Como saber o resultado do exame de urocultura?

Perguntado por: Raquel Sousa Silva  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

O resultado do exame de urocultura pode ser:
  1. Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes;
  2. Positivo: quando é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, sendo também indicado qual a bactéria identificada no exame.

Qual o valor normal da urocultura?

Atualmente só se valorizam uroculturas entre 10.000 e 100.000 UFC quando também há piúria no EAS (leucócitos na urina) e sintomas clínicos sugestivos de infecção urinária. Valores abaixo de 10.000 UFC são considerados contaminações por bactérias da região perineal.

Como ver no exame de urina se estou com infecção?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

O que é o leucócitos no exame de urina?

As infecções do sistema urinário são as principais causas do aumento de leucócitos na urina, o que indica que o sistema imune está tentando combater uma infecção por fungo, bactéria ou parasitas.

O que é urocultura positiva?

Resultado do exame de urocultura

Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes; Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

Exame de urocultura (cultura de urina): como fazer a coleta de urina? | Urocultura qual o preparo?

32 questões relacionadas encontradas

Quando é considerado infecção urinária?

A infecção urinária é caracterizada pelo crescimento bacteriano de pelo menos 105 unidades formadoras de colônias por ml de urina (100.000 ufc/ml) colhida em jato médio e de maneira asséptica.

Quando a infecção urinária é grave?

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Como saber se a infecção urinária foi para os rins?

A infecção renal ou pielonefrite corresponde à uma infecção no trato urinário em que o agente causador consegue chegar aos rins e provocar sua inflamação, levando ao surgimento de sintomas como cólica renal, urina com mau cheiro, febre e dor ao urinar, por exemplo.

Como saber se a infecção urinária atinge os rins?

  1. Quais os sintomas de infecção urinária?
  2. Atenção: febre, dor nas costas, náusea, vômitos, perda de apetite e calafrios podem indicar que a infecção alcançou os rins. ...
  3. Muitas pessoas têm infecção urinária de repetição, isso é perigoso?
  4. A infecção urinária mau tratada pode afetar os rins.

Quando a infecção urinária vai para o sangue?

Este tipo de infecção ocorre quando bactérias alojadas na bexiga e/ou nos rins, geralmente criadas na urina, atingem o sangue. Quando isso acontece, o paciente tende a sofrer uma bacteremia, que é quando alguma bactéria atinge a corrente sanguínea.

Como identificar infecção urinária no hemograma?

No hemograma, pode ter aumento dos leucócitos (leucocitose), e na hemossedimentação, o índice é muito elevado, mostrando a intensidade e gravidade da infecção urinária. Em alguns casos, o paciente apresenta muita febre e intensos calafrios.

Quantos de leucócitos é considerado infecção urinária?

Os valores normais de leucócitos no exame de urina devem estar abaixo de 10.000/ml. Acima desse valor é considerado leucocitúria (nível de leucócitos alto na urina). Se a leucocito-esterase e o nitrito estiverem positivos, é provável que seja infecção urinária.

Quando leucócitos estão altos?

O nível de leucócitos alto no sangue ou leucocitose pode ser indicativo de infecção, mas não necessariamente. O aumento do nível de leucócitos no sangue pode indicar a presença de um organismo ou substancia estranha que precisa ser combatido e eliminado do corpo para não causar complicações.

Quando os leucócitos são considerados altos?

1. Leucócitos altos. Os leucócitos aumentados, também conhecidos como leucocitose, são caracterizados por um valor superior a 11.000/mm³ no exame de sangue.

O que acontece quando os leucócitos estão altos?

O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.

O que altera no exame de sangue quando tem infecção?

Quando há presença de infecção no organismo, nota-se o aumento dos leucócitos. Quando há sinais de alergia, verifica-se o aumento dos eosinófilos. Mas é importante que a interpretação do exame seja realizada por um médico, pois somente ele poderá levar em consideração os sintomas que o indivíduo apresenta.

Como identificar num exame que está com infecção urinária?

A cultura da urina é um exame mais específico que permite saber a gravidade da infecção, pois detecta as bactérias presentes, o que permite ao médico administrar o antibiótico adequado.

Qual Exame de sangue detecta infecção de urina?

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Quando a bactéria cai na corrente sanguínea?

A bacteremia ocorre quando as bactérias entram na corrente sanguínea. Isto pode ocorrer através de uma ferida ou de infecção, ou através de um procedimento cirúrgico ou de injeção. A bacteremia pode não causar sintomas e resolver sem tratamento, ou pode produzir febre e outros sintomas de infecção.

Quanto tempo dura o tratamento de infecção no sangue?

Os pacientes atingiram estabilidade clínica em sete dias, o que indica que o tempo pode ser reduzido a fim de otimizar o tratamento e evitar a administração de antimicrobianos desnecessariamente, o que poderia causar maior resistência aos fármacos.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com infecção urinária?

Os sintomas costumam durar 2 a 3 dias após iniciar o tratamento, sendo mais rápido para as cistites e mais lento para as prostatites e pielonefrites.

O que acontece se não tratar a infecção urinária?

Quando a infecção urinária não é tratada corretamente, as bactérias podem subir para o rim e gerar várias complicações, como infecção generalizada, que pode levar a óbito.

O que piora a infecção urinária?

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Quando a infecção urinária não passa com antibiótico?

"Se você está com infecção e não melhora, mesmo se estiver tomando antibiótico, e sente febre e mal-estar é um sinal de que algo está fora do esperado e é importante ir ao médico. Aliás, logo na primeira ardência ao urinar vá ao médico e faça acompanhamento do tratamento," aconselha Sacomani.

Quanto tempo dura uma infecção generalizada?

Contudo, em alguns casos pode levar até 7 dias para identificação completa.

Artigo anterior
Onde fica o acento da palavra ideia?
Artigo seguinte
Qual o melhor veneno para matar formigas?