Qual era o objetivo do gênero trágico?

Perguntado por: Fábio Fonseca  |  Última atualização: 20. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

Aristóteles considerava a possibilidade de imitação de pessoas nobres ou ignóbeis, isto é, de caráter superior ou inferior. Assim, para ele, a representação de indivíduos moralmente superiores era tarefa da tragédia; já a imitação de seres moralmente inferiores, da comédia.

Qual é o objetivo da tragédia?

A tragédia é uma forma dramática ou peça de teatro, em geral solene, cujo fim é excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou herói, que termina, quase sempre, envolvido num acontecimento funesto.

Qual a finalidade de um drama trágico?

Tragédia era um gênero artístico, uma forma de drama, encenada para caracterizar o conflito existente entre uma personagem, o herói, condenado ao seu infortúnio, e alguma instância maior de poder: os deuses, o destino, as leis e a própria sociedade.

Qual o objetivo da tragicomédia?

Segundo a definição do Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tragicomédia é uma obra dramática que contém, ao mesmo tempo, elementos da tragédia e da comédia. Ainda segundo o Houaiss, o gênero é uma mistura de acontecimentos trágicos e risíveis.

Qual o objetivo principal de um texto teatral?

O texto dramático, bastante conhecido como texto teatral, é escrito com o objetivo de ser encenado, representado, seja em teatro, curta, filme, série ou novela, por exemplo.

TRAGÉDIA │Literatura

33 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo de um texto dramático?

Os textos que fazem parte do gênero dramático são escritos para serem encenados. Portanto, a princípio, eles não são produzidos para a leitura de leitores(as) comuns, já que têm como objetivo orientar diretores e atores.

Como surgiu o gênero tragédia?

Esse famoso gênero teatral nasceu na Grécia Antiga, originado a partir dos ditirambos – corais dedicados ao deus Dionísio. Neles, eram entoadas, em coro, canções exaltando o deus. Expressões literárias como a poesia lírica e a poesia épica também influenciaram o texto trágico.

Quais são as características da tragicomédia?

Sua principal característica é a fusão entre os gêneros trágico e cômico. Composta por acontecimentos dramáticos e satíricos, seu desfecho é sempre feliz. Você sabe o que é Farsa? Curiosamente, o gênero tragicômico nem sempre agradou o público, e alguns autores tiveram de mudar suas obras para que fossem aceitas.

Quem inventou a tragédia?

Sófocles é por muitas razões considerado o verdadeiro fundador do gênero tragédia. Ele surge na convergência da cultura grega, da convivência do mundo mítico com a realidade e da sujeição do homem às forças vitais controladas por personagens deste mundo mítico.

Como Aristóteles definiu a tragédia?

A definição aristotélica da tragédia é de que trata-se de uma imitação “dos caracteres, das paixões e das ações humanas” sobretudo “de ações, da felicidade e da infelicidade” (sd: 300) de seres humanos em meio a atividades humanas.

O que é teatro trágico?

"(...) o teatro trágico usava histórias e personagens que todos conheciam e mostrava o que acontecia a esses personagens, de tal forma que, no final, os espectadores entendessem que as histórias da carochinha que lhes contavam, quando eram crianças, expressavam uma espécie de coerência interna no destino do homem, uma ...

Qual a origem da tragédia grega?

A origem da Tragédia está ligada, quanto ao contexto histórico e local, ao final do século VI e Atenas, respectivamente. Assim, há vínculo entre a Tragédia e o culto de Dioniso, visto que essa ligação era ainda no século seguinte sentida, pois os concursos de tragédias se davam apenas nas festividades dionisíacas.

Como eram as tragédias e comédias gregas?

As tragédias eram histórias dramáticas, e mostravam homens que, por não aceitarem a vontade Divina, acabavam em maus bocados. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípides. As comédias eram histórias engraçadas chamadas sátiras, que são gozações da vida.

Qual é a essência da tragédia?

A tragédia, como gênero literário, é enraizada na realidade social, mas não reflete essa realidade, ela a questiona e a contesta em seus valores fundamentais, suscitando a compaixão e o terror que tem por objetivo a catarse das emoções.

Qual a diferença entre drama e tragédia?

De acordo com o post, tragédia ocorre quando é uma força maior (natureza, deuses, etc) e drama é quando a culpa é humana. Então, essa diferenciação é uma bobagem extrema, pois uma existe dentro da outra e normalmente em estado de interdependência. Primeiro por conta da origem das duas coisas: o teatro grego.

Onde surgiu a tragédia?

A tragédia grega surgiu no século VI a. C., em Atenas. Ela apresenta caráter religioso, político e pedagógico. Seus principais autores foram Ésquilo, Eurípides e Sófocles.

Como era chamada a dança da tragédia?

O Ditirambo, presente nas Dionísias Urbanas, é o ritual de referência que origina a organização das Tragédias Gregas e da participação do coro nas tragédias.

Qual a diferença entre os gêneros tragédia e comédia grega?

As tragédias gregas eram compostas geralmente por cinco atos. Uma das importantes características que a diferenciam da comédia eram os personagens. Assim, na tragédia os personagens eram deuses, reis e heróis, enquanto na comédia eram homens comuns.

Qual é a origem do drama?

O drama tem a sua origem no Séc. V a.C., na Grécia, onde aparecem as relações entre os personagens, com seus conflitos, e sem a necessidade de interferência do narrador para que a ação dramática seja compreendida pelo público. Os personagens nesse período são autonarrativos em seus diálogos e atitudes.

Artigo anterior
Quais são os alimentos que pioram a artrite reumatoide?
Artigo seguinte
Que tipo de exame de sangue detecta verme?