O que é neurose de histeria?

Perguntado por: Juliana Ariana Sá Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)

Perturbação mental na qual pode surgir um estreitamento do campo da consciência ou alterações motoras ou sensoriais. O sujeito raramente tem consciência de tais alterações.

O que é neurose histeria?

A neurose é uma estrutura psíquica caracterizada por sintomas de origem infantil a partir de um conflito psíquico recalcado. A histeria é uma neurose que tem como característica a conversão somática como peculiar na formação de seus sintomas.

Como é conhecida a neurose histérica?

O diagnóstico para a pessoa histérica era conhecido como neurose histérica ou histeria de conversão. Hoje o diagnóstico é nomeado como transtorno dissociativo ou conversivo.

O que é histeria segundo a psicanálise?

Segundo a psicanálise, é uma expressão corporal inconsciente de conflitos psíquicos e de um sofrimento emocional intenso, como se o próprio corpo fosse um vulcão que deixasse a lava escorrer continuamente, à espera de uma erupção que parece que nunca vai se concretizar.

Quais são os sintomas de histeria?

Sintomas de histeria
  • Irritação fácil;
  • Insônia;
  • Dependência emocional;
  • Câimbras e sensação de peso nos braços e pernas;
  • Paralisias e dificuldade para movimentar os membros;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Inchaço do pescoço;
  • Sensação de falta de ar;

Aula 10 - Neurose Histérica

36 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de histeria?

Pertencem ao grupo: astasia-abasia histérica, histeria sem outra especificação (SOE), histeria de conversão, neurose de renda, personalidade múltipla, reação de conversão, reação ou estado dissociativo, síndrome de Ganser (histérica) (OMS, 1978, pp. 179-216).

O que é uma pessoa histérica?

Histeria ou neurose histérica é uma psiconeurose caracterizada por alterações transitórias da consciência, como períodos de amnésia ou perda de memória, e por várias manifestações sensitivas ou motoras, também passageiras, como tiques, perda da sensibilidade cutânea, paralisia dos membros, cegueira ou convulsões.

Qual a importância da histeria para o surgimento da psicanálise?

A clínica da histeria configura-se uma das bases principais da Psicanálise. Foi através de sua formação acadêmica na França, com Charcot, e seu trabalho conjunto com Breuer, que Freud vislumbrou os fenômenos da divisão psíquica, que o levaram a descoberta do inconsciente.

Por que a histeria foi importante para o nascimento da psicanálise?

A histeria ganha certa centralidade nos estudos iniciais da psicanálise. Afinal, foi através dessas queixas clínicas que o tratamento desenvolvido por Freud, influenciado por seus pares, pôde continuar a evoluir dentro do arcabouço teórico e prático da psicanálise.

Quais são os tipos de neuroses?

Ele definiu três categorias de psiconeuroses, transtornos emocionais enraizados em traumas de infância: neuroses atuais (resultantes de impedimentos da satisfação sexual), neuroses de transferência (mecanismo de defesa, como histeria ou fobia) e neuroses narcísicas (quadros psicóticos).

O que é uma neurose obsessiva?

A neurose obsessiva é então caracterizada como uma neurose cujos sintomas atingem especialmente o pensamento, por oposição à histeria - marcada pela conversão do conflito psíquico para sintomas corporais.

Qual a diferença entre neurose obsessiva e histeria?

Freud observa que a diferença entre tais neuroses consiste em que, na neurose obsessiva, assim como na fobia, a fonte de excitação permanece necessariamente no domínio psíquico, enquanto na histeria ela é "transportada para o corporal", por um processo de conversão.

Sou Histerico ou obsessivo?

Ou seja, na neurose obsessiva a pessoa conhece o trauma, embora não esteja ciente de sua significação. Em suma, o que parece haver é que o neurótico obsessivo tem a sensação de sempre ter conhecido essa causa, enquanto para o histérico, ela parece ter sido esquecida há muito tempo.

Como identificar uma pessoa neurótica?

Uma pessoa neurótica passa a ter reações e comportamentos diferentes: fica muito ansiosa, evita sair de casa para ir a determinados lugares, tem medo de certas situações, imagina situações que pode fazer mal, ficam deprimidos mais constantemente, são mais preocupados...

Como era tratada a histeria antes da Psicanálise?

Para Hipócrates (século V a.C.), a histeria resultava dos efeitos neurotóxicos de um “útero frustrado” que procuraria gratificação através de movimentos erráticos na cavidade abdominal, causando as alterações motoras, sensoriais e emocionais próprias da patologia em questão.

O que era a histeria que foi o objeto inicial de estudos do Freud?

A histeria, desde sempre objeto heteróclito e de múltiplo pertencimento, reclamado pelo natural e pelo sobrenatural, pela razão e pela superstição, demandou uma interrogação se, algumas vezes encerrada tanto no corpo e outras no espírito, seria ou não uma doença.

Como se iniciaram os estudos de Freud com a histeria?

Freud aponta o método de Bernheim como algo para distrair o paciente em vez de ser algo efetivamente eficaz. Sem contar que notou que o recalque servia como defesa nos pacientes ao desconforto e sentimentos degradantes que tinham.

Em que momento Freud passou a questionar a etiologia da histeria?

Foi somente a partir de 1886, com Breuer e Freud tratando casos de histeria não-traumática, que foi possível classificar os sintomas e questionar as circunstâncias em que eles teriam aparecido pela primeira vez.

O que significa a palavra histérica?

[ Química ] Relativo à disposição dos átomos ou à estrutura de uma molécula.

Como tratar uma pessoa com histeria?

A melhor forma de tratamento para histeria consiste em fazer psicoterapia com um psicólogo, de forma a identificar formas de lidar com o excesso de ansiedade e aprender a lidar com as próprias emoções.

O que é crise de despersonalização?

Transtorno de despersonalização ou síndrome da despersonificação é um tipo de distúrbio da saúde mental em que o paciente se sente constantemente desconectado de seu corpo e de seus pensamentos.

O que é histeria dissociativa?

A HISTERIA COMO COMPORTAMENTO

Os sintomas histéricos de natureza física (sensitivo-motor) passaram a ser denominados somatoformes (incluindo-se aqui a conversão e a somatização) e as manifestações de natureza psicológica passaram a ser denominadas dissociativas.

Como se chama a pessoa que tem várias personalidades?

O transtorno dissociativo de identidade, também conhecido como transtorno de personalidade múltipla, é um transtorno mental em que a pessoa se comporta como se fosse duas ou mais pessoas diferentes, que variam em relação ao seus pensamentos, memórias, sentimentos ou ações.

Qual a diferença entre transtorno dissociativo e Conversivo?

No transtorno dissociativo de identidade, o indivíduo apresenta mais de uma personalidade. No transtorno conversivo, o indivíduo apresenta sintomas que não condizem com sua condição médica ou neurológica. Caso conheça alguém que está com suspeita de ter algum desses transtornos, recomendo que busque ajuda profissional.

Como o neurótico obsessivo ama?

Com isso entende-se que, segundo Freud (1896) a Neurose obsessiva tem como origem um conflito psíquico infantil e uma etiologia sexual caracterizada por uma fixação da libido no estágio anal. Tem suas raízes na história infantil do sujeito e constitui compromissos entre o desejo e a defesa.

Artigo anterior
Quando usar crase e agudo?
Artigo seguinte
Para que serve margin e padding?