP 5949 e 6949?

  1. 5.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
  2. 6.949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado.

Qual Csosn usar para remessa?

As saídas deverão ser classificadas no CSOSN 400 e CFOP de saída 5.910/6.910. As empresas optantes pelo Simples Nacional apuram os impostos de acordo com a receita auferida. Como no caso das bonificações não há receita, não haverá, em consequência, pagamento do ICMS nestas operações.

Qual o CFOP de remessa?

O CFOP para simples remessa é o 5.949, e ele é utilizado para indicar operações em que não há a transferência de propriedade, como remessas para conserto, retorno de mercadorias em garantia, entre outros casos semelhantes.

Quando o CFOP 6949 é tributado?

Em relação à tributação, o CFOP 6949 segue as mesmas regras gerais aplicáveis às demais operações e prestações. Os impostos e obrigações fiscais serão determinados de acordo com a natureza da operação ou prestação, considerando a legislação vigente e os regimes tributários aplicáveis à empresa em questão.

Quando utilizar o CFOP 2949?

2949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.

Qual o CFOP de devolução de simples remessa?

1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.

Quando o CFOP 5949 é tributado?

O que é CFOP 5949

Como explicamos inicialmente, o CFOP 5949 corresponde a “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada”. Assim, é usado em operações de remessa ou no retorno e locação de bens. O código 5949 não gera tributação de nenhum imposto, por isso é preciso estar atento.

Como fazer nota fiscal de simples remessa para conserto?

Nota Fiscal de Remessa para conserto

Pode ser utilizada uma nota fiscal de remessa para acompanhamento de mercadorias/bens. Após cadastrar a natureza de operação, salve e insira a nota de remessa no menu Vendas > Notas Fiscais > Incluir Nota Fiscal, e insira a natureza criada para este tipo de remessa.

O que é uma simples remessa?

A nota fiscal de simples remessa serve para tornar válida a operação de transporte, garantindo que não há nenhuma ação de compra e venda relacionada. Ou seja, ela serve para garantir que os itens estão sendo apenas transferidos de um ponto para outro, sem que haja ganho financeiro nessa ação.

O que é o CFOP 5929?

O CFOP5929 é usado para " Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF ".

Qual é o CST do CFOP 6949?

Todavia, a Nota Técnica 2020.003 (que estabelece “Orientações para Emissão de NF-e pelo Transmissor de Energia Elétrica Versão 1.00 – Junho de 2020”) indica a utilização do CFOP 5.949/6.949 e do CST 41 “não tributado”, informando nos dados adicionais “não incidência de ICMS, nos termos da cláusula primeira do Convênio ...

Qual CFOP substitui o 6949?

Boa tarde! Caso haja devolução de produto, o CFOP a utilizar é o 6.201.

Qual é o retorno do CFOP 5949?

Nesse contexto, ao emitir a nota de saída, é recomendável utilizar o CFOP 5949 para transações entre empresas dentro do mesmo estado. Para operações interestaduais, o CFOP apropriado é o 6949, enquanto para transações internacionais, o CFOP indicado é o 7949.

Qual a diferença entre CFOP 6915 e 6949?

Por ser uma operação não tributada (REMESSA), não é devido o ICMS-ST para o CFOP 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Sobre o 6949, depende da operação, mas o CFOP não é de costume usado para retenção do ICM-ST. Disponha!

Quando emitir nota fiscal de simples remessa?

Quando emitir uma nota fiscal de remessa?
  • quando uma mercadoria não vendida sai da sua empresa de maneira momentânea ou permanente, como para a realização de um conserto ou a mudança para outro depósito;
  • quando uma mercadoria não vendida está sendo levada para a sua instituição, porém ela não apresenta uma nota fiscal.

Qual CFOP remessa por conta e ordem?

2- Segundo documento fiscal – “Remessa por Conta e Ordem de Terceiros” efetuada pelo vendedor remetente (produtor rural) em nome do destinatário, trata-se da entrega do produto, CFOP 5.923.

Qual CFOP remessa entrega futura?

Natureza da operação: Venda - Entrega Futura. CFOP: - 5.116 ou 6.116, conforme o caso, quando se tratar de produtos industrializados pelo estabelecimento; - 5.117 ou 6.117, conforme o caso, quando referir-se a mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

Qual é o CFOP para venda fora do Estado?

Portanto, a diferença é exatamente para onde a saída é feita: se dentro do estado, o CFOP adequado é CFOP 5102. Se for fora, o CFOP 6102.

O que significa CST 090 na nota fiscal?

CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.

Quando devo usar o CFOP 5916?

CFOP 5916: Código utilizado em notas de saída, com o intuito de identificar operações de envio de produtos recebidos para conserto. Lembrando que códigos CFOP que começam com o número 5 representam notas de saída estadual então, essa operação representa a saída de um bem ou mercadoria dentro do mesmo estado.

Artigo anterior
O que é aplicação do marketing?
Artigo seguinte
O que significa doença Sjogren?