Qual foi o grupo social mais beneficiado pelo renascimento cultural?

Perguntado por: Lia Sofia Miranda de Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (21 avaliações)

RENASCENÇA ITALIANA. Não foi por acaso que os mais importantes artistas renascentistas surgiram na Itália. A península itálica fica no centro do mar Mediterrâneo, o que possibilitava o acesso ao vasto comércio da região e favoreceu o enriquecimento de sua burguesia.

Qual grupo social foi fortalecido com o renascimento?

Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.

Qual foi o maior nome do Renascimento Cultural?

Leonardo da Vinci (1452-1519, Itália)

Este é certamente um dos nomes mais relevantes do Renascimento Cultural e da história.

Qual foi a importância do Renascimento Cultural?

A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.

Quem financiava os artistas do renascimento?

Os Mecenas eram os reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses poderosos, dotados de poderes econômicos, os quais financiavam e incentivavam as artes no período da Renascença.

História - Renascimento Cultural - Introdução

32 questões relacionadas encontradas

O que foi o mecenas?

Mecenas era um membro da classe dos cavaleiros e um rico cidadão romano que foi incumbido pelo imperador a financiar a produção artística e literária de vários nomes de vulto da cultura romana, como os poetas Virgílio, Horácio e Ovídio, bem como o historiador Tito Lívio.

Quem era e qual o papel do mecenas?

Os mecenas, que eram os patrocinadores, dedicavam apoio financeiro para a literatura, produção teatral, ciências, esculturas, pinturas. Um tipo de vínculo que beneficiava os artistas, muitos daquele período passaram a viver somente desse ganho, e facilitava a expansão das obras.

Qual a importância do Renascimento Cultural e científico em nossa vida atual?

Esta época foi pautada no racionalismo, no humanismo e nos conhecimentos da Antiguidade Clássica que mudaram a mentalidade das pessoas. A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.

O que foi o Renascimento Cultural resposta?

O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.

O que foi o Renascimento Cultural e quais as suas principais características?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Quem foi um dos grandes nomes da literatura renascentista?

Literatura Renascentista
  • Dante Alighieri (1265-1321): escritor italiano, autor da Divina Comédia.
  • Willian Shakespeare (1564-1616): poeta e dramaturgo inglês, autor de Romeu e Julieta e Hamlet.
  • Miguel de Cervantes (1547-1616): poeta, romancista e dramaturgo espanhol, autor de Dom Quixote de la Mancha.

Por que esse nome Renascimento para o movimento cultural do início da Idade Moderna?

O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. ... O movimento renascentista recebeu esse nome posteriormente, em razão da valorização da Antiguidade Clássica - em especial a cultura greco-romana -, uma de suas principais características.

Quem são os principais renascentista?

Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo.

Quais foram as principais inovações científicas durante o renascimento?

O período renascentista foi marcado por grandes inovações tecnológicas e científicas, como o desenvolvimento da astronomia, a invenção da bússola, a criação da imprensa, da pólvora, etc.

Qual era a principal fonte de riqueza na sociedade medieval?

No período feudal, a terra produzia praticamente todas as mercadorias de que se necessitava e, assim, a terra e apenas a terra era a chave da fortuna do homem. A Igreja constituía uma organização que se estendeu por todo o mundo cristão, mais poderosa, maior, mais antiga e duradoura que qualquer coroa.

Quais foram as mudanças que ocorreram na sociedade com o renascimento comercial e urbano?

O renascimento comercial e urbano aconteceu na Baixa Idade Média e foi parte das intensas transformações que a Europa sofreu nesse período. ... Com isso aconteceu a ruralização da Europa — o abandono das cidades e estabelecimento das pessoas nas zonas rurais.

O que você entendeu sobre o Renascimento?

O que é o Renascimento:

Renascimento ou Renascença é o nome dado ao movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa, estando em vigor até o século XVI. Esta palavra também significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.

Qual foi a principal causa do Renascimento?

As transformações econômicas, políticas e sociais, ocorridas no final da Idade Média, tiveram influência na origem do Renascimento.

Quais são as principais características do Renascimento?

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.

Qual é o significado de Renascimento Cultural e científico?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Quais fatores contribuíram para o Renascimento Cultural e científico?

Os principais aspectos do Renascimento foram:
  • o racionalismo e o abandono do mundo sobrenatural;
  • o antropocentrismo, onde o homem é o centro de tudo;
  • o universalismo, caracterizado pela descoberta do mundo;
  • o naturalismo, acentuando o papel da natureza;
  • o individualismo, valorizando o talento e o trabalho;
  • o humanismo.

Qual foi a principal contribuição do Renascimento ao conhecimento científico?

- Desenvolvimento de instrumentos científicos, principalmente na área de observação astronômica. - Formulação de várias leis da Física e teorias matemáticas.

Quem são os mecenas brasileiros?

Inclui desde Aleijadinho a por pintores realistas do século XIX, como Almeida Júnior, além de artistas contemporâneos como Nuno Ramos, Cildo Meireles, Adriana Varejão e Tunga.

Quem eram os mecenas e de onde surgiu essa palavra?

O termo deriva do nome de Caio Mecenas (68–8 a.C.), influente conselheiro do Imperador romano Augusto, que formou um círculo de intelectuais e poetas, sustentando sua produção artística.

Quais foram os principais escultores renascentistas?

Na escultura, pintura e arquitetura, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Donatello e Sandro Botticelli foram os principais nomes. O italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi pintor, engenheiro, inventor e escultor desse movimento.

Artigo anterior
Como saber se o cabelo precisa de hidratação nutrição e reconstrucao?
Artigo seguinte
Porque ibuprofeno dá sono?