Qual a melhor modalidade de licitação?

Perguntado por: Enzo Pinho de Domingues  |  Última atualização: 22. November 2024
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

Concorrência (Lei N° 14.133/21) É a modalidade de licitação mais utilizada, pois é admitida em diversas contratações, além daquelas em que é obrigatória em razão do valor do objeto da contratação.

Qual o melhor tipo de licitação?

Licitação Melhor Técnica. Enquanto isso, o tipo de licitação de melhor técnica costuma ser usado para contratações específicas, e leva em consideração os trabalhos intelectuais realizados, onde não é possível avaliar somente o preço. Esse critério também não é utilizado em todas as modalidades.

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

Pregão é a modalidade de licitação utilizada para fornecimento de bens e serviços comuns aplicáveis a qualquer valor estimado de contratação, sendo a modalidade alternativa ao convite, tomada de preços e concorrência, e a mais utilizada atualmente.

Como escolher a modalidade de licitação adequada?

A escolha da modalidade de licitação é de responsabilidade do órgão ou entidade que está promovendo a contratação. Essa escolha deve ser feita com base no objeto da licitação e nos valores envolvidos, seguindo as normas estabelecidas pela legislação de licitações (Lei 8.666/1993 e Lei 14.133/2021, por exemplo).

O que é licitação melhor técnica?

É utilizado para compras e serviços de modo geral e para contratação e bens e serviços de informática, nos casos indicados em decreto do Poder Executivo. Melhor técnica é o tipo de licitação cuja proposta mais vantajosa para a Administração é escolhida com base em fatores de ordem técnica.

TIPOS E MODALIDADES DE LICITAÇÃO NA NOVA LEI - Lei 14.133/21

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 tipos de licitação?

As Modalidades de Licitação na Lei nº 8666/93 e na Lei nº 14.133/2021
  • (1) concorrência;
  • (2) convite;
  • (3) tomada de preço;
  • (4) concurso;
  • (5) pregão; e.
  • (6) leilão.

Quando usar a modalidade técnica e preço?

O tipo técnica e preço, é utilizados exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual (art. 46, L. 8666/93).

Qual a modalidade de licitação mais complexa?

Concorrência (22, §1º, LLC):

Modalidade de licitação para contratações de maior vulto e complexidade; tem os prazos mais extensos; admite critérios de menor preço, melhor técnica e técnica e preço.

Qual o valor máximo do pregão?

Observação: Para a modalidade Pregão, utilizada para a aquisição de bens e prestação de serviços comuns, não há valor limite legalmente estabelecido para contratação.

Qual é a nova modalidade de licitação?

A nova Lei de Licitações trouxe a inclusão da modalidade “diálogo competitivo” e, a partir da revogação da Lei 8.666, a retirada das modalidades de convite e tomada de preço. Portanto, a partir de abril de 2023, ficarão estabelecidas as seguintes modalidades de licitação: Concorrência. Leilão.

Quem escolhe a modalidade de licitação?

Em algumas ocasiões o ordenador de despesas e/ou o parecer da assessoria jurídica já determina qual a melhor modalidade a ser utilizada. Em outras situações a responsabilidade pela escolha pode recair perante a comissão de licitação, a depender da existência de normativos locais prevendo esta atribuição.

Como é feita a licitação por pregão?

Podemos definir o pregão como a modalidade de licitação destinada à contratação de bens e serviços comuns, inclusive os de engenharia, sem quaisquer limites de valor. A disputa ocorre em sessão pública, na forma presencial ou eletrônica.

O que são as proposta mais vantajosa em licitações?

A proposta mais vantajosa é aquela que vai garantir para a administração pública a melhor relação custo-benefício. É a proposta que você consegue juntar qualidade e preço.

Quando usar a modalidade concurso?

Como vimos acima, concurso é uma modalidade de licitação destinada à escolha de trabalhos que exijam uma criação intelectual como trabalhos técnicos, científicos, artístico e projetos arquitetônicos.

Quais são as 5 modalidades de licitação?

Cada uma apresenta particularidades que exigem uma análise criteriosa. Atualmente, com a Lei nº 14.133/21, temos 5 modalidades, quais sejam: pregão, concorrência, leilão, concurso e diálogo competitivo, sendo proibida a combinação entre os dois regimes jurídicos.

Qual é a diferença entre licitação e pregão?

A diferença entre licitação e pregão é que a licitação dá nome ao processo que acordará o fornecimento de produto ou serviço da empresa para o Estado, enquanto o pregão é uma das ferramentas disponíveis para colocar a licitação em prática.

Quanto tempo dura o pregão?

Após, a habilitação do vencedor do pregão eletrônico será verificada, a fim de averiguar sua regularidade jurídica. Se houver algum problema na fase de habilitação, o segundo colocado será chamado e assim sucessivamente. Via de regra, a duração média de um pregão eletrônico é de duas a três horas.

Quando o pregão é obrigatório?

A obrigatoriedade do pregão estendeu-se, com o Decreto Federal n° 5.504 de 5 de agosto de 2005, a todos aqueles que realizarem aquisições/contratações utilizando recursos voluntariamente repassados pela União, abrangendo, inclusive, entes privados que tenham recebido recursos da União através de transferência ...

Para que serve a licitação de menor preço?

Esse tipo de licitação será cabível quando a necessidade do órgão licitante puder ser satisfeita por um produto cujo critério de julgamento baseie-se no preço, desde que atendidos requisitos mínimos de qualidade inseridos no edital.

O que mudou no pregão com a nova Lei de Licitações?

O pregão passa a ser a modalidade obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns. Já a concorrência será obrigatória para a contratação de bens e serviços especiais, obras comuns e especiais e de serviços especiais de engenharia.

Quais os tipos de licitação na Lei 14133?

Com a Nova Lei de Licitações Lei 14.133/2021, as modalidades de convite e tomada de preço serão revogadas, além disso, uma nova modalidade foi criada: o diálogo competitivo. Dessa forma as modalidades da Lei 14.133/2021 são: concorrência, pregão, leilão, concurso e diálogo competitivo.

Qual a diferença entre melhor técnica e técnica e preço?

O critério de melhor técnica pode pesar até 70% e o de melhor preço pode pesar 30% na atribuição de pontos. Vale ressaltar que o aspecto técnico sempre será avaliado antes do preço. Isso porque, a administração pública, via de regra, leva em consideração a proposta pelo menor preço.

Pode combinar modalidades de licitação?

Tal como já previsto pela Lei nº 8.666/1993 (art. 22, § 8º), é vedada a criação de outras modalidades de licitação ou, ainda, a combinação daquelas referidas no art. 28 do Projeto de Lei (art. 28, § 2º).

Qual a modalidade de licitação para registro de preços?

7º A licitação para registro de preços será realizada na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 8.666, de 1993, ou na modalidade de pregão, nos termos da Lei nº 10.520, de 2002, e será precedida de ampla pesquisa de mercado.

Artigo anterior
Qual a temperatura de fusão da solda de estanho e chumbo?
Artigo seguinte
Como é a vida de um lobo?