Qual foi a importância de Piaget e Vygotsky para o desenvolvimento da aprendizagem?

Perguntado por: Anna Inês Pinto de Cruz  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Contudo, enquanto Piaget enfatiza a interação com o meio físico, Vygotsky da ênfase sobre a interação com meio sócio-cultural. ... Ambos os autores, entretanto, consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou re-constrói seu próprio conhecimento.

Qual a importância da teoria de Piaget para a educação?

Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem. As ideias de Piaget continuam sendo estudadas e aplicadas no mundo todo. ... Para ele, o professor deve orientar os estudantes no caminho da aprendizagem, de forma a favorecer a autonomia no aprender.

Qual a importância da teoria de Vygotsky para a educação?

Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.

Qual é a relação existente entre a teoria de Piaget e a de Vygotsky?

Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios. ... Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social.

Qual a importância da teoria de Piaget?

Com base na teoria de Piaget, a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação.

Piaget e Vygotsky

17 questões relacionadas encontradas

Quais as principais contribuições de Piaget?

A contribuição de maior extensão da teoria piagetiana é a compreensão dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Piaget demonstra as estruturas de conjunto que caracterizam cada estágio. Cada estágio corresponderá um tipo de estrutura cognitiva, que possibilitará diferentes formas de interação com o meio.

Quais são as contribuições da teoria de Piaget para os professores?

Interação e construção; • A construção das estruturas da inteligência na criança e os fatores do desenvolvimento; • Tipos de experiência e abstrações envolvidas; • A adaptação e o processo de equilibração; • A aprendizagem e o desenvolvimento; • Piaget e a educação.

Qual a diferença entre as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon?

Piaget e Wallon focaram suas analises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência. Já Vygotsky pensou o desenvolvimento e aprendizagem como algo que ocorre por toda vida. Para Piaget, conhecimento é construído do individual para o social.

O que Jean Piaget e Lev Vygotsky falam sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil?

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Qual a teoria de Vygotsky em relação ao desenvolvimento?

A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.

Qual a importância da teoria de Vygotsky?

Vygotsky atribui importância a linguagem, pois além da função comunicativa, ela é essencial no processo de transição do interpessoal em intramental; na formação do pensamento e da consciência; na organização e planejamento da ação; na regulação do comportamento e, em todas as demais funções psíquicas superiores do ...

Qual foi uma das maiores contribuições de Vygotsky a teoria da educação?

Vygotsky afirma que, em qualquer pessoa, existem dois níveis de desenvolvimento: um nível de desenvolvimento efetivo, indicado pelo que o sujeito pode realizar sozinho e um nível de desenvolvimento potencial, indicado pelo que o indivíduo pode realizar com ajuda de outra pessoa mais velha ou mais experiente.

Qual o objetivo da teoria de Vygotsky?

Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. ... É na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.

O que Jean Piaget defendia na educação?

Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...

Qual o principal foco da teoria de Piaget?

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.

Qual é o papel do educador segundo Piaget?

O papel do professor é então aquele de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, em atividades que possam desafiar os alunos. ... O professor deve provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, buscando então o reequilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir.

Quais são as fases do desenvolvimento infantil segundo Piaget?

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.

Quais são os quatros conceitos básicos do desenvolvimento cognitivo de Piaget?

Particularmente, Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo nos quatro estágios principais resumidos aqui: os estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Wallon?

– Piaget: desenvolvimento da aprendizagem no sentido biológico, com foco no amadurecimento das estruturas genéticas e cerebrais. ... Wallon: desenvolvimento da aprendizagem no sentido psicológico, com foco na criação da identidade própria da criança.

Qual a diferença da teoria de Wallon e Vygotsky?

A diferença entre os dois consiste no que é considerada a principal mediação nessa relação: para Vygotsky é a linguagem, enquanto para Wallon é a emoção, considerada por ele uma linguagem anterior à própria linguagem, a primeira forma de comunicação (VIEIRA, 1996).

Por que as teorias de Piaget Vygotsky e Wallon são chamadas de teorias Psicogenéticas o que significa dizer que são Interacionistas?

As teorias psicogenéticas de Piaget, Vygotsky e Wallon são interacionistas. Isso quer dizer que consideram a ação do meio e suas peculiaridades no desenvolvimento e na aprendizagem humana, pressupondo trocas ativas entre o organismo e o ambiente.

Como o modelo teórico de Piaget pode contribuir para a atuação do professor nas questões de ensino e aprendizagem?

Piaget destaca que somente a exposição da criança a uma situação ou objeto de aprendizagem, por si só, não garante que o conhecimento seja gerado. É preciso que a criança exerça alguma ação (que ele chama de operação) sobre, de forma a promover sua aprendizagem.

Quais são as contribuições de Piaget para a educação contemporânea?

Pode-se dizer que o grande feito de Piaget foi o de ajudar a compreender o objeto do conhecimento e os mecanismos que possibilitam a sua aquisição. Os processos de acumulação e assimilação, a prática ativa de acordo com o nível de desenvolvimento da criança e a mediação deste aprendizado pelo professor.

Quem foi Piaget e qual a sua principal contribuição para a psicologia?

O suíço Jean Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e filósofo conhecido por seu trabalho voltado à inteligência infantil. ... Se, por um lado, Sigmund Freud revolucionou o estudo do inconsciente, Jean Piaget, por outro, pavimentou o caminho para o entendimento do consciente humano.

Qual é a abordagem de Vygotsky?

A teoria histórico-cultural ou sociocultural do psiquismo humano de Vygotsky, também conhecida como abordagem sociointeracionista, toma como ponto de partida as funções psicológicas dos indivíduos, as quais classificou de elementares e superiores, para explicar o objeto de estudo da sua psicologia: a consciência.

Artigo anterior
Pode apagar o Chrome?
Artigo seguinte
Qual o principal objetivo da qualidade de vida no trabalho?