Qual foi a Guerra que aconteceu em Pernambuco?

Perguntado por: Edgar Torres Leal  |  Última atualização: 24. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

A chamada Guerra dos Mascates ocorreu em Pernambuco, entre 1710 e 1711, e enquadra-se nas rebeliões do século XVIII do Brasil colonial, ao lado de outras, como a Revolta de Felipe dos Santos, em 1720, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.

Quantas guerras aconteceram em Pernambuco?

Durante o período colonial, ocorreram três movimentos revoltosos (ou nativistas) no estado de Pernambuco: a Conjuração de "Nosso Pai", a Guerra dos Mascates e a Conspiração dos Suassunas.

Qual foi o motivo da Guerra dos Mascates?

Os motivos para a Guerra dos Mascates foram: a crise da cana-de-açúcar e a expulsão dos holandeses; a rivalidade entre Olinda (senhores de engenho) e Recife (comerciantes portugueses); os altos impostos cobrados, que revoltaram os recifenses e fizeram com que eles buscassem autonomia política.

Quem venceu a Guerra dos Mascates?

Resumo sobre a Guerra dos Mascates

Recife obteve a elevação à condição de vila e, ao estabelecer limites com Olinda, a guerra foi desencadeada. A Coroa Portuguesa enviou um novo governante para a região, que conseguiu acabar com o conflito.

Por que Pernambuco perdeu parte do seu território?

Essa mudança ocorreu em 1807 e 1808 por causa da invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas.

Pernambuco e suas revoltas | Nerdologia

41 questões relacionadas encontradas

Porque Pernambuco queria se separar do Brasil?

A Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817, foi o último movimento separatista do período colonial. Está relacionada com a crise socioeconômica que o Nordeste atravessava há quase um século em razão da desvalorização do comércio do açúcar e do algodão brasileiro no mercado externo.

Qual foi a primeira vilã de Pernambuco?

Igarassu foi fundada em 1535 por Afonso Gonçalves ordenado por Duarte Coelho, sendo a primeira vila pernambucana em que o donatário se estabeleceu. A segunda vila fundada na capitania foi Olinda em 1537. Portanto, Igarassu simboliza o marco inicial da ocupação do território pernambucano.

Por que os portugueses eram chamados de mascates?

Quando houve as sedições entre os mascates europeus do Recife e a aristocracia rural de Olinda, os comerciantes portugueses eram apelidados de mascates, pelos senhores de engenho, já que saiam vendendo seus produtos de porta em porta.

Quando Recife virou Vila?

No início do século XVIII, com sua economia garantida pelos mascates portugueses, ocorreram grandes transformações. Elevada à categoria de vila com a denominação de Recife, em 1709.

O que vendiam os mascates?

Mascate: S.m. Bras. 1. Mercador ambulante que percorre as ruas e estradas a vender objetos manufaturados, tecidos, jóias, rádios, etc. (e é óbvio: baterias de rádio, “carregadinhas com modas de viola”, também).

O que o mascate fazia?

Mercador que oferece mercadorias a domicílio; vendedor ambulante, de casa em casa, que vive da venda de pequenos produtos, especiarias. Na história do Brasil, conflito ocorrido, em Pernambuco, entre 1709 e 1711. Mascate era a designação que os brasileiros de Olinda deram aos portugueses habitantes de Recife.

Quanto tempo Pernambuco foi um país?

O sentimento de ser pernambucano nasceu 72 anos antes do sentimento de ser brasileiro: há dois séculos, no dia 6 de março de 1817, surgia uma nação chamada Pernambuco. A República que buscava independência da Coroa Portuguesa durou apenas 75 dias, mas deixou um legado inestimável, que nos inspira até hoje.

Por que Pernambuco tem esse nome?

Alguns estudiosos afirmam que vem da aglutinação dos termos tupis para'nã, que quer dizer “rio grande” ou “mar”, e puka, “buraco”. Assim, Pernambuco seria um “buraco no mar”, referindo-se ao Canal de Santa Cruz na Ilha de Itamaracá ou à abertura que existe nos arrecifes entre Olinda e o Recife.

Quando acabou a guerra dos mascates?

A Guerra dos Mascates (1710-1712) foi um movimento nativista que ocorreu na capitania de Pernambuco durante o período colonial.

Por que surgiram rivalidades entre Olinda e Recife?

As principais causas da Guerra dos Mascates foram:

Forte sentimento antilusitano, principalmente entre a aristocracia rural de Olinda. Muitos senhores de engenho de Olinda estavam endividados com os comerciantes de Recife, e a rivalidade crescente entre as duas cidades agravou essa questão financeira.

Por que o governo da Capitania de Pernambuco fugiu para a Bahia?

Então, em outubro de 1710, a revolta explodiu. O governador português Sebastião de Castro sofreu um atentado à bala e depois fugiu para a Bahia.

Qual país colonizou o Pernambuco?

Nessa época, teve início o processo de colonização de Pernambuco. Entre 1534 e 1536, Dom João III, rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil e dentre os primeiros 14 lotes distribuídos estava a Capitania de Pernambuco, chamada de Nova Lusitânia.

Qual é o significado da palavra Pernambuco?

A versão mais comum sobre Pernambuco diz que, por trás desse nome, está a mesma raiz em tupi (pa'ra) que Pará, Paraná e a Paraíba. No caso de Pernambuco, o termo na língua indígena seria paranãpuka, algo como “buraco no mar” ou “furo que o mar faz”.

Quem colonizou o Recife?

Em 1630, os holandeses, desembarcando ao norte da cidade de Olinda, dominaram todo o litoral pernambucano e a cidade dos arrecifes, onde edificaram e fizeram prosperar, na entrada do porto, a sede dos seus domínios.

É verdade que Pernambuco já foi um país?

Era o bairrismo local já voando alto, a ponto de, em 1817, o estado virar um país. República, mais de 70 anos mais jovem que a brasileira, independente do Reino Unido do Brasil e de Portugal. A ousadia foi fruto de uma revolução. Durante 75 dias, quatro estados nordestinos e parte da Bahia viraram um nação: Pernambuco.

Como é o povo pernambucano?

Aberto, atencioso, receptivo. Há quem diga que o povo pernambucano é o verdadeiro diferencial de Pernambuco. Se estiver no ônibus, alguém vai puxar assunto e se oferecer para segurar sua bolsa, durante o trajeto. Ao entrar em uma loja, facilmente você escuta como vocativo um "meu amor" ou um "meu anjo".

Quando o Nordeste tentou se separar do Brasil?

A Revolução Praieira, também denominada "Insurreição Praieira", "Revolta Praieira" ou simplesmente "Praieira", foi um movimento de caráter liberal e separatista que eclodiu, durante o Segundo Reinado, na província de Pernambuco, entre 1848 e 1850.

Artigo anterior
Como funciona o samsung pay?
Artigo seguinte
Quais as doenças transmitidas por bactérias?