Qual foi a contribuição de Decroly para a educação?

Perguntado por: Lourenço Santos Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

Jean-Ovide Decroly foi diretor da Escola "École d'Ermitage" (1907), cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais (Montessori).

Qual a contribuição de Decroly para a educação?

Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente.

Quais as principais contribuições de Ovide Decroly para a pedagogia no que consiste a pedagogia de projetos?

Decroly percebia que as crianças, por seus interesses, poderiam conduzir o seu aprendizado e que elas enxergam o mundo de forma ampla e não fragmentada. Por isso, propôs os centros de interesse e a utilização de método de alfabetização global – também chamado analítico.

Qual a influência de Decroly na educação infantil?

O método de estudo de Decroly baseou-se em observações de crianças em um ambiente que lhes conduzia ao pleno desenvolvimento de suas personalidades e suas capacidades e seu potencial humano. Ele introduziu uma metodologia educacional que tinha como objetivo educar as crianças “para a vida e através da vida”.

Qual o pensamento de Decroly?

O princípio de globalização de Decroly se baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem.

Aula 03- Fundamentos Psicológicos da Educação- Decroly

38 questões relacionadas encontradas

O que Froebel defendia?

Froebel defendia que as crianças são seres pensantes, com individualidades que precisam ser respeitadas, protegidas e cuidadas, nos âmbitos físicos e mentais. Isso porque, para ele, a infância não é um treinamento para a vida adulta, é uma fase da vida válida em si mesma.

Qual é o centro de interesse desenvolvido por Decroly?

Para Decroly, existiriam 6 centros de interesse que poderiam substituir os planos de estudo construídos com base em disciplinas: a) a criança e a família; b) a criança e a escola; c) a criança e o mundo animal; d) a criança e o mundo vegetal; e) a criança e o mundo geográfico; f) a criança e o universo.

Qual a proposta de Moacir Gadotti em relação aos novos meios tecnológicos para a educação?

Gadotti então propõe uma inovação no pensar dos educadores e gestores, além do incentivo à criatividade e a uma escola mais próxima da realidade dos alunos.

O que é o método global de alfabetização?

O método global integra o conjunto dos métodos analíticos que se orientam no sentido do todo para as partes. Defende que a criança percebe as coisas e a linguagem em seu aspecto global, que a leitura é uma atividade de interpretação de ideias e que a análise de partes deve ser um processo posterior.

Em que consiste o método Ideovisual de Decroly?

Método ideovisual de Decroly consiste em iniciar o ensino da leitura a partir de pequenas histórias, adaptadas ou especialmente criadas pelo prof - Pedagogia.

Qual a principal contribuição de Ovide Decroly?

Jean-Ovide Decroly foi diretor da Escola "École d'Ermitage" (1907), cujo o ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais (Montessori).

Qual o papel do professor na Pedagogia de Freinet?

Portanto, o papel do professor é buscar práticas pedagógicas mais eficazes e criar estratégias para auxiliar no desenvolvimento dos alunos em sala de aula, mantendo um bom relacionamento entre professor e aluno.

Quem são os responsáveis em desenvolver a educação não formal?

É um processo voluntário de aprendizagem e de educação fora da escola, que acontecem em ongs, instituições religiosas, iniciativas particulares e programas sociais públicos.

Como deve ser a educação do futuro Segundo Jacques Delors?

A educação deve transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber- fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro.

Qual é o objeto de estudo da pedagogia?

A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001). A sociologia, a psicologia, a economia, entre outras, também podem e tem se ocupado com os problemas educativos, abordando-os segundo o referencial teórico construídos por estas ciências.

Qual o papel do professor no método Montessori?

O professor deve ser um conhecedor da organização montessoriana. Dessa forma, ele colabora para que a criança entenda a organização à sua volta, mostrando como ela deve respeitá-la e trabalhar para mantê-la, além de garantir que ele tenha acesso aos recursos disponibilizados.

Quais são os métodos globais?

São conhecidos como métodos globais: o da sentenciação e o de palavração. Assim nesta metodologia global espera-se que o processo de imersão, tomando como unidades a palavra, a frase e o texto, as crianças possam realizar posteriormente uma análise de unidades menores da língua.

O que são métodos globalizados?

Para Zabala (2002, p. 27), os métodos globalizados “alude a métodos de ensino completos” e o enfoque globalizador é “uma forma e atitude de conceber o ensino e de se aproximar do ato educativo. Nos dois casos prescrevem-se determinadas formas de apresentar e organizar os conteúdos”.

O que são os métodos globalizados?

A metodologia globalizada é uma proposta que contempla uma visão integrada do ensino, propiciando a adoção de práticas pedagógicas também integradoras, não necessitando centrar-se apenas em um recurso e procedimento didático.

Qual a definição de educação popular proposta por Paulo Freire?

Na visão de Freire, a educação é feita com o povo, com os oprimidos ou com as classes populares. “Daí a denominação 'educação popular', porque traz como concepção uma educação libertadora, que ao mesmo tempo é a nossa lógica do conhecimento, mas não só.

O que você entende por novas perspectivas da educação?

Significa orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. Hoje vale tudo para aprender. Isso vai além da "reciclagem" e da atualização de conhecimentos e muito mais além da "assimilação" de conhecimentos.

Que mudanças seriam necessárias para adequar a educação a Era do conhecimento?

Uma dessas principais mudanças sociais que influenciou a área da educação foi a chegada das tecnologias de comunicação e informação. A evolução da tecnologia possibilitou mais que a conexão de computadores, ela viabilizou novas formas de conexões entre as pessoas, as culturas e os diversos grupos.

Como se aplica o centro de interesse?

Os centros de interesse concentram o ensino em torno de assuntos atraentes para os alunos e que satisfazem as suas necessidades básicas. Necessidades como o descanso e a diversão, por exemplo, ou relacionadas ao seu entorno, tais como a família ou o meio ambiente.

O que é centro de interesse em uma frase?

O CENTRO DE INTERESSE

Se você desdobrar uma notícia em fatos, não deverá ter dificuldade nenhuma em descobrir do que ou de quem se trata: o que chamamos de centro de interesse ou centro da atenção.

Que tipo de método Montessori desenvolveu?

O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Artigo anterior
Como configurar o controle do PS3 para jogar Nintendo 64?
Artigo seguinte
O que é biocompatibilidade na odontologia?