Qual gratificação não incorpora ao salário?

Perguntado por: Carlos Lopes  |  Última atualização: 20. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) previu expressamente que a gratificação de função não incorpora à remuneração do empregado que reverte a seu cargo efetivo, independentemente do tempo em que ele exerceu a função de confiança, vide novo artigo 468, §2º da CLT*.

Que tipo de gratificações que não integram o salário?

Pelo exposto, vê-se que a Lei 13.467/17 não considera parcelas salariais as diárias, os prêmios e abonos. Assim sendo, parcelas habituais como ajuda de custo, auxílio-alimentação, diárias para viagem, etc. não podem ser incorporadas ao contrato de trabalho.

Quando a gratificação é incorporada ao salário?

Segundo a Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, o período de uma década recebendo a gratificação é suficiente para garantir a sua incorporação no salário do trabalhador.

O que não integram o salário?

Da mesma forma, vale destacar que os valores não previstos pelo artigo 457 e que, portanto, não integram a remuneração são:
  • ajuda de custo;
  • auxílio-alimentação;
  • diárias de viagem;
  • prêmios.

O que incide sobre a gratificação?

“Art. 457 § 1° – Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e de função e as comissões pagas pelo empregador.” Isso significa que o embolso da gratificação deve estar descrito na folha de pagamento, pois estão sujeitos encargos de FGTS e INSS.

Incorporação da gratificação de função (S. 372, I, TST) pós reforma

19 questões relacionadas encontradas

O que diz a CLT sobre gratificação?

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tanto as gratificações como as bonificações, integram o salário do trabalhador como “gorjetas”.

O que diz a CLT sobre gratificação de função?

A gratificação salarial é um tipo de benefício proposto pela empresa contratante pelos serviços prestados por um colaborador. Em outras palavras, essa é uma bonificação financeira como forma de reconhecimento e agradecimento pelo bom desempenho do profissional ou pelo tempo de casa.

Quais verbas não tem natureza salarial?

Habitação, energia elétrica, veículo e cigarro.

Quais são as gratificações legais?

Quais são as gratificações previstas em lei? Faz-se referencia a gratificação natalina ou o décimo terceiro salário. Há ainda a gratificação de função, também considerada legal por expressa previsão no artigo 62, § único, art. 224, § 2ºe art.

O que pode ser incorporado ao salário?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu artigo 457, §1º, dispõe que integra o salário, não só a importância fixa estipulada, mas, igualmente, as gratificações ajustadas.

Como funciona a gratificação na folha de pagamento?

Gratificação Funcional

Após determinado tempo estipulado pelo empregador, o funcionário recebe uma quantia como forma de bonificação. Seja ela mensal ou a fim de marcar esta conquista. É importante que este tempo seja definido e explícito para todos.

Como calcular salário com gratificação?

Caso for somado ao seu salário base a gratificação de 40%, no valor de R$1.300, a remuneração seria R$ 4.550. Isto é, para a gerente do DP, a soma do seu salário mais a gratificação de função é inferior a soma do salário acrescido dos 40%. Nesse caso, o acréscimo deverá ser feito.

Qual o valor máximo de gratificação?

1.1.Gratificação

Ressaltamos que a legislação trabalhista em vigor não estabelece limites mínimos ou máximos com relação aos valores correspondentes às gratificações pagas pelo empregador a seus empregados, bem como não estabelece os procedimentos que devem ser adotados pela empresa, para efetuar tal pagamento.

Qual a diferença de gratificação para bonificação?

A bonificação é geralmente atrelada ao desempenho, enquanto a gratificação está mais associada a um reconhecimento ou ocasião especial. Periodicidade: Bonificações podem ser mais frequentes e variar conforme os resultados da empresa ou do colaborador.

Quais são os 3 tipos de adicionais de salário?

Vejamos os tipos de Adicionais Salariais:
  • Hora Extra: 50% ou 100% de acréscimo. ...
  • Noturno: 20% de acréscimo. ...
  • Periculosidade: 30%, atividades que impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador ao perigo.
  • Insalubridade: 10%, 20% ou 40% de acréscimo. ...
  • Transferência: 25% de acréscimo.

Quais benefícios tem natureza salarial?

assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde; seguros de vida e de acidentes pessoais; previdência privada; valor correspondente ao vale-cultura.

Quais são as verbas que integram o salário?

Sobre o que fala o artigo 457 da CLT?
  • Auxílio-alimentação;
  • Ajuda de custo;
  • Abonos;
  • Diárias para viagem;
  • Prêmios.

Quais são as verbas de caráter salarial?

Nesse sentido, as verbas remuneratórias são: Salário. Adicionais de insalubridade e periculosidade. Horas extras e noturnas.

Quem tem direito a incorporação de gratificação de função?

O direito à incorporação salarial da gratificação de função recebida por mais de dez anos é igualmente aplicado nos casos em que o trabalhador, durante esse mesmo período, tenha ocupado diversas funções gratificadas.

É permitido retirar a gratificação de função do empregado?

468 da CLT determina que o empregado que ocupa cargo de confiança poderá ser revertido ao cargo anterior, com a retirada da gratificação de função, sem que essa reversão acarrete nulidade.

Qual a diferença entre gratificação e salário?

Assim, remuneração é gênero que compreende as espécies de salário. No âmbito do direito do trabalho, em regra, a gratificação caracteriza-se como uma forma de agradecimento ou reconhecimento pelos serviços prestados pelo empregado (metas) ou como recompensa pelo respectivo tempo de serviço na empresa.

Pode ser descontado INSS de gratificação?

4. Não deverá incidir contribuição previdenciária sobre as parcelas de gratificação pelo exercício de cargo em comissão ou função e confiança, nos termos do art. 40 , § 3º , da Constituição Federal com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 20 /1998. 5.

Qual a natureza da gratificação?

A gratificação é um plus salarial pago pelo empregador para remunerar ou estimular o exercício de determinada situação, função, época especial ou para incentivo. Sendo assim, tem natureza salarial e, se é paga com periodicidade ou com habitualidade, como é o caso dos autos, projeta nas demais parcelas.

Quais são as verbas que de acordo com a CLT não integram a remuneração do trabalhador?

457, §2º da CLT as importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação (vedado seu pagamento em dinheiro), diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo ...

O que são gratificações pagas aos funcionários?

A gratificação é um pagamento adicional que pode ser concedido aos colaboradores com base em certos critérios, como: tipo de função, tempo de serviço ou resultados alcançados. Tempo de serviço: a gratificação por tempo de serviço é concedida aos colaboradores que atingem um determinado tempo de serviço na empresa.

Artigo anterior
Quantos km por litro faz um Fiat Uno?
Artigo seguinte
O que é orçamento quais são as espécies?