Qual foi o principal grupo a liderar a Revolução Francesa?

Perguntado por: Rúben Amorim Magalhães  |  Última atualização: 21. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (47 avaliações)

Consolidaram-se, então, os dois grandes grupos políticos que marcaram a Revolução Francesa: girondinos e jacobinos.

Qual foi o grupo que liderou a Revolução Francesa?

A fase da Convenção Nacional, entre 1792 e 1794, foi marcada pelo poder conseguido pelos jacobinos, liderados principalmente por Robespierre, e pelo apoio dado a eles pelos sans-culottes. Foi o período de maior radicalização da revolução, com a execução de vários membros da nobreza, dentre eles o rei Luís XVI.

Quais foram as causas e as consequências da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa foi resultado da crise econômica, política e social que a França viveu no final do século XVIII. Essa crise na França foi consequência direta de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do Antigo Regime, nome pelo qual ficou conhecido o absolutismo na França.

Qual foi o principal objetivo da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa foi um movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.

Porque a Revolução Francesa é considerada a mais importante revolução burguesa?

Sob o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, a burguesia revoltou-se contra a monarquia e, com o apoio popular, tomou o poder, pondo fim aos privilégios da nobreza e do clero e livrando-se das instituições feudais do Antigo Regime.

Revolução Francesa: grupos, projetos e personagens.

19 questões relacionadas encontradas

Por que a revolução é considerada burguesa?

São chamadas de Revoluções Burguesas os processos históricos protagonizados pela classe burguesa, ligada ao comércio e às finanças, e que foram fundamentais para que várias sociedades europeias superassem o sistema absolutista.

Porque a Revolução Francesa não pode ser considerada uma revolução burguesa?

A Revolução Francesa não deve ser considerada apenas como uma revolução burguesa. ... errada, pois a burguesia contou com o apoio do alto clero na luta contra o iluminismo e a população rebelada.

Qual o objetivo da burguesia na Revolução Francesa?

Eles desejavam acabar com o absolutismo e o poder do rei, já que eles sustentavam o estado. Além disso, queriam romper as restrições do comércio internacional, acreditando que o Liberalismo Econômico pudesse ajudar a resolver os problemas. Os burgueses buscavam por mais participação nas decisões políticas do país.

O que a Revolução Francesa queria?

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, criada em 1789, encarnava os conceitos básicos daqueles que defendiam a Revolução Francesa: a garantia da igualdade entre todos os homens, fazendo com que os privilégios de classe que existiam no Antigo Regime Francês fossem abolidos.

O que é correto afirmar sobre a Revolução Francesa?

Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003. ... Sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar. a) A Revolução Francesa ocorreu em meio a uma crise econômica e foi produto de revoltas de burgueses, camponeses e trabalhadores urbanos.

Qual a principal consequência da Revolução Francesa?

A revolução levou à queda do Absolutismo francês e teve relevantes consequência para o ocidente no geral. ... Essa era uma importante prisão de Paris, para onde eram levadas as pessoas condenadas por atos políticos que contrariavam o domínio absolutista francês.

Qual foi o impacto da Revolução Francesa no mundo atual?

A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.

Quais foram os motivos que levaram a Revolução Francesa?

Podemos mencionar 4 como sendo as causas principais da revolução:
  • O pensamento iluminista;
  • A influência da Revolução Americana na economia e no imaginário da França;
  • A desigualdade entre diferentes grupos sociais;
  • Uma grande crise econômica que gerou fome e mortes.

Que grupo social liderou a revolução inglesa Porquê?

Com o processo da revolução, a burguesia da Inglaterra, por meio de uma guerra civil e da atuação do Parlamento, conseguiu combater o Estado absolutista desse país e reformular a estrutura política, que culminaria na modelo da Monarquia Parlamentarista em 1688.

Quais foram os grupos que participaram da Revolução Francesa?

Os grupos políticos dividiram-se em três: os girondinos, representantes da burguesia industrial; os membros da planície, ou pântano, aliados aos interesses da burguesia financeira; e a montanha, formada pelos jacobinos e condeliers, pequenos burgueses que tinham o apoio dos sans-culottes.

Quais são as principais características da Revolução Francesa?

As principais características da Revolução Francesa, que a difere das outras Revoluções burguesas, foram: participação de camadas populares no processo revolucionário, defesa dos ideais iluministas, separação da Igreja e do Estado e exaltação da Razão.

O que foi o processo da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa (1789) é considerada o marco inicial da Idade Contemporânea, sendo responsável por destituir o Absolutismo na França e assinalar a ascensão da burguesia ao poder. Seus ideais contribuíram decisivamente para o estabelecimento da sociedade conforme conhecemos atualmente.

Qual é o objetivo da burguesia?

Os burgueses buscavam o enriquecimento e a mobilidade social, algo que era impossível dentro da sociedade feudal, onde o nascimento determinava o lugar de cada um.

Quais eram os objetivos da revolução burguesa?

As Revoluções Burguesas foram o conjunto de revoltas que partiram da burguesia com objetivo de romper com a herança política e econômica que havia anteriormente. Aconteceram em vários locais e datas, mas as principais foram as Inglesas (Puritana e Gloriosa – século XVII) e a Francesa (século XVIII)!

O que é burguesia francesa?

Após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial no século XVIII, contudo, sua influência econômica cresceria enormemente, e atualmente se compreende o termo burguesia como a classe social que detém os meios de produção, sendo portadora do poder político. ...

O que eram os jacobinos na Revolução Francesa?

Os jacobinos foram um grupo de revolucionários radicais, formado por pequenos burgueses, que participaram da Revolução Francesa.

Quem eram os jacobinos E o que eles defendiam?

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

Quais são as fases da revolução burguesa?

O período de 48 anos da Revolução Inglesa pode ser dividido em 4 fases: Guerra Civil e Revolução Puritana, República de Oliver Cromwell, Restauração da dinastia Stuart e Revolução Gloriosa.

Como ocorreu a revolução burguesa no Brasil?

Em 1974, em meio à ditadura e dez anos após o golpe militar, Florestan Fernandes publicou A revolução burguesa no Brasil. ... Florestan emprega o conceito de “revolução burguesa” como “tipo ideal”, isto é, como princípio heurístico e fio investigativo da origem, natureza e desdobramentos do capitalismo no Brasil.

Artigo anterior
Quem é responsável pela coagulação sanguínea?
Artigo seguinte
O que é o princípio da impugnação específica?