Qual exame detecta lúpus sistêmico eritematoso?

Perguntado por: Iris Helena Sousa Magalhães  |  Última atualização: 31. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

FAN (fator ou anticorpo antinuclear); Teste de anticorpos (como o anti-Sm e anti-DNA).

Qual o exame que detecta o lúpus?

Para confirmar o diagnóstico de lúpus, o reumatologista pode indicar a realização de alguns exames de sangue e de urina, além da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Os principais exames recomendados são hemograma e exame FAN, que é um exame útil para diagnosticar doenças autoimunes.

Como é a dor do lúpus?

Dor nas articulações. Rigidez muscular e inchaços. Rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. Afeta cerca de metade das pessoas com lúpus.

Quem tem lúpus pode ter o Fan negativo?

13 – E se a pessoa tiver os sintomas de LES e o exame de FAN for negativo, a pessoa pode ainda assim ter LES? Sim. Mas espera-se que todas as pessoas portadoras de LES apresentem, ao longo de sua evolução, o exame do FAN positivo.

É um critério diagnóstico para lúpus eritematoso sistêmico?

Você conhece os critérios diagnósticos do Lúpus Eritematoso Sistêmico? O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica autoimune cuja etiologia não é totalmente conhecida, e que é diagnosticada essencialmente com base na anamnese, exame físico completo e exames laboratoriais.

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

20 questões relacionadas encontradas

Quais os métodos clínicos e laboratoriais utilizados para diagnosticar o lúpus?

Os exames para mais comuns e úteis para diagnosticar Lúpus são:
  • Exame físico.
  • Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares.
  • Hemograma completo.
  • Radiografia do tórax.
  • Biópsia renal.
  • Exame de urina.

O que uma pessoa com lúpus não pode fazer?

Para os pacientes com lúpus é necessário evitar o sol, com o uso de protetor solar ou barreiras físicas, como o uso de roupas que não expõem muito a pele a luz solar.

Quando o resultado do exame fan da não reagente?

Entendendo o resultado do FAN

De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.

Quais as principais alterações encontradas nos pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico?

Os sintomas do LES são diversos e tipicamente variam em intensidade de acordo com a fase de atividade ou remissão da doença. É muito comum que a pessoa apresente manifestações gerais como cansaço, desânimo, febre baixa (mas raramente, pode ser alta), emagrecimento e perda de apetite.

Como interpretar o resultado do exame FAN?

O que significam os resultados

Em pessoas saudáveis o exame FAN normalmente é negativo ou não reagente, apresentando valores como 1/40, 1/80 ou 1/160. No entanto, isso não significa que sempre que é negativo não existe uma doença autoimune.

Quem tem lúpus sente dor?

A maioria dos pacientes com Lúpus apresenta dores nas articulações em algum estágio da doença. Os problemas mais comuns são a artralgia (dores sem sinais inflamatórios) e a artrite (dores com inflamações). Esses sintomas costumam estar presentes ainda na fase inicial do Lúpus.

Quais os primeiros sintomas de quem tem lúpus?

Febre e mal-estar frequente; Dores nas articulações; Rigidez muscular e inchaços; Rash cutâneo (vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz);

Como me curei do lúpus?

O lúpus é uma doença auto-imune crônica, que pode danificar qualquer parte do corpo, desde a pele até aos órgãos através das articulações. É uma doença que age por brotamento e, em seguida, parece desaparecer antes de voltar novamente.

Como o lupus aparece no hemograma?

Como o Lúpus pode aparecer no hemograma?
  1. Leucócitos com valor menor que 4.000/mL;
  2. Linfócitos com valor menor que 1.500/mL;
  3. Redução da quantidade de glóbulos vermelhos (hemácias) e número de plaquetas (em ao menos 2 exames de sangue realizados).

O que é lúpus é um câncer?

O lúpus eritematoso sistêmico não é contagioso e também não é um tipo de câncer. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico do paciente ataca o seu próprio organismo.

O que leva uma pessoa a ter lúpus?

O lúpus eritematoso sistêmico ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente o que causa esse comportamento, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais.

Quais os acometimentos viscerais mais graves do lúpus?

Dentre as manifestações viscerais do LES, a doença renal secundária está descrita em 25-60,0% dos pacientes, nos quais a remissão total da nefrite é alcançada após dois anos em 25-50,0% dos casos43,44; e 5-20,0% evoluem para terapia de substituição renal em um período de dez anos após o diagnóstico45-48.

Qual o tipo de lúpus mais grave?

Lúpus Sistêmico

Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

O que são anticorpos auto reativos encontrados em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico LES?

Os anticorpos auto-reativos formam imunocomplexos, que são anticorpos ligados ao antígeno, esses imunocomplexos são responsáveis por muitas das manifestações clínicas observadas em pacientes com o LES.

O que significa anticorpos citoplasmáticos não reagente?

Se auto-anticorpo for contra o citoplasma das células, vários citoplasmas ficarão brilhando, e assim por diante. Se não houver auto-anticorpos, nenhuma parte das células ficará fluorescente, caracterizando um FAN não-reativo. Os resultados são repetidos após várias diluições do sangue, até a fluorescência desaparecer.

O que quer dizer núcleo não reagente?

A expressão “não reagente” é explicada pelo fato do reagente não reagir com o sangue do paciente, apresentando assim uma amostra negativa. O termo não reagente é usado sempre em exames de sangue, exames de gravidez (Beta HCG), de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, sífilis, entre outras.

Quais doenças O Fan detecta?

O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.

O que piora o lúpus?

A exposição solar pode levar à atividade da doença. O cigarro (fumar ou conviver com fumantes) deve ser evitado por pacientes com lúpus, pois aumenta a atividade da doença e reduz a eficácia dos tratamentos. Gravidez pode levar à piora do lúpus em metade das pacientes, além de oferecer risco de aborto.

Quais os cuidados que uma pessoa com lúpus deve ter?

Abaixo, algumas dicas importantes que podem ser repassadas para as pessoas com Lúpus:
  • Pacientes com lúpus devem evitar a exposição ao sol e usar protetores solares o dia todo;
  • Portadoras da doença que desejam engravidar devem seguir rigorosamente a orientação medica e dar preferência aos períodos de remissão das crises;

Quem tem lúpus pode ter uma vida normal?

Apesar de não ter cura, o lúpus tem tratamento continuado, que possibilita ao paciente levar uma vida normal. “Nos últimos anos houve muita evolução. Existem medicamentos mais eficientes no controle do desequilíbrio do sistema imunológico e muitas pesquisas em busca de remédios mais específicos”.

Artigo anterior
Qual a idade para aposentar em 2021?
Artigo seguinte
O que não pode comer quando está com piercing?