Qual era o interesse da burguesia na centralização do poder?

Perguntado por: Neuza Simões Loureiro  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

A burguesia tinha grande interesse no estabelecimento de um poder forte e centralizado, que superasse o particularismo feudal, estabelecesse um padrão monetário e unificasse as leis e os impostos.

Qual era o principal interesse da burguesia?

Os burgueses buscavam o enriquecimento e a mobilidade social, algo que era impossível dentro da sociedade feudal, onde o nascimento determinava o lugar de cada um.

Qual era o interesse da burguesia na centralização do poder após a crise do século XIV?

Isso porque a burguesia sentia-se prejudicada pelos senhores feudais, que cobravam altos tributos e não ofereciam as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade mercantil. Desta forma, a classe burguesa que ganhava poder apoiou a centralização do Estado na figura de um rei absolutista.

Qual era o interesse da burguesia em apoiar a centralização do poder real formação das monarquias nacionais )?

Na baixa Idade Média surgiram os burgueses que foram importantes na formação das monarquias nacionais, porque, assim como os nobres, eles viam vantagens nas mudanças que poderiam acontecer.

Qual o interesse da burguesia em apoiar a centralização do poder na figura do monarca?

Concomitantemente, a burguesia também apoiou a figura do rei absolutista ao perceber os problemas que o poder local e a falta de unidades fiscais e monetárias causavam aos seus negócios.

A centralização do poder e o conceito de absolutismo – História – 7º ano – Ensino Fundamental

40 questões relacionadas encontradas

Quais os interesses da burguesia e da nobreza em apoiar a centralização do poder nas mãos do rei?

A centralização do poder nas mãos dos reis iniciou-se na Baixa Idade Média para amenizar os problemas sociais como as revoltas camponesas que caracterizaram a Europa no século XIV bem como apoiar a burguesia que necessitava de proteção para a realização de suas atividades mercantis.

Qual era o interesse da burguesia europeia ao apoiar a transferência de poder para o rei?

Benefício para a expansão do comércio, o fortalecimento do Estado-nação, por seu turno, induzia ao aumento dos impostos para o pagamento de exércitos profissionais, do corpo jurídico, da máquina administrativa e, em alguns casos, para comprar a submissão e a fidelidade da nobreza ao rei.

Quais os interesses entre a burguesia e a monarquia que as levaram a colaborar no processo de centralização monárquica no início da Idade Moderna?

A burguesia possuía um interesse econômico na centralização do poder político: a padronização monetária, dos pesos e medidas.

Quais motivos levaram a burguesia a apoiar a transferência de poder para as mãos de um rei?

Os comerciantes burgueses surgiram enquanto classe social interessada na formação de um regime político centralizado. As leis de caráter local, instituídas em cada um dos feudos, encareciam as atividades comerciais por meio da cobrança de impostos e pedágios que inflacionavam os custos de uma viagem comercial.

Quais eram os interesses da burguesia durante a Revolução Francesa?

Eles desejavam acabar com o absolutismo e o poder do rei, já que eles sustentavam o estado. Além disso, queriam romper as restrições do comércio internacional, acreditando que o Liberalismo Econômico pudesse ajudar a resolver os problemas. Os burgueses buscavam por mais participação nas decisões políticas do país.

Quais os interesses da burguesia no fortalecimento do poder dos reis?

R: para não perder seus privilégios, suas terras e conseguir cargos no governo junto ao rei.

Quais eram os objetivos da burguesia francesa?

ministro de Luís XIV entre 1661 e 1683, cujos objetivos principais eram a expansão da economia francesa pelo incremento da produção manufatureira, pelo fortalecimento do comércio externo e pelo aumento das áreas coloniais e respectivo comércio (VICENTINO, 1992).

Qual é o conceito de burguesia?

Pessoa da classe média. 3. Pessoa de haveres, mas pouco delicado. 4.

Como a burguesia atacou o poder da Igreja e por qual motivo ela o fez?

Aos nobres, que pretendiam, para enfraquecer a autoridade dos clérigos, confiscar as terras da Igreja e incorporá-las aos seus domínios, aliou-se a burguesia que protestava contra o abuso da arrecadação de impostos eclesiásticos, que depois eram enviados para a Itália.

O que é burguesia Brainly?

Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção. Burguesia é a qualidade do burguês.

Que fatores contribuíram para a centralização do poder?

Para tal contribuíram diversos fatores, entre os quais a conquista de territórios para o reino por parte dos primeiros reis e a estrita vigilância que foram exercendo sobre as ações dos senhores nos seus domínios.

Qual era o interesse da burguesia na unificação monárquica?

Nessa aliança, a burguesia contribuía com o dinheiro e o rei, com medidas políticas que favoreciam o comércio. O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exercito para impor sua autoridade à nobreza feudal.

Quais eram os interesses envolvidos nessa aliança?

Qual foi o principal grupo social que se aliou aos reis e apoiou a centralização política? Quais eram os interesses envolvidos nessa aliança? RESPOSTA: A burguesia comercial se aliou aos reis porque pretendia driblar os tributos e as variadas moedas cunhadas em cada feudo, o que prejudicava seus negócios.

Qual a relação entre Monarquia absolutista e o mercantilismo?

O mercantilismo garantiu a manutenção do Estado absolutista e de seus suntuosos gastos com o aparelho administrativo, o Exército e, principalmente, com a corte. A base inicial dessa política era o metalismo, a ideia de que a riqueza de um país dependia de sua capacidade de acumular metais preciosos.

Qual era o interesse dos burgueses em ter um Estado nacional unificado?

No máximo, essa explicação se presta a falar do interesse que a burguesia tinha em padronizar os impostos e as moedas nacionais. Assim, são poucas as vezes em que o impacto dessa aliança política é questionado de forma mais acurada.

Quais os interesses da burguesia na unificação do Estado?

Contundo, não podemos deixar de frisar o papel da burguesia, que via na unificação e nas padronizações político-adminstrativas um meio eficaz para ampliar seus ganhos comerciais. A descentralização política, o pagamento de tributos feudais e a falta de uma unidade monetária limitavam imensamente os ganhos comerciais.

Qual o papel da burguesia?

A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.

O que é burguês nos dias de hoje?

Atualmente, entendemos como burguesia a classe social detentora dos meios de produção e, consequentemente, do poder político.

O que foi a burguesia da Idade Média?

A burguesia foi uma grupo de pessoas dedicadas ao comércio durante a Idade Média. O termo burguesia deriva de burgo. O burgo era uma pequena cidade que apareceu no continente europeu na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, entre os séculos XIV e XV.

Qual o principal objetivo da burguesia francesa antes de fazer a revolução?

A burguesia francesa, temendo esse ímpeto popular, resolveu tomar decisões que aceleraram as transformações na França e que tinham como objetivo principal controlar o povo. Assim, no dia 4 de agosto de 1789, foi decretada a abolição dos direitos feudais que existiam na França.

Artigo anterior
Quanto tempo para a cura do reboco?
Artigo seguinte
Precisa molhar a camiseta para fazer tie dye?