Como usar a conjunção embora?

Perguntado por: Íris Cláudia Silva  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

No primeiro, “embora” é uma conjunção concessiva, que é usada para formar estruturas no presente e no pretérito imperfeito do subjuntivo. São sinônimos de embora: ainda que, apesar de, mesmo que, conquanto. Ex.: Come muitos doces, embora esteja de dieta. Embora estivesse cansado, corria toda a maratona.

Qual é o sentido da conjunção embora?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

Tem vírgula depois da palavra embora?

Acompanhar conjunções.

O uso da vírgula é obrigatório antes das conjunções: mas, pois, porém, contudo, embora, todavia, portanto, logo).

O que usar depois de embora?

embora, muito embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que,em que, que,e, a despeito de, não obstante etc. Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la.

É correto dizer muito embora?

Por estar a linguagem jurídica inserida no âmbito da língua culta – que reclama a forma mais limpa de correção –, é de todo recomendável que evitemos a indigesta locução “muito embora”.

Dica rápida sobre a Conjunção EMBORA - Kilma Passos

36 questões relacionadas encontradas

Qual é o sinônimo de muito?

1 bastante, numerosa, vária, diversa, diferente. Excessiva: 2 excessiva, abundante, demasiada, exagerada, superabundante, exorbitante, intensa.

Qual é o advérbio de embora?

O que é Embora: Advérbio. Junção e redução(aglutinação) das palavras do adjunto adverbial "em boa hora" com sentido de ir-se a algum lugar.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Onde colocar o também?

conjunção E, nem, não; liga termos e/ou orações de mesma função: assinou a confissão, também, se não assinasse, seria preso. Mas, porém; além de unir termos ou orações de mesma função, acrescenta uma informação oposta: ela não cantou na semana passada, também, nesta semana, cantou durante horas seguidas.

Qual é o sentido de ainda que?

A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.

O que deve ficar entre vírgulas?

Dentre os empregos da vírgula destacam-se os casos em que certas palavras ou expressões indicam, por si só, uma idéia completa e distinta dos outros termos da oração da qual participam. Para isolar essas palavras ou expressões utilizamos o recurso da vírgula, obrigatória nesse caso.

Quando não se deve usar a vírgula?

Quando não usar a vírgula
  • 1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ...
  • 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:

Quando não devemos usar a vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Qual o sinônimo da palavra embora?

28 sinônimos de embora para 4 sentidos da palavra embora: Apesar de: 1 apesar de, ainda que, apesar de que, não obstante, a despeito de, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, nada obstante, malgrado.

Foi embora sinônimo?

1 partir, sair, ir, vazar, dar o fora, zarpar, retirar-se, afastar-se, fugir, desaparecer, sumir, evadir-se, pirar-se, pisgar-se, esgueirar-se, escapar, escapulir.

Foi embora ou foi se embora?

Obrigado. Acho preferível a utilização da frase «O João foi-se embora», com a presença do pronome reflexo. No entanto, a frase «O João foi embora» é admissível, sobretudo no português do Brasil. Na frase «O João foi-se embora», o verbo ir é pronominal, mas, na frase «O João foi embora», é intransitivo.

Como também numa frase?

como e tanto... como «exprimem um nexo aditivo» (idem, p. 567) entre as orações de uma frase, estabelecendo uma estrutura de coordenação copulativa: O João não só viu o livro como (também) o comprou.

Tem vírgula antes do E também?

2. Também não se usa a vírgula antes da conjunção “e” em enumerações ou em orações coordenadas com o mesmo sujeito. Por exemplo: Fui à feira comprar maçã, banana, laranja e caqui. / Maria Luísa saiu cedo de casa e só voltou à tarde.

Tem vírgula antes de como também?

Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é um advérbio de tempo?

→ Advérbio de tempo

Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras.

E embora ou imbora?

A forma correta de escrita da palavra é embora. Em bora, escrito de forma separada, está errado. A palavra embora é usada maioritariamente como advérbio ou como conjunção. A palavra embora é formada por contração da expressão em boa hora.

Qual é o advérbio de tempo?

Dá noção temporal, período de tempo, aos verbos.

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.

Artigo anterior
Como pagar menos Imposto como representante comercial?
Artigo seguinte
Qual anestesia usar para raspagem?