Qual nome do principal poeta da 3 geração da poesia romântica que nome Essa geração recebe?

Perguntado por: Sérgio Nelson Brito Morais  |  Última atualização: 5. März 2025
Pontuação: 5/5 (23 avaliações)

A terceira geração do Romantismo é a fase do Romantismo que esteve em evidência no Brasil de 1870 a 1881. A poesia dessa geração é abolicionista e mais realista. O poeta baiano Castro Alves é o principal nome da terceira geração do Romantismo no Brasil.

Qual é o nome da terceira geração do Romantismo?

A terceira geração é também conhecida como “O condoreirismo”, os poetas dessa geração apresentam estilo grandioso ao tratarem de temas sociais, eram comprometidos com a causa abolicionista e republicana desenvolvendo, assim, a poesia social. Castro Alves é o poeta que mais se destaca.

Porque o Condoreirismo recebeu esse nome?

O nome Condoreirismo está associado ao condor e outros pássaros que voam alto e enxergam a grande distância, pois era assim que os poetas condoreiros pretendiam ser ao assumir a missão de mostrar o caminho da justiça e da liberdade para os “homens comuns”.

Por que o Castro Alves é considerado o poeta da terceira geração romântica?

O poeta baiano Castro Alves (1847-1871) pertence à terceira geração poética do Romantismo brasileiro, caracterizada pelo engajamento em relação a questões sociais. O inconformismo do autor com a escravidão fez com que ele se filiasse ao movimento abolicionista.

Qual é o apelido de Castro Alves?

Castro Alves, como é mais conhecido Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), foi um poeta da terceira geração do Romantismo brasileiro. Ele recebeu a alcunha de “poeta dos escravos”, já que, em suas obras, defendia a abolição da escravatura com poemas efusivos e bastante apelativos.

Terceira Geração do Romantismo no Brasil (Poesia) - Brasil Escola

40 questões relacionadas encontradas

O que foi a 3 geração do Romantismo no Brasil?

A Terceira Geração do Romantismo no Brasil teve seu início na década 1870. Foi um período marcado por ideias que vieram a partir de uma visão crítica e mais aprofundada da realidade social da época. Nesse momento da literatura brasileira, a estrutura do pensamento eram as ideias abolicionistas, republicanas e liberais.

Como é a poesia na 3 geração romântica?

Abolicionismo - a poesia desse período volta-se para a defesa da República e do abolicionismo e, com isso, o foco das produções está concentrado nos pobres, marginalizados e negros escravizados; Negação do amor platônico e erotismo – diferentemente das gerações anteriores, a relação amorosa acontece de fato.

Quais são as 3 gerações do Romantismo Cite uma característica de cada geração?

A primeira geração (1836-1853) é indianista e nacionalista. Já a segunda (1853-1870) é ultrarromântica e marcada pelo pessimismo. Enfim, a terceira geração (1870-1881) é caracterizada pela crítica sociopolítica e por uma visão menos idealizada da realidade.

Como surgiu a terceira geração romântica?

Essa geração, devido à influência que teve da obra do poeta Frances Victor Hugo tam- bém ficou conhecida como 'geração hugoana', sugeria que a poesia, qual um pássaro, voasse alto, falasse alto e causasse grande reviravolta na massa. É com ela que se dá início ao terceiro momento romântico no Brasil.

Quem foi o poeta condoreiro?

A poesia condoreira foi marcada pela crítica social e por seu caráter abolicionista. O principal poeta desse movimento romântico foi o baiano Castro Alves. A principal obra do condoreirismo é o livro Os escravos, de Castro Alves.

Qual foi a principal preocupação da poesia Condoreira?

c) A principal preocupação da poesia condoreira foi a defesa dos oprimidos socialmente: os operários das indústrias e os camponeses.

O que foi a terceira geração do modernismo?

A terceira fase do modernismo brasileiro durou de 1945 até a década de 1970. A poesia da terceira geração é marcada pelo seu caráter estrutural e experimental. A prosa pós-moderna possui fragmentação, fluxo de consciência e metalinguagem.

Quem inspirou a terceira geração do Romantismo?

Sousândrade (1833-1902)

Joaquim de Sousa Andrade, mais conhecido como Sousândrade, é um escritor e poeta brasileiro que também engajou-se nas temáticas da Terceira Geração Romântica.

Quais são as 4 fases do Romantismo?

Romantismo no Brasil tinha caráter nacionalista e burguês. As fases da poesia romântica brasileira ficaram conhecidas como indianismo, ultrarromantismo e condoreirismo. “Independência ou morte!”, obra do pintor romântico Pedro Américo (1843-1905).

Quais as principais obras da terceira geração do Romantismo?

Resumo sobre a terceira geração do Romantismo

Os autores condoreiros eram abolicionistas e faziam uma poesia de cunho social. O poeta baiano Castro Alves é o principal representante dessa geração romântica. Suas duas principais obras são os livros Os escravos e Espumas flutuantes.

Quais são as principais características da terceira geração modernista?

A terceira fase do modernismo foi um marco histórico para a literatura brasileira. Sua principal característica é o retorno a estética e conteúdos clássicos, semelhante ao parnasianismo, mas com a liberdade artística do movimento modernista. Iniciou-se em 1945, no início de um período de paz mundial.

Qual o poeta da terceira geração que denunciava em suas obras a opressão e a escravidão?

A temática abolicionista da poética de Castro Alves é de extrema importância para o contexto em que vivia. Ouça o texto abaixo! Castro Alves é considerado o principal poeta da Terceira Geração do Romantismo brasileiro e figura entre um dos mais renomados escritores da literatura nacional.

Quais as 3 fases do Romantismo em Portugal?

Tópicos deste artigo
  • Primeira geração: nacionalismo e aspirações liberais (1825-1840)
  • Segunda geração: ultrarromantismo (1840-1860)
  • Terceira geração: renovação romântica (1860-1870)

Quem marcou o Romantismo no Brasil?

Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Qual foi a obra que marcou o início do Romantismo no Brasil?

Um marco que aponta para o início do Romantismo no Brasil foi o livro “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães, no ano de 1836.

Artigo anterior
Quanto custa cerveja em Dubai?
Artigo seguinte
Onde encontro o espelho da CNH?