Qual NCM utilizar para venda de sucata?

Perguntado por: Iara Esteves de Machado  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

NCM 81029700 - -- Desperdícios e resíduos, e sucata.

Qual o CFOP usado para venda de sucata?

Se, ao emitir a Nota Fiscal de remessa dos retalhos de carpete ao seu fornecedor fabricante, deve fazê-lo como sendo venda de sucata (CFOP 5.949) com valor comercial.

Qual o CST para venda de sucata?

Nota Fiscal de Venda de Sucata pelo Comércio:
  • Natureza da Operação: Venda de Sucata.
  • CFOP: 5.102 (dentro do estado)
  • CST ICMS: 051 ou CSOSN: 400 simples nacional (RC nº 7630 06/2016)
  • CST PIS E COFINS: 01 ou 99 se SN informar 0,00 (NT 2009/004)
  • CST IPI: 53 (TIPI e IN RFB nº 1009/2010)

Tem ICMS na venda de sucata?

Na operação de saída interna de sucata de metais há tributação pelo ICMS, amparada pelo diferimento, nos termos do artigo 392 do RICMS/2000, dessa forma não há exigência do estorno de crédito relativo à entrada de insumos utilizados na fabricação de produtos que serão convertidos em sucata.

Qual é o número do NCM do ferro?

Tributação de NCM 7323.94.00 De ferro ou aço, esmaltados - Cosmos.

Como classificar um produto? você sabe o que é NCM ou HS Code?

30 questões relacionadas encontradas

Qual o NCM de metal?

NCM 85051100 - de metal.

O que é NCM 87089990?

NCM 8708.99.90 — Outras partes e acessórios para tratores e veículos automóveis.

Como funciona a venda de sucata?

A compra de sucatas, de modo geral, pode ocorrer através da comercialização de pequenos ou de grandes volumes. Em quantidades menores, é comum que essa tarefa seja realizada por trabalhadores autônomos, mas capacitados para a retirada e transporte desses materiais até os centros de tratamento.

Como contabilizar venda de sucata?

Se o objetivo da sua empresa for venda de sucatas, deverá lançar em Receitas Operacionais. Se não for, mas a sucata em questão é resíduo de produção da empresa, deverá ser lançados em Outras Receitas Operacionais. Se no entanto, sua empresa não tem nada a ver com sucata, deverá ser lançado em Receitas não operacionais.

Tem PIS e Cofins sobre venda de sucata?

Segundo os artigos n° 47 e n° 48 da Lei n° 11.196/2005 (Lei do Bem), há suspensão de PIS/COFINS para a venda de desperdícios, resíduos ou aparas.

O que é sucata ICMS?

Desperdícios, resíduos e sucatas são aqueles provenientes da fabricação ou do acabamento do produto (restos ou desperdícios), como também as obras (mercadorias ou bens) inservíveis, em que seu valor econômico reside apenas na quantidade do material que contêm.

Tem IPI na venda de sucata?

Determinadas sobras, decorrentes do processo industrial, classificadas como sucatas ou resíduos, por suas características, podem ser comercializadas, ocorrendo suas saídas de duas maneiras: com tributação pelo IPI; sem tributação pelo IPI.

Como emitir nota fiscal de resíduos?

Como emitir nota fiscal? A responsabilidade pela emissão da nota fiscal para transporte de resíduos é da organização que está enviando a carga. Ou seja, é o remetente da carga que deve preencher e emitir o documento. Atualmente, essa nota é emitida em formato eletrônico – NF-e pelo site da SEFAZ.

Quando se usa CFOP 5108?

CFOP 5108: Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária. CFOP 5109: Venda de produção do estabelecimento para o exterior.

Qual a diferença do Csosn 400 e 900?

300: 40 (Isenta), 41 (Não tributada); 400: (Isenta), 50 (Suspensão); 500: 60 (ICMS pago anteriormente por substituição tributária); 900: 00 (Tributada Integralmente), 20 (Com redução de Base de Cálculo), 51 (Diferimento), 90 (Outras).

O que é considerado como sucata?

São denominados como resíduos de sucatas todo tipo de material descartado que seja passível de reutilização ou reciclagem. Esse material pode ser metálico, como: ferro, aço, cobre, alumínio, zinco, magnésio, etc.. Ou não metálico, como: papel, vidro, plástico, borracha, etc..

Qual CFOP usar para descarte de mercadoria?

Dessa forma, há a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal da operação. Pode ser utilizado o CFOP 5949 (outras saídas). Caso seja um simples descarte, sugerimos emitir NFE com o 5.927 e CST 090, Anexo VB (RS052999).

Como contabilizar venda de mercadoria e CMV?

O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.

Como contabilizar estoque obsoleto?

Os estoques obsoletos ou morosos devem ser avaliados por seu valor líquido realizável, o qual, em alguns casos, pode ser o valor estimado da venda para terceiros nas condições em que se encontram, ou venda como sucata.

Como vender sucata de ferro?

Para vender sucata de ferro é preciso separar adequadamente o material, de acordo com o tipo de metal, ferroso ou não-ferroso. Isso facilita o trabalho, garante que seu produto seja integralmente aceito pelas empresas e ainda permite conseguir melhores preços para a compra de sucata de ferro.

Quanto ganha um vendedor de sucata?

A média salarial do cargo de Classificador De Sucata (Brasil) é de R$ 3.075 por mês.

O que é preciso para abrir uma empresa de sucata?

7 Dicas Para Você Montar Uma Empresa de Reciclagem de Sucatas
  1. 1 – Foque em algum mercado específico para começar. ...
  2. 2 – Feche ao menos um contrato de fornecimento. ...
  3. 3 – Verifique as questões legais antes de começar a operar. ...
  4. 4 – Veja se há alguma licença ambiental para seu negócio. ...
  5. 5 – Utilize ferramentas de gestão específicas.

O que é o NCM 73269090?

Apresenta como exemplo o produto "Ferradura de Alumínio – NCM 7326.90.90, cuja NCM está relacionada na Seção V, item 8.5.62 do Apêndice do Anexo X com a descrição "Abraçadeiras".

Artigo anterior
Porque biscoito e não bolacha?
Artigo seguinte
Quem construiu o Jardim Botânico do Rio?