Qual elemento com maior meia vida?

Perguntado por: Sofia Loureiro  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

Período de meia-vida
  • Urânio-238: possui tempo de ½ vida de 5.000.000.000 anos;
  • Carbono-14: possui tempo de ½ vida de 5.730 anos;
  • Césio-137: possui tempo de ½ vida de 30 anos;
  • Tório-232: possui tempo de ½ vida de 14,05 bilhões de anos;
  • Polônio-209: possui tempo de ½ vida de 103 anos.

Qual o elemento com menor meia vida?

Alguns elementos possuem meia-vida muito baixa, mesmo para os seus isótopos menos instáveis. Alguns elementos transurânicos (elementos com número atômico acima de 92) apresentam meias-vidas de 1 segundo enquanto o urânio-238 apresenta meia-vida de aproximadamente 5.000.000.000 anos que é a idade calculada da Terra.

Porque a Meia-vida é importante?

A meia-vida ou período de semidesintegração corresponde ao tempo necessário para que uma amostra radioativa reduza-se à metade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Dessa forma, podemos afirmar que todos os elementos radioativos vão se desintegrando com o passar do tempo.

O que é a meia vida de uma molécula?

O que é meia-vida? Esse termo refere-se ao tempo necessário para que metade dos átomos presentes em uma amostra radioativa desintegre-se. Meia-vida, também conhecida como período de semidesintegração, é o tempo necessário para que metade do número de átomos do isótopo radioativo presente em uma amostra desintegre-se.

Como fazer o cálculo da radioatividade?

Z = 2.x - y + C
  1. Z = número atômico do elemento que emite as partículas alfa;
  2. x = número de partículas alfa emitidas;
  3. y = número de partículas beta emitidas;
  4. C = número atômico do elemento formado após a emissão de todas as partículas alfa e beta.

Aprenda Meia Vida com esse Passo a Passo

17 questões relacionadas encontradas

Como se calcula a meia vida de um medicamento?

Pode ser determinada através da seguinte equação: kel = 0,693 / t1/2, em que t1/2 é o tempo de meia vida do fármaco. O tempo de meia vida (t1/2) é o tempo que demora a que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida para metade da concentração inicial (50%).

O que é a meia vida?

A meia-vida (t 1/2): é o tempo gasto necessário para que a quantidade de uma matéria se reduza à metade. ... Mais especificamente, quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade.

Qual é a meia vida do urânio?

Como a meia-vida do urânio-235 é de 713 milhões de anos e a do urânio-238 é de 4,5 bilhões de anos, o urânio-235 decai muito mais rapidamente e, portanto, é muito mais “consumido” que o urânio-238.

Como ocorre o processo de meia vida?

A meia-vida de um elemento radioativo consiste no tempo em que uma amostra desse elemento leva para reduzir-se à metade. A meia vida de um elemento radioativo é o intervalo de tempo em que uma amostra deste elemento se reduz à metade. Este intervalo de tempo também é chamado de período de semidesintegração.

O que influencia no tempo de meia vida?

Cada elemento possui um período de meia vida específico, sendo que seu poder radioativo vai reduzindo ao passar do tempo através da desintegração desse átomo o que chamamos de decaimento radioativo. ... Onde M é massa após alguns números de meia vida, m0 a massa inicial da amostra e n é o número de meia vidas.

Como calcular o tempo da meia vida?

Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.

Como a reação de meia vida ajuda a ciência a compreender melhor o mundo que vivemos *?

As meias-vidas dos isótopos são utilizadas para várias finalidades, como para solucionar as questões levantadas nas perguntas introdutórias. Uma aplicação interessante também é para determinar a idade de objetos arqueológicos, fósseis e rochas, como ocorre com o carbono 14, que é incorporado nos organismos vivos.

Qual é o tempo de meia vida do iodo 131?

Tipo de radiação: a solução para administração oral apresenta características nucleares do radioisótopo iodo-131. Decai por emissão de partículas β- e radiação gama, com meia-vida de 8,02 dias.

Quando se diz que o elemento césio 137 tem meia vida de cerca de 30 anos o que esse valor significa?

A meia-vida é o tempo que um material leva para reduzir metade da sua massa radioativa. ... Assim, se temos 20 gramas dele e, a cada 30 anos, a massa reduz-se pela metade, logo: No esquema, podemos perceber que demorará 210 anos para que 20 gramas de césio reduzam-se a 0,15625 gramas.

Quais são os elementos radioativos naturais?

Os elementos radioativos naturais são aqueles em que todos os seus isótopos são radioativos e encontrados dessa forma na natureza.
...
Elementos radioativos naturais
  • Polônio (84Po);
  • Radônio (86Rn);
  • Rádio (88Ra);
  • Actínio (89Ac);
  • Tório (90Th);
  • Protactínio (91Pa);
  • Urânio (92U).

Qual a meia vida de um Isotopo?

Química. O conceito de meia-vida é dado como o tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo se desintegre. ... Isso significa que se tivermos uma amostra desse isótopo radioativo igual a 10 mg, após 12 anos, essa massa se reduzirá para 5 mg.

O que é meia vida de um Nuclídeo?

Suponha que você tem um certo nuclídeo e que ele é radioativo. Ë certo que ele irá se desintegrar. ... Esse tempo necessá rio para que a metade dos átomos tenham se desintegrado é chamado meia-vida do nuclídeo em questão.

O que é a meia vida de um medicamento?

Meia-vida - a meia-vida (T1/2) é o tempo necessário para que a concentração plasmática de determinado fármaco seja reduzida pela metade.

O que é tempo de meia vida de um medicamento?

A meia-vida de eliminação é definida como o tempo durante o qual a concentração do fármaco no plasma diminui para a metade de seu valor original. O conhecimento da meia-vida de eliminação permite calcular a frequência de doses necessária para manter a sua concentração plasmática dentro da faixa terapêutica.

Qual a diferença entre meia vida e vida média?

Como consequência, a vida-media é o tempo médio que um isótopo instável leva para decair ou desintegrar. ... Não confundir com meia-vida, que é o tempo necessário para que caia pela metade, por desintegração, uma determinada massa de um radioisótopo.

O que fazer para eliminar um medicamento do organismo?

No trato digestivo, os medicamentos podem ser eliminados nas fezes ou reabsorvidos, entrando na corrente sanguínea, onde, então, são reciclados. Se o fígado não estiver funcionando normalmente, a dose de um medicamento eliminado principalmente por metabolismo hepático pode precisar ser ajustada.

Qual a meia vida do paracetamol?

Eliminação: em adultos a meia vida de eliminação do paracetamol é cerca de 2 a 3 horas e em crianças é cerca de 1,5 a 3 horas. Ela é aproximadamente uma hora mais longa em recém-nascidos e em pacientes cirróticos.

Como calcular becquerel?

1Ci = 3,7 x 10 10 Bq = 37 GBq

A unidade SI para medir a quantidade de radioatividade é o becquerel (símbolo Bq ). O becquerel é nomeado em homenagem a Henri Becquerel, físico francês que descobriu a radioatividade em 1896. Um becquerel (1Bq) é igual a 1 desintegração por segundo .

Artigo anterior
Quanto custa exame de colonoscopia?
Artigo seguinte
Qual a origem de mulato?