Qual foi o resultado da revolta Balaiada?

Perguntado por: Sandro Leandro de Lourenço  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)

O movimento de revolta foi contido em 1841. Cerca de 12 mil sertanejos e escravos morreram nos combates. Os revoltosos presos foram anistiados pelo imperador dom Pedro 2º. A vitória sobre a balaiada levou o coronel Luís Alves de Lima e Silva a ser condecorado pelo imperador com um título de nobreza: Barão de Caxias.

Qual foi o resultado da revolta da Balaiada?

Os revoltosos entraram em confronto contra as tropas imperiais e foram derrotados por Luís Alves Lima e Silva, futuro duque de Caxias, em 1840. Sua principal consequência foi a garantia da unidade territorial do império brasileiro.

Quem acabou com a revolta da Balaiada?

Aos poucos, o movimento foi sendo derrotado até que, em maio de 1841, Luís Alves de Lima e Silva declarou que não havia mais grupos de rebeldes armados, colocando fim, portanto, à Balaiada. Luís Alves de Lima e Silva tornou-se “Barão de Caxias” com o encerramento da balaiada.

Porque a Balaiada fracassou?

A falta de unidade entre os revoltosos contribuiu com sua derrota para as tropas imperiais – todas as revoltas que surgiram nas províncias fracassaram. A violência das punições recaiu apenas sobre os humildes: negros, índios, mestiços e brancos pobres.

O que marcou a Balaiada?

A repressão à Balaiada marcou o início da chamada "política da pacificação", pela qual Caxias sufocou as agitações que ocorreram durante o Império.

Balaiada | Revoltas Regenciais - Brasil Escola

45 questões relacionadas encontradas

Qual foi o principal motivo da Balaiada?

A balaiada foi uma rebelião provincial que aconteceu no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841. Essa foi uma rebelião popular, motivada pela insatisfação popular com a pobreza e desigualdade social da província, que se mesclou com a disputa travada por bem-te-vis e cabanos pelos poder político da província.

Qual foi o desfecho da Sabinada?

A revolta foi facilmente vencida e chegou ao fim um ano após ter eclodido, em março de 1838. Três líderes da Sabinada foram executados e outros três condenados ao desterro. O principal líder, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, recebeu pena de desterro e foi enviado para o Mato Grosso.

Quem participou da Guerra da Balaiada?

Aderiram à revolta os escravos, os vaqueiros, os mestiços, os pequenos agricultores rurais, os artesãos, os fabricantes de balaios, etc. Inclusive, os integrantes da Balaiada passaram a ser chamados de os “balaios” porque um dos seus participantes trabalhava justamente na fabricação de balaios ou cestos.

Qual o nome da revolta liderada por escravos?

Revolta dos Malês é conhecida por ter sido a maior revolta de escravos da história brasileira, mobilizando 600 africanos escravizados que lutaram pela sua liberdade.

Quanto tempo durou a revolta da Balaiada?

Entre os anos de 1838 e 1841, a província do Maranhão foi abalada por vários levantes que atingiram também a vizinha província do Piauí. Esses levantes receberam o nome geral de Balaiada, porque um dos seus líderes, Manuel Francisco dos Anjos, fabricante e vendedor de balaios, era conhecido pelo apelido de "Balaio".

Quais são os principais líderes da Balaiada?

A revolta teve como principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira (O Balaio), Raimundo Gomes Vieira (O Cara Preta), Lívio Lopes Castelo Branco e Cosme Bento das Chagas (O Líder Negro).

O que causou a revolta da Cabanagem?

Resumo sobre a Cabanagem

Foi uma revolta que aconteceu no Grão-Pará, entre os anos de 1835 e 1840, durante o Período Regencial. Suas causas foram a grave crise social e econômica vivida na região. Seus principais líderes tinham origem indígena, negra e da camada mais pobre. Foi derrotada pelas tropas regenciais.

Como foi o fim da revolta da Cabanagem?

A tropa enviada em 1840 pelo Governo Central pôs fim na rebelião. Matança das populações ribeirinha, indígena, quilombola e membros da elite local, bem como a desorganização do tráfico de escravos e crescimentos dos quilombos estavam entre as consequências da Revolta dos Cabanos.

O que os Cabanos fizeram na Balaiada?

Os cabanos, que estavam no poder, conseguiram maior controle da Província, nomeando seus partidários para o cargo de prefeitos, o que redundou em perseguição aberta aos bem-te-vis. No Maranhão a insatisfação social era grande.

Quem venceu a Guerra da Sabinada?

A Sabinada foi derrotada em 1838.

Pedro II, recém-coroado imperador, abrandou a condenação, e os líderes foram presos em regiões distantes da Bahia, como a província de Mato Grosso. Bandeira da República Bahiense.

Quem lutou na Sabinada?

A Revolta do Sabinada foi liderada pelo jornalista, médico, republicano e revolucionário federalista baiano Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira Barroso (1796 – 1846) e pelo advogado e político João Carneiro da Silva Rego.

O que a Sabinada conquistou?

Foi a maior revolta de escravos na história brasileira e gerou uma forte mobilização da sociedade soteropolitana contra os escravos. No contexto baiano, podemos destacar uma crescente insatisfação das classes médias por conta dos problemas econômicos que a Bahia enfrentava com o enfraquecimento da economia açucareira.

Por que se chama Balaiada?

Essa revolta ficou conhecida como Balaiada porque um de seus principais líderes, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, era conhecido como “balaio”, nome dado aos cestos que produzia. Prédio do Memorial da Balaiada, construído em homenagem à revolta na cidade de Caxias, no Maranhão.

O que a Balaiada tem haver com o cangaço?

Se a Balaiada é uma espécie de movimento precursor do Cangaço, a análise que se faz de uma revolta também vale para a outra. Nesse aspecto, importa, sobremaneira, a revisão que se faz das “figuras de herói (Duque de Caxias) e vilão (o Balaio, líder do movimento)”.

Por que a Cabanagem fracassou?

As condições de vida eram difíceis para grande parte da população do Grã-Pará. Havia muita pobreza, violência e fome. Os comerciantes e fazendeiros, por sua vez, estavam descontentes com a Regência. Não aceitavam o presidente da província (que equivalia ao governador de hoje em dia) nomeado pelo governo regencial.

Quem foi o líder da revolta da Cabanagem?

A Cabanagem teve diversos líderes, entre os quais os irmãos Vinagre, Eduardo Angelim e Félix Clemente Malcher. Conheça um pouco mais sobre essas personalidades. Félix Antônio Clemente Malcher (1772 - 1835) era militar e fazendeiro dono de engenho de açúcar em Belém.

Artigo anterior
Como se chama Canaã nos dias de hoje?
Artigo seguinte
Como pintar o cabelo com duas cores de tinta?