Qual foi a última atualização do Código Civil?

Perguntado por: Denis Dinis Macedo Lopes  |  Última atualização: 30. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Qual a última edição do Código Civil Brasileiro? A principal legislação do Direito Civil brasileiro foi sancionada por meio da Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

Quando foi a última mudança do Código Civil?

Este documento esteve em vigor até o início dos anos 2000, quando um novo Código Civil brasileiro foi instituído pela Lei 10.406/2002, entrando em vigor em 2003. Desde sua criação, ele vem sendo alterado para acompanhar as transformações da sociedade.

Qual a última atualização do Código Civil Brasileiro?

Código Civil e normas correlatas - 14ª edição. Neste volume, ocupa posição central a Lei no 10.406, que, em 2002, instituiu o Código Civil, em substituição ao velho Código Civil Brasileiro de 1916.

Qual é o Código Civil mais atual?

L10406compilada. Institui o Código Civil.

Qual foi a última atualização do CPC?

Qual foi a última atualização do CPC? No ano de 2022, o CPC/15 foi alterado por duas leis sancionadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: a lei 14.365/22, que promoveu importantes mudanças na advocacia, e a lei 14.341/22, que impôs regras ao funcionamento das associações de municípios.

Senado vai criar comissão de juristas para atualização do Código Civil

17 questões relacionadas encontradas

O que mudou no novo Código de Processo Civil?

O novo Código de Processo Civil diminuiu a quantidade de recursos disponíveis às partes. Os embargos infringentes e o agravo retido foram extintos, e suas aplicações foram centralizadas no agravo de instrumento. Isso torna o andamento processual mais rápido e também traz mais segurança jurídica aos advogados.

Qual a melhor alteração feita no novo CPC?

Uma das grandes novidades do novo CPC é o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas-IRDR, cabível quando houver, simultaneamente, a efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão de direito e haja risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.

Onde baixar o Código Civil atualizado?

Portal da Câmara dos Deputados.

Quantos Código Civil o Brasil já teve?

Embora tenha apenas 20 anos de uso, o Código Civil brasileiro já demanda atualizações. O motivo é simples: muitos itens apresentam defasagem, já que o texto começou a sua trajetória nos anos 1970, quando foi enviado ao Congresso Nacional, e tramitou por quase três décadas até se tornar lei, em 2003.

Qual a data do antigo Código Civil?

L3071. LEI Nº 3.071, DE 1º DE JANEIRO DE 1916. Código Civil dos Estados Unidos do Brasil.

O que diz o artigo 422 do Código Civil?

422 do Código Civil: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

O que diz o artigo 413 do Código Civil?

Tema criado em 30/1/2023.

“2. O art. 413 do Código Civil possibilita a redução equitativa da cláusula penal quando a obrigação principal tiver sido cumprida em parte ou se o montante da penalidade for manifestamente excessivo, considerando a natureza e a finalidade do negócio.

O que diz o artigo 421 do Código Civil?

A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.

Pode-se dizer que o Código Civil de 2002 atualmente vigente e?

O atual Código Civil está em vigor desde 11 de janeiro de 2003. É formado por 2.046 artigos. Está dividido em Parte Geral e Parte Especial. Cada parte é dividida em Livros, conforme esquematizado na tabela abaixo.

Quem escreveu o código civil brasileiro?

O Código, escrito por uma comissão de juristas coordenada por Miguel Reale, ex-professor da FDUSP e ex-Reitor da USP, foi apresentado na década de 1970, durante a ditadura militar. Ou seja, da elaboração, até sua validação, foram mais de 20 anos tramitando no Congresso, sem que fosse atualizado durante esse período.

Qual foi o primeiro Código Civil brasileiro?

Código instituído pela Lei n° 3.071, de 1º de janeiro de 1916, também conhecido como Código Beviláqua. Entrou em vigor em janeiro de 1917 e permaneceu vigente no país até janeiro de 2002.

Qual é o artigo 351 do Código Civil?

351. O credor originário, só em parte reembolsado, terá preferência ao sub-rogado, na cobrança da dívida restante, se os bens do devedor não chegarem para saldar inteiramente o que a um e outro dever.

O que diz o artigo 924 do Código Civil?

O artigo 924 do código civil estabelece que "quando se cumprir em parte a obrigação, poderá o juiz reduzir proporcionalmente a pena estipulada para o caso de mora ou de inadimplemento".

O que diz o artigo 104 do Código Civil?

104. A validade do negócio jurídico requer: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei.

O que diz o artigo 927 do Código Civil?

927. Aquele que comete ato ilícito (arts. 186 e 187) fica obrigado a repará-lo. § 1º Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

O que diz o artigo 389 do Código Civil?

Art. 389. Não cumprida a obrigação, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualização monetária segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.

O que diz o artigo 159 do Código Civil?

159. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano.

Qual é o artigo 585 no novo CPC?

Art. 585. A linha será percorrida pelos peritos, que examinarão os marcos e os rumos, consignando em relatório escrito a exatidão do memorial e da planta apresentados pelo agrimensor ou as divergências porventura encontradas.

Quais recursos foram abolidos do novo CPC?

Com o novo CPC (Lei nº 13.105/2015), podemos destacar que: O agravo retido e os embargos infringentes foram extintos.

Como ficou o art 273 no novo CPC?

273 do CPC que dispõe: Art. 273. O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela antecipada no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da veromissilhança da alegação.

Artigo anterior
Quais são os seus desafios e motivações na prática profissional como professor?
Artigo seguinte
Quais as fanfics mais lidas?