Qual é pior hipoglicemia ou hiperglicemia?

Perguntado por: Patrícia Lopes Ferreira  |  Última atualização: 9. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Portanto, cronicamente a hiperglicemia é mais danosa, enquanto que agudamente a hipoglicemia é mais preocupante.

Qual o perigo de ter hipoglicemia?

Entretanto, se você está com sintomas de hipoglicemia e não tem condições de fazer a medição naquele momento, faça o tratamento – garantir a segurança é a prioridade neste momento. A hipoglicemia severa pode causar acidentes, lesões, levar ao estado de coma e até à morte.

Qual valor de hipoglicemia é perigoso?

Nível 1: valores entre 69 – 54 mg/dL. Nível 2: valores menores que 54 mg/dL (< 54 mg/dL). Nível 3: hipoglicemia severa (independentemente do valor, gera comprometimento cognitivo grave que requer assistência com uso de glucagon e/ou apoio hospitalar).

Quando é considerado hiperglicemia?

Isso pode ser causado por comer demais, não tomar as medicações corretamente, estresse ou doença. Quando esses níveis de açúcar são maiores que 126 mg/dL, é considerado uma hiperglicemia.

Quando a hiperglicemia pode matar?

A hiperglicemia pode comprometer o estado geral do paciente e sua qualidade de vida devido aos sintomas já citados, além de representar risco para desenvolvimento de complicações graves agudas como a cetoacidose diabética, e também de complicações a longo prazo como alterações renais, oftalmológicas, circulatórias, ...

Hipoglicemia é muito pior que hiperglicemia!

39 questões relacionadas encontradas

Porque a hiperglicemia é ruim?

As complicações causadas por hiperglicemia podem ser a retinopatia (problema ocular); neuropatia (problema nos nervos); angiopatia (problema nos vasos sanguíneos); entre outros.

Como é uma crise de hiperglicemia?

Os principais sintomas da hiperglicemia são a poliúria (excesso de urina) e a polidipsia (sede), no entanto sintomas como dores, dormência, formigamento das pernas, visão turva e embaçada e prurido nas regiões genitais também podem aparecer.

Quem tem hiperglicemia tem diabetes?

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue ( hiperglicemia) de forma permanente.

Qual a taxa de glicose que é necessário tomar insulina?

INDICAÇÕES: Glicemia plasmática de jejum maior que 110 mg/dl e menor que 126. Glicemia plasmática de jejum menor que 110 mg/dl na presença de dois ou mais fatores de risco para DM nos indivíduos com idade superior a 45 anos.

O que fazer em caso de crise de hiperglicemia?

Além do tratamento, outras respostas à hiperglicemia recomendadas poderão ser, por exemplo:
  1. Beber bastante água;
  2. Diminuir os hidratos de carbono ingeridos na alimentação diária;
  3. Aumentar o exercício físico.

O que faz a glicose cair?

A hipoglicemia pode ocorrer depois de a pessoa comer uma refeição contendo uma grande quantidade de carboidratos (hipoglicemia reativa), se o organismo produzir mais insulina do que é necessário.

É perigoso dormir com a glicose alta?

Durante o sono, pessoas com diabetes podem passar por um episódio de hipoglicemia e não sentir os sintomas porque estão dormindo. Se você tem diabetes, é crucial tentar impedir que estes picos ocorram, pois podem levar a complicações muito graves e até mesmo a morte, se não for tratado imediatamente.

Qual a sensação de hipoglicemia?

Sensação de cabeça “leve”; Sonolência; Palidez; Palpitação ou coração acelerado (taquicardia);

Quando a glicose tá 44?

A glicemia (nível de glicose no sangue) de jejum normal é de 60 a 99 mg/dl. Glicemias entre 50 e 60 mg/dl podem ser normais para muitas pessoas. Admite-se como hipoglicemia quando a glicose plasmática está abaixo de 55 mg/dl para homens e 45mg/dl para mulheres, independente do horário em que foi realizada.

O que acontece quando a glicose chega a 50?

Nestas situações, os pacientes podem apresentar confusão mental, mudança de comportamento, irritabilidade, fraqueza, inquietação, sonolência, convulsões, perda da consciência, podendo levar à morte.

Quais as doenças que causam hipoglicemia?

Geralmente, as condições que podem resultar nesse distúrbio são: doenças do rim, fígado e do coração, quando em alto nível de complexidade; níveis reduzidos de hormônios como glucagon e adrenalina; tumores no pâncreas, que levam à produção descontrolada de insulina ou impeçam a produção desse hormônio.

Qual o valor normal da glicemia sem estar em jejum?

Assim, teremos, no caso de exame sem jejum: até 140 mg/dL: patamares normais; entre 140 mg/dL a 200 mg/dL: intolerância à glicose; acima de 200 mg/dL: diagnóstico de diabetes.

Qual o valor de uma diabete controlada?

Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

Qual a glicemia ideal para um diabético?

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos. Quais as principais causas?

Quanto tempo leva para a glicose voltar ao normal?

O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl. Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Porque a glicemia de jejum e mais alta?

Acontece que lá pelas 2 horas da manhã o nosso organismo começa a produzir uma série de hormônios, entre eles o cortisol. Essas substâncias aumentam a resistência das células à insulina, ou seja, mesmo o fígado tendo liberado um tanto de glicose no sangue ela tem dificuldade de penetrar nas células.

Qual é o órgão que a diabetes afeta?

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Quais os sinais e sintomas da hiperglicemia grave?

Ao exame clínico podem estar presentes:
  • Respiração de Kussmaul, em situações graves.
  • Pele seca e fria, língua seca.
  • Hipotonia dos globos oculares.
  • Extremidades frias.
  • Agitação.
  • Face hiperemiada.
  • Hipotonia muscular.
  • Taquicardia e hipotensão arterial até o choque hipovolêmico.

Como é a tontura da glicose alta?

Normalmente o paciente sente uma tontura do tipo sensação de cabeça leve, e sensação de flutuação. o quadro também pode vir acompanhado de zumbido, diminuição da audição, pressão nos ouvidos, irritabilidade e falta de concentração.

Qual o nível de diabetes que é perigoso?

Se você tem diabetes, o nível ideal de glicemia é em torno de 130 miligramas por decilitro (mg/dl), podendo variar de acordo com a pessoa e a fase do tratamento. Após as refeições, esses valores aumentam, e valores superiores a 180 mg /dl mantidos por mais de 2 horas passam a serem sinais de alerta.

Artigo anterior
É normal aparecer só o saco gestacional?
Artigo seguinte
É obrigatório ter ponto na empresa?