Qual o CFOP de devolução para 6110?

Perguntado por: Ana Lourenço Monteiro  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (60 avaliações)

Alteramos a transação pois para as vendas com a CFOP 6110 a devolução é com a 2204 e para as vendas com a CFOP 6106 a devolução é com a CFOP 2203.

Qual o CFOP de entrada para 6110?

CFOP › 6000 - Saídas ou prestações de serviços para outros Estados › 6100 - Vendas de produção própria ou de terceiros › 6110 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.

Qual é o CFOP de devolução?

O código CFOP de devolução mais utilizado é o CFOP 5202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Qual CFOP de venda para Zona Franca de Manaus?

O CFOP 6.109 (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) somente deverá ser utilizado quando não houver cobrança de ICMS por substituição tributária.

Quando usar o CFOP 6201?

CFOP 6201 - Devolução de compra para industrialização ou produção rural.

NOVO CFOP DE BONIFICAÇÃO PARA 2022

19 questões relacionadas encontradas

Para quando devemos utilizar o CFOP 6109 ou 6110?

O CFOP 6109 ou 6110 só utilizado para empresa que possuem isenção de ICMS.

Quando utilizar o CFOP 6202?

Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

Como emitir nota fiscal para a Zona Franca de Manaus?

Como Fazer Para - NF-e
  1. Preencher NF-e destinada à Zona Franca de Manaus (ZFM)
  2. Anexar DANFE no processo de envio do xml da NF-e automaticamente.
  3. Nota Técnica 2012.005.
  4. Emitir Nota Fiscal Eletrônica Conjugada (Produtos e Serviços)
  5. Utilizar novos ambientes de contingência (SVC-AN e SVC-RS)
  6. Emitir uma carta de correção.

Tem ST para Zona Franca de Manaus?

Destacamos que a Substituição Tributária ocorre em relação às Operações subsequentes e nunca à Operação própria, por isso, as Operações com a Zona Franca de Manaus estão ISENTAS do ICMS na Operação Própria, devendo estarem sujeitos à Substituição Tributária em relação às ditas operações subsequentes.

Como funciona o ICMS na Zona Franca de Manaus?

A remessa de mercadorias para a ZFM é isenta do ICMS. Essa isenção, no entanto, é condicionada à destinação da mercadoria. Apenas são isentas as mercadorias destinadas à comercialização ou industrialização naquela região.

Qual CFOP 5.102 devolução?

Se a NF a ser devolvida foi emitida com CFOP 5.101 ou 5.102, devolver com CFOP 5.202 – DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO SEM TRIBUTAÇÃO SUBSTITUIÇÃO.

Como emitir uma nota fiscal de devolução?

Como emitir nota fiscal de devolução?
  1. Informe a finalidade do documento a ser gerado;
  2. Escolha a opção “nota de saída”;
  3. Nas notas referenciadas, insira a chave de acesso da NF de compra;
  4. Preencha as informações do fornecedor;
  5. Preencha as informações do produto;
  6. Insira as informações referentes à tributação;

O que é o CFOP 1201?

1201 - Devolução de venda de produção do estabelecimento Devolução de venda de produto industrializado ou produzido pelo estabelecimento, cuja saída tenha sido classificada como "Venda de produção do estabelecimento".

Qual o CFOP de devolução 5922?

5922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura. Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

Qual CFOP para devolução de mercadoria fora do Estado?

O CFOP de devolução para ele é o 5202, que indica devolução de compra para comercialização, caso a operação aconteça dentro do mesmo estado. Para transações interestaduais, o CFOP de devolução de compra para comercialização é o 6202 e, para transações internacionais, 7202.

Como calcular ST para Zona Franca de Manaus?

Geração do cálculo de substituição tributária para vendas a clientes da Zona Franca
  1. Valor do Produto (VP) : 100,00.
  2. Desconto Zona Franca (ZF): 7% sobre VP (100 * 7% = 7,00)
  3. Base de Cálculo de Subst. ...
  4. Valor da Substituição(ST): 15,92 (134,85(BST) * 17%(Alíquota ICMS Substituto)= 22,92 - 7,00(ZF) = 15,92.

Como emitir nota fiscal de venda para Suframa?

Para empresas dessas localidades, as operações são desoneradas de ICMS e IPI. Na Conta Azul, acesse Vendas > Notas Fiscais de Produto > Nova > Venda suframa. Preencha atentamente as informações da venda, clique em Salvar > Emitir Nota Fiscal.

Qual CST para venda a Zona Franca de Manaus?

A CST sugerida para emitir a nota fiscal de venda com SUFRAMA para Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio com ICMS Desonerado é o tipo [CST 40 - Isenta] ou [CST 41 - Não Tributada].

Qual CFOP usar para Manaus?

CFOP 6109 - Venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio. Você está em: Página Inicial › CFOP ›

O que é ICMS desonerado Zona Franca de Manaus?

A desoneração do ICMS se aplica somente quando o adquirente amazonense comprar um produto de origem nacional de outro estado com a finalidade de comercialização ou industrialização dentro da ZFM. Ou seja, a operação subsequente será interna na zona incentivada.

Quando vende para Zona Franca de Manaus?

Emenda promulgada em 2014 havia prorrogado a vigência da Zona Franca de Manaus por 50 anos a partir de 2023, quando se encerrariam os benefícios fiscais da área. Já a Lei 9.532, de 1997, alterada pelo projeto, previa que os incentivos se encerrariam em 2024.

Qual a diferença do CFOP 5202 e 6202?

O CFOP 5202 é um dos CFOPs de devolução mais utilizados no Brasil. Mas é preciso ter atenção na hora de emitir a nota, pois ele só deve ser utilizado quando a operação acontecer entre empresas do mesmo estado. Para operações interestaduais, o CFOP de devolução de compras para comercialização a ser utilizado é o 6202.

Como emitir nota fiscal de devolução com ICMS ST?

Com relação à emissão, a nota de devolução deverá informar o seguinte:
  1. O Valor da BC ST e do ICMS ST no campo informações adicionais da nota fiscal;
  2. O valor total da nota fiscal de devolução (vNF) deve ser igual ao valor total da nota fiscal da operação original, proporcional às mercadorias devolvidas.

Qual é o CST de devolução?

Ao emitir uma nota de devolução, você deverá utilizar o mesmo código de CST da nota fiscal de origem: “070”. Além disso, use a alíquota de 12% de ICMS.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para perder 10kg?
Artigo seguinte
Pode casar no civil de calça jeans?