O que é um documento circular?

Perguntado por: Victória Barbosa Marques  |  Última atualização: 14. April 2022
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A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

São características da circular?

Características de uma circular

Por ser um texto informativo, a circular é objetiva, com linguagem clara e direta e deve transmitir informação sobre algo sem espaço para duplas interpretações . No documento do tipo circular, assim como nos demais textos informativos, não pode haver interferência de subjetividade.

Como se faz um documento circular?

Estrutura da Circular
  1. Cabeçalho: identificação do órgão emitente;
  2. Local e data;
  3. Número da circular: número sequencial separado por barra do ano da sua emissão;
  4. Vocativo: Invocação das pessoas a quem se destina o documento;
  5. Mensagem: comunicação formal feita de forma sucinta e de compreensão fácil;

O que é estrutura circular?

A estrutura organizacional circular também é conhecida como estrutura radial. A estrutura organizacional em si é idêntica às estruturas linear e funcional, mas representado num organograma de forma circular.

Como se faz um ofício?

O que não pode faltar no meu documento?
  1. Numeração do ofício.
  2. Data de envio do ofício.
  3. Nome/qualificação ou setor a quem/ ao qual se dirige o ofício.
  4. Nome da pessoa que remete o ofício.
  5. Informação do teor do ofício (solicitação de documentos, informações ou envio de algum anexo, por exemplo).
  6. Data e local.

Circular | Redação oficial - Brasil Escola

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Quais são os tipos de circular?

De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando-circular ou manifesto-circular.

Quais são os tipos de ofício?

Para utilização e elaboração deste documento, os tipos de ofício mais usados no cotidiano são:
  • Ofício de Comunicação;
  • Ofício de Solicitação;
  • Ofício para Requerimento ou Pedido;
  • Ofício de Patrocínio;
  • Ofício Jurídico.

Em que ambiente o gênero resumo circula?

O resumo é um gênero muito usado na esfera acadêmica, mas se percebe, muitas vezes, uma subutilização desse gênero em sala de aula. Saber resumir textos é uma habilidade exigida por professores de diferentes disciplinas no cotidiano acadêmico.

Quais são os meios de circulação de um texto?

Imprensa: agenda cultural, fotos, anúncio de emprego, horóscopo, artigo de opinião, infográfico, caricatura, manchete, carta ao leitor, mapas, mesa redonda, cartim, notícia, charte, reportagens, classificados, resenha crítica, crônica jornalística, sinopses de filmes, editoriais, tiras, entrevista (oral e escrita).

Em quais situações usamos o gênero resumo?

O texto denominado resumo é usado para apresentar pontos essenciais, assim como fatos ou ideias principais que foram desenvolvidos no texto, mas expostos de forma abreviada. É importante, entretanto, sempre apresentar as ideias em seu resumo na mesma ordem que aparecem no texto que está sendo resumido.

Quais as características do gênero resumo?

O resumo é um gênero textual que consiste em extrair as ideias e pontos principais de uma obra original e reproduzi-las em um novo texto mais curto e objetivo. Não se trata, portanto, de uma cópia, mas, sim, de uma síntese.

Qual o objetivo do ofício?

Ofício é a comunicação que é expedida exclusivamente para tratar assuntos oficiais entre órgãos da Administração Pública ou a particulares.

O que é um ofício exemplo?

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Quais as normas da ABNT para ofícios?

CURRÍCULOS, OFÍCIOS, TRABALHOS, CARTAS COMERCIAIS CONFORME AS REGRAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT
  • margem superior: 3 cm.
  • margem inferior: 2 cm.
  • margem esquerda: 2 cm.
  • margem direita: 3 cm.

O que é uma circular exemplos?

A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.

Qual a função do circular?

A circular é um documento oficial, portanto só poderá ser escrita por autoridades respeitando a hierarquia dentro da organização (geralmente é escrita por chefes, gerentes e diretores). ... É usada para divulgar informações para um maior número de pessoas dentro de uma organização pública ou privada.

O que é uma circular normativa?

Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.

Como deve ser a estrutura de um ofício?

Partes do ofício

Número do ofício, local e data: o número fica à esquerda enquanto o local e data ficam no centro-direita. Assunto: um resumo sobre o que o ofício irá tratar. Vocativo: um vocativo direcionado ao seu destinatário. Corpo do texto: Aqui onde o remetente expõe o objetivo do ofício.

O que é trabalho de ofício?

Significado de Ofício

Trabalho remunerado através do qual uma pessoa retira os meios necessários à sua sobrevivência; emprego.

Quais são as características de um ofício?

Um ofício é um documento que, em geral, tem como objetivo solicitar, comunicar, reivindicar ou notificar de maneira formal sobre um determinado assunto. Esse tipo de documento costuma ser utilizado por locais que precisam ter um registro e controle das notificações enviadas, como as repartições públicas.

O que é um ofício judicial?

Primeiramente, vale esclarecer o conceito de ofício judicial. Trata-se de uma carta enviada pelo juiz para uma pessoa que não é parte no processo, na qual ele solicita informações ou emite uma ordem judicial. Regra geral o ofício vai ser encaminhado por e-mail ou por carta com aviso de recebimento.

O que é um ofício da justiça?

Os oficios de justiça e de notas são órgãos da fé pública insti- tuidos pelo Estado. Quer no foro judicial, seja no chamado foro extrajudicial, desempenham função eminentemente pública. Os seus titulares situam-se como servidores públicos.

Quais são os tipos de resumo?

O resumo integra os chamados textos acadêmicos, classificando-se em três tipos: informativo, indicativo e crítico.

Como fazer resumo 7º ano?

Informações sobre o gênero: Segundo Isabel Solé, o Resumo escolar é escolar, em geral, para apresentar a síntese de conteúdo de um texto ou uma obra. Deve ser conciso, apresentando ideias bem organizadas e hierarquizadas, devendo-se evitar interpretações pessoais ou comentários críticos.

Como fazer um gênero textual resumo?

Como fazer um bom resumo de texto?
  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.

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